01. VISÃO GERAL
Esta documentação tem como objetivo orientar sobre a situação do Troca de Identidade nos aplicativos Mobile e Clock In Web.
Ao confirmar a marcação, o aplicativo poderá trazer outra pessoa que não seja a pessoa que está realizando a marcação. A documentação traz detalhes de porque essa situação ocorre, como prevenir para que ela não ocorra e se ocorrer o que fazer para resolver a situação.
02. PORQUE ACONTECE A TROCA DE IDENTIDADE DE FUNCIONÁRIOS NA CONFIRMAÇÃO DA MARCAÇÃO
...
- Manter o threshold calibrado: o threshold nada mais é do que um indicado de confiança do reconhecimento. Quando maior o indicador mais impreciso o reconhecimento e e quanto menor mais preciso ele se torna. Atualmente considerado um threshold 42 como default. Porém cada ambiente com suas características próprias vai indicar um tipo de valor que funciona melhor para aquele ambiente. Por isso a calibragem é tão importante e isso deverá ser realizado após o processo de implantação ou ocorrer um aumento considerável de funcionários no aplicativo.
- Aumentar o número de fotos para até 5 fotos no cadastro: tanto para quem utiliza integração ou cadastro pelo BackOffice é recomendado ter no mínimo 3 e no máximo 5 fotos de cadastro. Para o caso desse problema ocorrer entre duas pessoas específicas, recomendamos a atualização de 5 fotos de cadastro para cada pessoa, para que o problema não ocorra mais. Para quem utilizar a aprovação de imagens é muito importante avaliar a qualidade das fotos antes de aprovar para que não fiquem no cadastro fotos de má qualidade e também é importante observar a quantidade de fotos aprovadas. Sugerimos manter o número de 5 imagens de cadastro, as demais aprovações poderão ser somente de Marcações.
- Utilizar a funcionalidade Detecção de Face: a funcionalidade de Detecção de Face permite que as fotos das marcações tenham uma melhor qualidade para que sejam consideradas no reconhecimento facial. Por isso é tão importante tê-la habilitada. Para saber mais detalhes clique aqui.
- Evitar grande volume de pessoas no dispositivo: quanto maior o número de imagens dentro do aplicativo maior as chances de ocorrer similaridades, desta forma maior a chance de ocorrer troca de identidade. Para reduzir esse número de funcionários é possível realizar uma segregação de informações que permita distribuir melhor os funcionários e imagens entre os dispositivos. Para maiores informações clique aqui.
05. O QUE FAZER QUANDO O FUNCIONÁRIO CONFIRMAR A MARCAÇÃO COM DADOS DE OUTRA PESSOA
...
Quando ocorrer a situação de troca de identidade, o funcionário poderá utilizar a funcionalidade "Não é Você" e informar o seu CPF. Como o processo de geração de imagens utiliza sempre as 5 últimas fotos de marcação e esses e essa atualização ocorre em um intervalo de 7 dias, então muito provavelmente essa situação ficará ocorrendo durante uma semana até o aplicativo ser atualizado com as imagens das novas marcações e o reconhecimento não trazer mais o funcionário incorreto.
A seguir estão as documentações referente ao processo de Não é Você para os aplicativos:
Temos também a possibilidade de desconsiderar os "hashes" de marcação para determinado funcionário que está ocorrendo o problema de troca de identidade. A seguir temos uma documentação que explica esse processo.