Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

O cadastro de tipos de acidentes de trabalho é essencial para identificar e prevenir riscos no ambiente de trabalho, abrangendo desde acidentes leves, como escoriações e cortes, até incidentes acidentes mais graves, como fraturas e queimaduras, que podem resultar de quedas ou manuseio inadequado de máquinas. Por fim, acidentes fatais, como colisões e quedas de altura, são preocupações críticas. Manter um registro detalhado desses acidentes permite implementar medidas preventivas eficazes, promovendo a segurança e o bem-estar dos colaboradores.funcionários. De acordo com o eSocial, os acidentes de trabalho podem ser classificados em diferentes tipos, e as leis trabalhistas já estabelecem as diretrizes que as empresas devem seguir, sendo eles: 


Acidente Típico

Acidente Típico é o que acontece na execução do trabalho em si, por exemplo, um trabalhador de frigorífico que está realizando serviço de corte e acaba se machucando com a lâmina.

Acidente de Trajeto

Quando o trabalhador sofre um acidente enquanto está no percurso da residência para o trabalho ou vice-versa, este acidente será considerado um acidente de trajeto.

Doença Ocupacional

As doenças causadas por alguma atividade laboral são as doenças ocupacionais e podem se dividir em dois tipos:

  • Doença profissional

  • Doença do trabalho

Doença Profissional

É produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho particular a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

Doença do Trabalho

Adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente.


Vale ressaltar que, é obrigação da empresa contribuir para que os acidentes de trabalho sejam evitados. As empresas devem estar preparadas e cumprir com todas as obrigações previstas em lei quando essas situações ocorrerem.

  • Oferecer os devidos equipamentos de proteção individual (EPI);
  • Emitir o Comunicado de Acidente do Trabalho (CAT);
  • Cumprir com os direitos previstos aos trabalhadores acidentados previstos nas normas específicas e na lei.

Objetivo

A rotina de Tipos de Acidentes (MDTA600) é específica para o cadastro de tipos de acidentes de trabalho que podem por ventura acontecer no ambiente de trabalho dos funcionários da empresa, desde acidentes mais leves até alguns acidentes mais graves

...

Objetivo

A rotina Tipos de Acidentes (MDTA600) tem como objetivo principal gerenciar e facilitar o cadastro de tipos de acidentes de trabalho.

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:

...

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
idprincipais
labelPrincipais
Campo

Descrição

Tipo de Aciden. (TNG_TIPACI)

Informar um código de identificação do tipo de acidente.

Exemplo: 200004300  

Descrição (TNG_DESTIP)

Informar uma descrição para o tipo de acidente.

Exemplo: IMPACTO DE PESSOA CONTRA OBJETO PARADO                                                                                                                                                                   

Cód. eSocial (TNG_ESOC)

Informar o código eSocial que referencia o tipo de acidente de acordo com a tabela 16 do leiaute do eScocial. Este código do eSocial é cadastrado previamente na rotina Conciliação eSocial (MDTA890) na segunda aba denominada Tipo de Acidente, de acordo com a tabela 16 do leiaute do eScocial. O código eSocial faz referência ao campo Tipo de Aciden. (TNG_TIPACI) informado previamente na rotina.

Exemplo: 200004300

Detalhamento (TNG_DETAIL)

Informar detalhes complementares da situação geradora do acidente de trabalho.

Exemplo: Aplica-se a casos em que a lesão foi produzida por impacto da pessoa acidentada contra a fonte da lesão, tendo sido o movimento que produziu o contato originalmente o da pessoa, e não o da fonte da lesão, exceto quando o movimento do acidentado tiver sido provocado por queda. Inclui casos de alguém chocar-se contra alguma coisa, tropeçar em alguma coisa, ser empurrado ou projetado contra alguma coisa, etc. Não inclui casos de salto para nível inferior.

Pontos de Entrada

Não há.

Conteúdos Relacionados

...

  • eSocial
  • Acidente

Referências