Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Assunto

...

Produto:

...

Rating

...

Versões:

...

Todas

...

Ocorrência:

...

 

...

Ambiente:

...

 

...

Passo a passo:

...

Vide texto no corpo da página.

...

Observações:

Acesse esta página para saber como incluir e manter classificações ou notas comandadas por cliente. A nota comandada do cliente também poderá ser equivalente ao que se entende por classificação gerencial do cliente e é um instrumento que

...

poderá ser utilizado no processo de reclassificação do cliente.

Produto:

Rating

Versões:

Todas

Ocorrência:

 

Ambiente:

 

Passo a passo:

 

Observações:

 

 

No Sistema Rating TOTVS, as classificações comandadas ou notas comandadas são incluídas e mantidas em transação cadastral específica, conforme a tela abaixo:

 

A Comandada Cliente é uma nota de partida, identificada por uma letra entre A e H, tal qual as notas de classificação de risco por atraso, e é válida por um período específico que obrigatoriamente inicia em uma competência, ou seja, em um mês/ano obrigatoriamente informado na inclusão da nota comandada. Por outro lado, o mês/ano final de validade é opcional e notas comandadas sem um mês/ano final determinado tem prazo de validade final indeterminado. Segue abaixo a descrição dos campos:

Identificação do cliente: o cliente associado à nota comandada é identificado pelo código, nome, CPF ou CNPJ e Tipo de Pessoa (física ou jurídica). A seleção do cliente poderá ser feita via pick list, via duplo-clique no campo código, que permitirá a busca de um cliente válido na base de dados. Cabe ressaltar, o código do cliente é uma informação opcional, pois o Sistema Rating não exige que os clientes das operações de crédito importadas no sistema tenham um código interno, bastando um CPF ou CNPJ válidos.

Classificação Comandada Válida para as demais Empresas: quando o sistema é operado com dados de várias empresas, é possível determinar se a nota comandada é válida apenas para a empresa corrente ou para todas.

Classificação Comandada: é a nota de partida comandada propriamente dita.

Início da Validade e Final da Validade: conforme descrito anteriormente, determinam o prazo de vigência da nota comandada. O início da validade é obrigatório e o final é opcional.

Classificação Gerencial: é utilizada apenas na geração do documento 3040, para preenchimento da tag ClassCli, mas é opcional. Se não for informada, o sistema utilizará outros critérios para preenchimento da referida tag ClassCli. Veja aqui como o sistema determina a classificação do cliente

Início Validade Cl.Ger: indica o início da validade da Classificação Gerencial.

Bloquear: ao ativar esta opção, durante o processo de cálculo da classificação das operações do cliente, será assumida a nota informada, mesmo que o eventual atraso de um ou mais contratos do mesmo cliente implicar em nota pior. Neste caso, se diz que a nota comandada é bloqueada. Normalmente, esta opção está desativada, de modo que a nota comandada efetivamente funciona como uma classificação de partida, ou seja, nenhum contrato do cliente terá uma nota melhor do que aquela que foi comandada, todavia nada impedirá que os contratos tenham nota pior em função do atraso. Com efeito, a comandada não bloqueada respeita claramente as regras do  BCB, ao passo que a comandada bloqueada poderá levar o sistema a ignorar o atraso da operação.

Processo judicial: campo informativo que visa indicar que aquela nota comandada é fruto de ação judicial que provavelmente obrigou a instituição a rever a classificação do cliente.

Observações: texto livre, opcional, onde o usuário poderá acrescentar qualquer tipo de comentário pertinente.

O botão Família / Modalidade / Contrato permite o cadastro de outras comandadas derivadas da comandada cliente.