Árvore de páginas

A classificação comandada ou nota comandada é um recurso disponível no Sistema Rating TOTVS que permite interferir no processo automático de cálculo e designação de notas de risco por atraso aos contratos de um determinado cliente, a contratos específicos de um determinado cliente e outras possibilidades. Fundamentalmente, este recurso permite estabelecer critérios gerenciais de classificação de clientes e operações destes clientes. Podemos afirmar que tais classificações comandadas são gerenciais porque não seguem diretamente os critérios objetivos de classificação de risco por atraso estabelecidos pelo BCB na Resolução 2682, ainda que a mesma resolução também preveja a necessidade de reclassificação semestral de clientes relevantes a partir de critérios de avaliação de risco mais abrangentes e sofisticados do que a simples classificação por atraso.

Em termos práticos, todas as classificações ou notas comandadas correspondem as letras de A a H, ou também AA, tal qual o processo de classificação por atraso, e são derivadas da comandada cliente, conforme o diagrama abaixo. Efetivamente, para existir uma comanda contrato, modalidade ou família de modalidades, é preciso antes existir uma comandada cliente "mãe".

Em qualquer um dos casos, a nota comandada tem um prazo de vigência, determinado por um mês/ano inicial e um mês/ano final, e as comandadas "filhas" herdam automaticamente a data inicial de vigência da comandada cliente. Por exemplo, se as notas comandadas forem utilizadas para operacionalizar as reclassificações semestrais previstas na Resolução 2682, as mesmas terão uma validade de seis meses. No Sistema Rating TOTVS a inclusão e manutenção das notas comandadas é um processo manual cadastral, todavia algumas instituições usuárias deste sistema desenvolvem processos automáticos próprios que carregam as tabelas de banco de dados que armazenam as notas comandadas, de modo a automatizar o processo.

Para entender em detalhes o funcionamento das notas comandadas, acessar as páginas filhas específicas para cada uma delas, cujos links estão disponíveis no final desta página.

 

 

  • Sem rótulos