Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Geração do Bloco I com integração do Contábil

Produto:

Microsiga Protheus®

Versões:

12

Ocorrência:

Arquivo EFD Contribuições


Passo a Passo

Os registros do bloco I da EFD Contribuições (I100, I200 e I300) agora podem ser gerados através da integração com contábil, considerando os valores da visão gerencial no módulo SIGACTB. Será informado a estrutura dos registos do bloco I em um novo cadastro disponibilizado na Apuração da EFD Contribuições, informando CST, alíquotas e códigos de receita e despesas de PIS e COFINS, e neste cadastro teremos o relacionamento dos registros com as contas contábeis, desta forma a rotina buscará os valores da visão gerencial para calcular os valores de PIS e COFINS nos registros do bloco I.

...

Nesta nova rotina teremos a opção de incluir novos registros do bloco I, editar, excluir, copiar e realizar integração com Contábil.

Inclusão

Ao incluir novo registro, será necessário preencher as seguintes informações na seção Cadastro Bloco I - Cabeçalho:

...

Abaixo exemplo de preenchimento:

Edição

Será possível editar os registros já cadastrados, porém somente os campos da seção Cadastro Bloco I - Itens, alterando, excluindo ou adicionando novas linhas.

Exclusão

Ao excluir informações, será excluída a seção do cabeçalho e também de todos os itens vinculados. Se desejar excluir somente uma linha da seção do item, será necessário editar e então excluir somente a linha em questão.

Integração Contábil

Com toda a estrutura do bloco I preenchida com as devidas contas contábeis, poderá ser processada a integração com o módulo contábil, através da opção Integração Contábil disponível em Outras Ações.

...

Todas as informações cadastradas no período selecionado e a legenda serão atualizadas, indicando que para aquele cadastro já foi processada a integração com o módulo contábil. Ao visualizar o cadastro os valores estarão preenchidos conforme a movimentação contábil do período.

Copiar

Existe a opção de copiar o cadastro do bloco I para facilitar nas situações onde a estrutura possui muitas contas contábeis e lançamentos, dessa forma basta selecionar o cadastro em questão e copiar através da opção Copiar disponível em Outras Ações:

...

Ao copiar o cadastro, com exceção dos campos de valor, os demais campos serão copiados, será aberta a tela no modo edição para que seja alterado o período, ou CST, ou alíquotas, etc. Com os campos alterados basta confirmar a operação que as informações serão gravadas e estarão disponíveis para integração com o módulo contábil.

Legenda

O cadastro do bloco I possui uma legenda indicando se o cadastro realizou ou não a integração com o módulo contábil:


Apuração e arquivo da EFD Contribuições

Por fim, com a estrutura do bloco I cadastrada e feita integração com módulo contábil, basta realizar apuração da EFD Contribuições que os valores serão demonstrados no bloco M e posteriormente serão gerados de fato no bloco I no arquivo texto.

...

Importante ressaltar que o cadastro da estrutura do bloco I será feito manualmente, bem como o relacionamento com as contas contábeis, por isso é importante revisar o cadastro e movimentação contábil antes de processar a apuração e gerar o arquivo texto.

Informações Adicionais 

A quem se destina

Pessoas jurídicas referidas, as operações geradoras da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, de conformidade com a legislação específica a elas aplicáveis e com a Instrução Normativa RFB nº 1.285, de 2012.

Prazo de Entrega

Mensal

Competência

Nacional

Aplicativo disponibilizado pelo Fisco

PVA EFD

Onde encontrar

http://www1.receita.fazenda.gov.br/sped-fiscal-pis-cofins/legislacao.htm

Tabelas utilizadas

CKR, CKS, CKT, CKU, CKV, CKW, CKX, CKY, CL1, CL2,CL4, CL5, CL6, CL7, CL8, CL9, CLA, CCZ, F3F, CGE, CGG