Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Deck of Cards
idConfigs
Card
labelIntrodução

O app Meu Imóvel permite aos usuários do TOTVS Construção Gestão de Imóveis, acessar suas funcionalidades com uma melhor usabilidade e adaptável a vários dispositivos mobile como tablets e smartphones. Está disponível na Play Store, para dispositivos Android e na App Store para iPhones.

Clique nos logos abaixo para ser redirecionado para a página de download do seu sistema operacional:

Informações
titlePré-requisitos para utilização do aplicativo

Clientes TOTVS:

  • Produto TOTVS na versão 12.1.25 ou superior;
  • Acesso externo (público) ao servidor liberado.

Mobile:

  • Android 7.0 ou superior;
  • iOS 8.0 ou superior;
  • Acesso à internet.
Card
labelProcedimentos no Servidor

Para o funcionamento correto do aplicativo Meu Imóvel, é necessário que o RM.Host.Service.config esteja devidamente configurado, pois o mesmo conterá informações necessárias para o consumo de serviços do aplicativo. Sem o RM.Host.exe iniciado e o RM.Host.Service.config configurado, o aplicativo não consegue realizar requisições ao servidor de aplicação.

Índice

1) Instalação do Certificado no Servidor


      Um certificado digital pode ser adquirido através de uma autoridade certificadora (AC), são facilmente encontradas na web, mas também é possível gerar certificados digitais auto assinados.

      Existem várias maneiras de se gerar um certificado digital auto assinado. Abaixo alguns links para ajuda e, em anexo, um certificado auto assinado que pode ser utilizado para cifrar a comunicação, lembrando que o recomendado é que seja adquirido um através de uma AC.

Aviso
iconfalse
titleImportante:

É recomendável que a AC escolhida para gerar o certificado já esteja no diretório de autoridades confiáveis raiz, do gerenciamento de certificados do computador, pois desta forma não será necessário importar a AC em todas as máquinas clientes.

       Salve o certificado no servidor e instale-o conforme imagens abaixo:

Informações
iconfalse
Deck of Cards
id.


Processo de Instalação:

Card
label1º Passo:

Card
label2º Passo:

 

Card
label3º Passo:

 

Card
label4º Passo:
 
Card
label5º Passo:
 
Card
label6º Passo:

 Abra o gerenciamento de certificados do computador (certlm.msc) como administrador e dê permissão para o usuário do Host nas chaves privadas do certificado:

Card
label7º Passo:

 Abra o certificado e copie a impressão digital (thumbprint no inglês) e armazene:

Em seguida, gere um GUID através do site https://www.guidgenerator.com/online-guid-generator.aspx e também armazene para ser utiliza-lo nos próximos passos.

2) Configuração de tags no arquivo RM.Host.Service.config


<add key="JWTCERTIFICATETHUMBPRINT" value="b4def01ef76a1ff154faef805e6eafce3d411459" />
- o valor do campo "value" é exatamente o valor do GUID que está contido na Impressão Digital.

<add key="DefaultDB" value="CorporeRM" />
<add key="HttpPort" value="8028" />

Na seção <appSettings>, informe as seguintes tags.

  •       Informar a tag JWTCERTIFICATETHUMBPRINT com o GUID gerado acima. Exemplo:

   

  •      Informar a tag DEFAULTDB com o alias da base de dados. Exemplo:

  •      Informar a tag HTTPPORT  com o endereço da porta utilizada para consumir serviços HTTP do host. Exemplo:

3) Testando a instalação e configuração


Para garantir que a instalação do certificado a configuração das tags foram bem sucedidas, recomenda-se reiniciar o RM.Host e realizar os seguintes testes:

  • Utilizando o navegador, acessar o seguinte endereço:  http://{url do ambiente}/api/swagger/ui/index.  Como no exemplo abaixo, caso a resposta seja uma tela semelhante, significa que o ambiente de API's está ativo e respondendo conforme esperado.


  • Utilizando uma ferramenta de teste de API, tal como Postman,  realize uma requisição POST para o endereço http://{url do ambiente}/api/connect/token. Como no exemplo abaixo, caso a resposta seja uma tela semelhante, significa que a autenticação no ambiente de API's está funcionando corretamente.

Observações:

  • Para este teste, atente-se às opções destacadas na imagem acima. Neste caso foi utilizado como exemplo o usuário "mestre".
  • Na aba "Headers", deve-se informar as seguintes opções: 

4) Considerações finais


Importante garantir também que os parâmetros do aplicativo sejam configurados corretamente, para tanto, siga as instruções no link abaixo.

Meu Imóvel - Parâmetros do Aplicativo

Card
labelPrimeiro acesso ao Meu Imóvel

Índice

Índice

1) Passo a passo da configuração


Vamos seguir esta pequena introdução com as telas iniciais do aplicativo e realizar sua primeira configuração. Lembrando que a configuração é a mesma, tanto para dispositivos Android ou iOS.

Esta é a primeira tela do aplicativo, e é exibida sempre em sua inicialização.

Splashscreen inicial do Meu Imóvel

No primeiro momento em que abrimos o aplicativo, teremos acesso a tela de Boas Vindas, com a primeira configuração de acesso a ser realizada. neste momento poderemos escanear o QR Code, na opção "Configurar com o QRCode" e outra opção manual, "Não Tenho o QRCode, e agora?" caso não possua o QR Code disponível.

Iremos detalhar estas opções logo abaixo.

Tela de Boas Vindas

  • Configurar com o QR CodeRealizar a leitura do QR Code que será disponibilizado na interface do Portal do Cliente, menu "Configurar App". Após a leitura do mesmo através deste menu, será apresentada nova tela para que seja digitada a senha do usuário. 
Informações
Para a leitura do QR Code, pode ser utilizado quaisquer aplicativos com a propriedade de leitura de QR Codes. Há vários disponíveis na Play Store assim como na App Store.

QR Code sendo apresentado ao usuário no menu "Configurar APP" do PDC.

  • Não tenho o QR Code: Caso não possua acesso ao QR Code, pode-se realizar a configuração manualmente, inserindo a URL de acesso ao Portal do Cliente como mostra a imagem abaixo.

Configuração manual do app Meu Imóvel

  • Endereço (URL): Url de acesso ao Portal do Cliente. É a mesma url que utilizamos para acessar o PDC normalmente via browser. 

Ao clicar em Concluir, após o preenchimento da URL corretamente, ou caso a configuração tenha sido feita via QRCode, o usuário será direcionado para a tela de login onde deverá informar o usuário e a senha de acesso, bem como parametrizar a biometria para facilitar os seus acessos.

Interface de login do Meu Imóvel

  • CPF ou Usuário: Seu usuário de acesso ao Portal;
  • Senha: Sua senha de acesso ao Portal;
  • Leitor biométrico: Esta opção estará disponível para os celulares que possuam algum tipo de leitor biométrico, facilitando o login. Ao ativar a opção "Leitor biométrico" o aplicativo necessitará ainda das configurações de usuário e senha para um primeiro acesso.
    Após confirmar a opção de login através da biometria o sistema não necessitará da senha para logar. A interface será alterada para refletir esta mudança:

Informações
titleImportante!
  • Caso o usuário necessite, poderá desativar esta opção, logando novamente da maneira tradicional utilizando usuário e senha.
  • Caso o celular possua algum tipo de biometria, porém sem nenhuma opção cadastrada no sistema, o Meu Imóvel não apresentará a opção de Leitor biométrico para login.
  • Ao minimizar ou deixar o Meu Imóvel em segundo plano, o sistema irá solicitar a biometria novamente para que o aplicativo seja utilizado.

2) Termos e Condições

Termo de Aceite

Informações
titleLei de Proteção Geral de Dados - LGPD

A partir da versão 12.1.27 do TOTVS Incorporação, atendendo a nova legislação de uso de dados, o sistema passará a exibir os Termos e Condições para a utilização do Meu Imóvel quando o usuário fizer seu primeiro login no aplicativo. O login só será possível se os Termos e Condições forem aceitos.

Para que os Termos e Condições sejam apresentados, deverá ser parametrizado primeiramente nos parâmetros do TOTVS Incorporação localizado em: Portal do Cliente > Termo de Aceite > Relatório para exibição do Termo de Aceite. O relatório poderá ser qualquer relatório definido pelo cliente, que atenda os requisitos da LGPD.

O sistema também possuirá um campo para versionamento do Termo de Aceite, localizado em Portal do Cliente > Termo de Aceite > VersãoA versão do termo deverá ser sempre incremental, preenchida por um número inteiro e não será possível incluir uma versão anterior a já cadastrada.

Quando se altera o relatório e/ou a versão do termo, o sistema obrigará a exibição do mesmo para o cliente ao realizar o login e só permitirá este login após uma nova confirmação de leitura dos termos.

Para cada confirmação do usuário o sistema gravará na tabela XAUTORIZACAOLPD toda a informação do relatório, bem como versionamento, usuário e outros dados.

Feitas estas configurações iniciais, o usuário estará pronto para acessar o aplicativo Meu Imóvel e consultar seus boletos, verificar o status da obra, ver seus comunicados e relatórios pertinentes.

Informações

Outras informações:

  • Está disponível a consulta SQL TINAPPQRCODE.TotvsSQL nos objetos gerenciais para retornar o conteúdo do QR Code. Você pode utilizar essa consulta em relatórios do RM Reports para montar o seu QR Code. Está disponível em versões SQL Server e Oracle.
    Segue abaixo a 
    consulta SQL para SQL Server:
Bloco de código
languagesql
firstline1
linenumberstrue
SELECT '[' + (
    SELECT
          '{'
		+ COALESCE('"url":"' + VALOR + '"','')
        + '}'
    FROM XPARAMS (NOLOCK)
	WHERE NOME = 'URLHOST')	
+ ']' QRCODE;

...