Árvore de páginas

De forma genérica podemos definir Auditoria da Qualidade como sendo uma análise minuciosa que avalia a fidelidade com que uma empresa conduz seu Sistema de Garantia da Qualidade. É a análise e verificação, mediante técnicas específicas dos resultados com relação aos objetivos.

As Auditorias da Qualidade são ferramentas importantes para a avaliação do quanto os vários elementos dentro de um sistema estão efetivados e, em especial, se estão sendo implementados de forma adequada para a obtenção e alcance dos objetivos que tenham sido estabelecidos.

A realidade de um Sistema de Garantia da Qualidade está condicionada ao que chamamos de "evidências objetivas", isto é, de nada adianta termos todo um conjunto de documentos da Qualidade, tais como: Manual de Garantia da Qualidade, Manual de Procedimentos, Rotinas Operacionais, Normas e Especificações Técnicas etc., se todos os conceitos e definições neles contidos não puderem ser observados na prática.

Se a função de um Sistema de Garantia da Qualidade é fazer com que a empresa alcance maior competitividade através da prevenção de não-conformidades, são os resultados destas Auditorias da Qualidade que apontarão se os rumos tomados estão corretos, levando a empresa a conseguir seu objetivo maior, mostrando as necessidades de correção de rota para a redução, eliminação e prevenção de suas ocorrências.

Assim, para executar as Auditorias da Qualidade são necessários procedimentos específicos, a definição de quais circunstâncias elas são aplicáveis e, principalmente, como devem ser conduzidas.

Deve ser lembrado que as Auditorias da Qualidade estão relacionadas a uma única empresa, quando falamos em Auditorias Internas da Qualidade, mas também são utilizadas nas relações entre pessoas jurídicas, fornecedor/comprador, o que lhe confere uma responsabilidade ainda maior. Em outras palavras: do sucesso e da boa condução de uma Auditoria da Qualidade podem depender as relações entre duas ou mais empresas.