Até 2024:
- A DIRF era o documento oficial enviado à Receita Federal, informando impostos retidos sobre salários, serviços e pagamentos.
- Também consolidava informações usadas pelo Informe de Rendimentos, entregue aos clientes.
2023 e 2024:
- Nesse período, os dados conviviam com a DIRF, que ainda era a referência oficial para o Informe de Rendimentos.
A partir de 1º de janeiro de 2025:
- A DIRF foi oficialmente descontinuada (IN RFB nº 2.181/2024).
- O envio das informações à Receita agora é feito por:
→ eSocial: salários e pagamentos a trabalhadores sem vínculo;
→ EFD-Reinf: serviços, pagamentos a PJ e certas situações de PF (como lucros e aluguéis).
- Com estas mudanças, começaram a surgir dúvidas nos clientes, como por exemplo, “de onde vai sair cada informação”? “Onde gero o informe de rendimentos”?
O que é o Informe de Rendimentos e por que ele é importante?
Trata-se de um produto novo, que organiza e apresenta todas as informações de retenção de impostos para os clientes. Ele permite que pessoas físicas e jurídicas vejam quanto foi retido sobre salários, serviços, aluguéis e outros pagamentos. O Informe de Rendimentos continua sendo a referência principal do contribuinte para a declaração do IR.
Esse produto nunca foi disponibilizado aos clientes. Alguns deles buscavam informações que antes estavam na DIRF para gerar seus próprios informes de forma interna ou “caseira”, mas esses informes não eram fornecidos pelo nosso sistema.
Em linhas gerais, a substituição da DIRF não é uma atualização legislativa dentro das soluções Dimensa / mercado. Essa mudança não se trata de uma evolução ou manutenção obrigatória de um produto já existente, mas sim, de uma substituição de obrigação fiscal definida pelo mercado e pelo órgão regulador, exigindo novas soluções tecnológicas.
Importante ressaltar que os clientes podem continuar usando do Produto DIRF, mas, estejam cientes que em decorrência da descontinuação por parte da Receita Federal, a Dimensa não atuará em nenhuma atualização.
Fechado este entendimento, os clientes serão direcionados às seguintes contratações:
Substituição da DIRF:
- Contratar o EFD-Reinf para continuar enviando corretamente as informações à Receita. (Contido no portfólio de produtos Dimensa Core Banking).
- Contratar o eSocial para continuar enviando corretamente as informações à Receita. (Não contido no portfólio de produtos Dimensa Core Banking).
- Não é automático, ou seja os clientes que tinham apenas o produto DIRF não receberão esses produtos por padrão.
Novo Produto – Informe de Rendimentos:
- A partir de 2026, o Core Banking passa a oferecer uma solução oficial de Informe de Rendimentos, disponível para contratação dos clientes.
- O produto está atualmente em desenvolvimento, no entanto, o time comercial já iniciou as primeiras negociações para implantação a partir de 2026.
Ainda tem dúvidas?
Procure o time Dimensa!