Árvore de páginas

A transação de configurações gerais contempla parâmetros aplicáveis a diversos processos da aplicação e válidos para a empresa corrente, salvo a empresa corrente seja uma centralizadora de outras empresas, normalmente uma cooperativa central vinculada a diversas cooperativas singulares, este último um cenário típico de cooperativas de crédito

Produto:

 e-Financeira

Versões:

Todas

Ocorrência:

 

Ambiente:

 

Passo a passo:

1.Acessar a transação de Configurações Gerais a partir do menu lateral da aplicação, conforme modelo abaixo:

2.Proceder conforme detalhamento descrito nesta página.

Observações:

 

Ao operacionalizar a solução TOTVS para a e-Financeira, o primeiro passo após a instalação da aplicação é a configuração dos parâmetros gerais, conforme a tela abaixo:

A Empresa e o CNPJ correspondem aos da empresa selecionada na seleção da abrangência, o que é feito logo após clicar no ícone da aplicação no portal Web que dá acesso às demais aplicações TOTVS. Atente, se a referida empresa estiver configurada como uma empresa centralizadora de outras empresas, tipicamente uma cooperativa central vinculada a diversas singulares de cooperativas de crédito, o que for configurado nesta tela se aplicará a todas as empresas singulares vinculadas, conforme previamente configurado no módulo Parâmetros TOTVS (e se você não sabe o que é uma cooperativa central ou opera uma instituição única, não se preocupe com isso, pois a configuração se aplicará apenas à empresa demonstrada na tela).

Os demais campos contemplam parâmetros relevantes para a operação, a maioria deles obrigatórios:

Diretório Padrão: O diretório padrão identifica o caminho onde estarão os arquivos XSD informados nos campos logo abaixo.

Arquivo XSD Abertura e-Financeira, ..., Arquivo XSD Lote de Eventos: Informe nestes diversos campos os nomes dos arquivos XSD fornecidos pela RFB - Receita Federal do Brasil, cada um deles válido para um dos eventos previstos na e-Financeira. Tais arquivos serão obrigatoriamente utilizados pela aplicação para validar previamente os conteúdos dos respectivos eventos, de modo a antecipar eventual rejeição sintática do XML gerado e enviado à RFB. Atenção: é muito importante manter os arquivos XSD atualizados com as versões mais atualizadas dos mesmos, conforme a RFB os atualiza, o que acontece com alguma frequência, tendo apenas o cuidado para atualizar versões destes arquivos com aplicação futura (mudanças programadas pela RFB para vigorar apenas a partir de determinada data).

Eventos máximos por Lote: Informar a quantidade estipulada pela RFB válida para o momento. No ano de 2016, o valor a ser informado é 100, sujeito a modificação da RFB a qualquer tempo.

Intervalo de Minutos entre Sincronizações: Informar o intervalo de tempo entre uma e outra verificação que o sistema fará automaticamente para detectar o cadastramento de um novo evento de Declarante, Patrocinado ou Intermediário. Não é necessário informar um valor muito pequeno, pois não há necessidade de uma verificação "quase online".

Limite Identificação PF: Conforme especificações da RFB, declarados com movimentação inferior a um determinado limite, no semestre, não deverão ter as suas informações de movimentações enviadas à RFB, pois estão abaixo do limite de identificação. Em 2016, o limite de identificação para pessoas físicas é R$ 2.000,00, sujeito a modificação da RFB a qualquer tempo.

Limite Identificação PJ: O mesmo que o Limite de Identificação PF (acima), porém para Pessoas Jurídicas. Em 2016, o valor é R$ 6.000,00, sujeito a modificação da RFB a qualquer tempo.

Dados históricos mantidos por ... anos:A aplicação manterá a informação histórica trazida de todos os sistemas integrados fornecedores de informações de movimentações. Ao informar uma determinada quantidade de anos neste campo, porém, o sistema automaticamente expurgará a informação histórica anterior ao prazo informado. Para manter as informações por tempo virtualmente indeterminado, informar 99. Legalmente, normalmente adota-se o prazo de 5 anos, todavia a base de dados poderá crescer muito e justificar um valor menor. Atenção: o processo automático de expurgo é físico e não mantém "inativa" ou faz uma cópia da informação expurgada em uma base de dados histórica.