Árvore de páginas

Assunto Contabilização FGTS de Demitidos

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Controle do Bloqueio de Funcionários Desligados da Empresa

Passo a passo:

Todos os funcionários cadastrados na tabela SRA (Cadastro de Funcionários), quando desligados da empresa, ficam, automaticamente, bloqueados para uso em processamentos nas demais rotinas.

Este controle é realizado pelo campo RA_MSBLQL.

Para flexibilizar o bloqueio ou não bloqueio dos funcionários que foram desligados da empresa, existe no sistema o parâmetro MV_MSBLQL, que pode ser configurado com as seguintes opções:

  • T (true, verdadeiro) - determina o bloqueio de todos os funcionários da tabela SRA quando desligados pela rotina Rescisão Contratual;
  • F (false, falso) - determina o não bloqueio dos funcionários da tabela SRA quando desligados pela rotina de Rescisão Contratual, mantendo-os disponíveis para uso em processamentos nas demais rotinas do Protheus.

Procedimentos para Implementação 

1. No ambiente Configurador, opção Ambiente / Cadastros / Parâmetros, crie o parâmetro MV_MSBLQL, com a seguinte especificação:

Nome: MV_MSBLQL

Tipo: 3- Lógico

Descrição:  T - determina o bloqueio de todos os funcionários da tabela SRA quando desligados pela rotina de Rescisão Contratual (padrão); F – não bloqueia.

Conteúdo: T ou F (conforme descrito anteriormente)

 

Procedimentos para acerto da base - somente para as empresas que não desejam bloquear os funcionários desligados

As empresas que não desejam trabalhar com o bloqueio dos funcionários que foram desligados da empresa, após a criação do parâmetro MV_ MSBLQL e da sua configuração com o conteúdo F (não bloqueia), devem processar a rotina RHMSBLQL que ajusta a base de dados, desbloqueando os registros destes funcionários. Assim, tornar-se-á possível utilizá-los nos demais processamentos do sistema.

Para o ajuste da base, deve ser executado o compatiblizador de base RHMSBLQL, conforme a descrição a seguir:

1) Acesse o Protheus Remote, e no campo Programa Inicial, digite RHMSBLQL.

Esta rotina deve ser executada em modo exclusivo , ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

2) Ao confirmar, será exibida uma janela descrevendo o processamento que será executado:

Este programa tem como objetivo a atualização do campo de status do cadastro SRA funcionários, para Ativo ou Inativo, conforme o parâmetro MV_MSBLQL.

Para a atualização será necessário o acesso exclusivo ao arquivo, não podendo estar em uso por outras estações.

3) Confirme o processamento.

O sistema irá atualizar o campo de bloqueio da tabela SRA – Cadastro de Funcionários (RA_MSBLQL), conforme opção do parâmetro MV_MSBLQL.

Ao concluir o processamento, será apresentado um aviso sobre o término.

Atualização do cadastro finalizada.

ObservaçõesO conteúdo padrão deste parâmetro é T, ou seja, se não for informado, o sistema assumirá que deve bloquear os funcionários por ocasião do seu desligamento.