Árvore de páginas

Liquidação Automática com Cheques - ACR726AA

Visão Geral do Programa

Esse programa permite a liquidação automática de títulos pagos com cheques (normalmente pré-datados), sendo que os títulos liquidados são baixados e os cheques inseridos são registrados automaticamente.

O recebimento de pagamento com cheques, sejam eles pré-datados ou não, é comum no dia a dia do departamento de Contas a Receber de qualquer empresa. Desta forma, é necessário um total controle destes cheques recebidos.

Este programa possibilita inclusive que sejam registrados cheques de terceiro na liquidação de títulos, sendo que são efetuadas validações em relação ao usuário que está efetuando o registro dos cheques de terceiro. No programa Manutenção Usuário Cheque Terceiro são definidos limites de valores recebidos com cheques de terceiro, por usuário.

Nesse programa pode-se efetuar:

  • Liquidação de Título relacionando apenas um Cheque;

  • Liquidação de Título relacionando vários Cheques;

  • Liquidação de vários Títulos relacionando apenas um Cheque.

Quando o valor do cheque inserido é inferior ao valor do título que está sendo Liquidado, é efetuada uma liquidação parcial, alterando automaticamente o saldo do título no valor do cheque. É criado então um novo título Cheque Recebido no valor do cheque inserido.

Quando o valor do cheque vinculado é idêntico ou superior ao do título, este título é liquidado totalmente, sendo também gerado novo título do tipo Cheque Recebido no valor inserido.

Exemplos:

Exemplo 1:

Na liquidação do título 123/1, no valor de $ 5.000,00, foi vinculado um cheque no valor de $ 3.500,00. Este título de $ 5.000,00 sofre uma liquidação parcial no valor de $ 3.500,00, ficando com saldo de $ 1.500,00 em aberto. É também gerado um título do tipo Cheque Recebido no valor de $ 3.500,00, a ser liquidado quando do depósito deste.

Exemplo 2:

Na liquidação do título 321/1, no valor de $ 7.000,00, foi vinculado um cheque no valor de $ 7.000,00. Este título de $ 7.000,00 sofre uma liquidação total, ficando com saldo de $ 0,00. É também gerado um título do tipo Cheque Recebido, no valor de $ 7.000,00, a ser liquidado quando do depósito deste.

É possível efetuar a atualização de lotes de liquidação, via on-line ou via RPW, sendo esse um processo que não se propõe a efetuar qualquer alteração nos lotes existentes. Possibilita somente que sejam consultados e atualizados. Veja mais informações na descrição do programa Atualização Lotes de Liquidação (ACR781AA).

Considerações importantes em relação a liberação da comissão para duplicatas pagas com cheque:
A liberação da comissão da duplicata apenas ocorre após a liquidação do cheque, utilizado para a liquidação desta duplicata, dependendo da parametrização utilizada no programa Manutenção de Parâmetro Estabelecimento de Comissões (ACR023AA), campo Libera Comis Cheque.

Ainda existe outro conceito embutido, uma vez que pode ser utilizado mais de um cheque para se liquidar uma duplicata. Neste contexto, o sistema leva em consideração outra possibilidade assinalada pelo usuário, que é a de pagar a comissão proporcionalmente as baixas efetuadas, campo Pagto Propor. Caso esta indicação seja positiva, a cada cheque liquidado, o valor da comissão proporcional ao cheque será liberado, caso contrário, somente com a liquidação de todos os cheques referentes à duplicata, a comissão do ou dos representantes deve ser liberada. Neste caso, está sendo levada em consideração a mesma condição imposta para as baixas parciais, pois se entende que os cheques nada mais são que estes pagamentos parciais realizados pelos clientes.

Exemplo:
Uma vez válida a situação de liberar a comissão na liquidação do cheque, seguem alguns exemplos de valores:

Título 1 – Baixa 1000,00                    Cheque 990 -  600,00 (01/01)
                                                       Cheque 991 -  700,00 (25/01)

Título 2 – Baixa 1500,00                    Cheque 992 – 1200,00 (15/02)
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Totais               2500,00                                        2500,00

O Título 1 e 2 tiveram suas baixas vinculadas a 2 cheques, mas além disso, parte do valor do cheque 991 é para o Título 1, e parte é para o Título 2. Seguindo as orientações, as comissões precisam ser revistas para que suas datas de realização sejam as datas previstas de compensação dos cheques, pois não serão mais realizadas na baixa das duplicatas. Caso a proporcionalidade de pagamento esteja marcada, a cada liquidação (compensação) de cada um dos 3 cheques, devem ser liberadas as comissões proporcionalmente aos seus valores, em caso contrário haverá liberação de comissão apenas com a liquidação do cheque 990 e também do 991, isso em relação ao valor do Título 1 (1000,00), e da liquidação do cheque 991 e também do 992, em relação ao valor do Título 2 (1500,00).

Em relação ao tratamento de cheques, o recebimento efetivo destes pode não se concretizar, uma vez que por diversos motivos o cheque pode ser devolvido pelo banco. Outro ponto é o estorno do movimento de liquidação do cheque, que diferentemente da devolução pode ser executado devido a alguma inconsistência cometida pelo usuário. Nestas situações é preciso que se estorne a comissão, onde caso ela ainda não tenha sido paga, deve ser revertida, ou ainda gerar um débito caso a comissão já tenha sido paga.

A questão indicada acima ainda pode ter outro caminho, que é o estorno do cheque ou da liquidação. Poderá haver a troca do cheque que está em poder da empresa por outro, ou ainda outros que compensarão o valor devido. Também nesta situação, as comissões devem ser liberadas apenas na compensação efetiva destes novos cheques, pois não há fluxo financeiro, há como dito a troca da divida por novo(s) cheque(s).

Um cheque pode ser incluso para pagar uma dívida de outro estabelecimento (transferência de estabelecimentos), mesmo neste caso, a regra continua igual, ou seja, a comissão deve ser liberada apenas na liquidação do cheque.

No dia a dia da empresa, pode surgir uma necessidade de capital de giro, que faça com que títulos e também cheques sejam descontados em bancos. Esse processo consiste em receber hoje o que está com data futura, e para isso os bancos cobram juros, o que equivale dizer que a empresa recebe menos por estar adiantando esses numerários. Neste contexto, a comissão do representante deve seguir a mesma ideia de ser liberada apenas quando da efetiva liquidação do cheque, ou seja, com a compensação, e não quando do desconto. Essa regra é a mesma aplicada quando do desconto de títulos normais.

Manutenção Lotes Liquidação ACR

Objetivo da tela:

Permitir a movimentação de liquidação automática em títulos pagos com cheques pelos clientes, mantendo assim atualizada a carteira de títulos em aberto.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui Lote

Quando acionado, é possível incluir um novo lote de liquidação de títulos. Veja mais informações na descrição da tela Inclui Lote Liquidação ACR.

Movimentos

Quando acionado, é possível incluir títulos a serem liquidados no lote. Veja mais informações na descrição da tela Itens Lote Liquidação ACR. 

Configura RPC

Quando acionado, é apresentada a opção de executar este programa via RPC. Ver mais informações na descrição do Manual de Referência do Módulo Básico – Utilização RPC. 

Totais

Com o acionamento desse botão, é apresentada janela com os valores totais das movimentações de liquidações do lote. 

Opções Avançadas

Quando acionado, é apresentada tela onde é possível efetuar alterações nas datas de geração, liquidação e crédito de todos títulos do lote ao mesmo tempo. Veja mais informações na descrição da tela Altera Datas.

Atualiza

Quando acionado, é possível confirmar a liquidação dos títulos incluídos no lote.

Inclui Lote Liquidação ACR

Objetivo da tela:

Permitir incluir um novo lote de liquidação de títulos.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Estabelecimento

Inserir o estabelecimento relacionado ao lote de liquidação automática que está sendo gerado.

Referência

Inserir a referência que tem como finalidade controlar os registros de lotes efetuados. O sistema exibe uma referência sugerida, sendo que esta pode ser alterada. A referência sugerida possui o seguinte formato:

Ano + Mês + Dia + X + XXX (aleatório).

Exemplo:

990112Tdhd onde

99 = Ano

01 = Mês

12 = Dia

T = Letra de sugestão da movimentação.

dhd = Sequência aleatória de letras sugerida pelo sistema.

Nota:

A referência é única no sistema, ou seja, não pode ser informada mais de uma vez. 

Data Geração

Inserir a data de geração a ser considerada para o lote de liquidação que está sendo implementado. Esta data é sugerida como data liquidação na seleção de títulos para liquidação automática.

Importante:

A data de geração informada não pode ser menor que a data de início dos movimentos parametrizada no programa Manutenção de Parâmetros do Estabelecimento ACR (ACR009AA).

Total Movimento

Inserir o valor total dos movimentos de liquidação a serem efetuados neste lote. Somente é possível atualizar o lote de liquidação, quando o valor deste campo é idêntico ao valor do campo Total Movimento da tela base.

Nota:

Caso seja informado o valor 0,00 (zero) neste campo, não é efetuada validação na atualização do lote de liquidações. 

Tipo Liquidação

Selecionar a opção Automática.

Gerar lote por estabelecimento do título

Quando assinalada esta opção, determina que deve ser gerado um lote de liquidação para cada estabelecimento dos títulos informados.

Importante:

Essa funcionalidade é utilizada quando títulos são liquidados em um estabelecimento diferente de sua implantação. Portanto, se nesse lote de liquidação contiverem títulos de diferentes estabelecimentos, o sistema não efetuará a liquidação por transferência de estabelecimento para aqueles títulos, cujo estabelecimento seja diferente do estabelecimento do lote.

Na atualização de um lote, parametrizado para Gerar Lote para o Estabelecimento do Título, será utilizada para a criação dos demais lotes referentes aos estabelecimentos dos itens do lote original, a mesma referência informada pelo usuário para o lote original.

Se no momento da atualização do lote, a referência informada já tiver sido utilizada para algum dos estabelecimentos dos títulos que estão sendo liquidados, será gerada uma nova referência única para os estabelecimentos dos títulos, e essa nova referência será utilizada em todos os lotes gerados, inclusive no lote original.

Caso não seja possível utilizar a referência do lote original e o processo estiver sendo executado de forma on-line, será apresentada mensagem ao usuário, informando que a referência do lote original já foi utilizada em outro estabelecimento, apresentando também a referência que efetivamente foi utilizada na atualização do lote.

Na atualização batch é considerada a mesma regra descrita para atualização on-line, entretanto, não será apresentada nenhuma mensagem informando sobre a alteração da referência utilizada na atualização do lote. 

Despesa Bancária

Neste quadro são apresentados campos, onde é possível determinar um valor de despesa bancária para o lote de liquidação. Nesta opção, é obrigatória a liquidação dos títulos do lote no mesmo portador da despesa inserida. Quando da Atualização do lote de liquidação, este valor de despesa é gerado diretamente no Módulo de Caixa e Bancos, não ficando vinculado ao Contas a Receber. Desta forma, quando do estorno de liquidação, este valor de despesa bancária Não é estornado.

Importante:

Não é possível determinar despesas bancárias quando o tipo de liquidação é Perdas Dedutíveis. 

Despesa Bancária

Moeda

Quando da necessidade do registro de despesa bancária para este lote de liquidação, deve-se inserir neste campo o código da moeda relacionada ao valor da despesa bancária.

Despesa Bancária

Portador

Para utilizar a opção de registro de despesa bancária para o lote de liquidação de título, é necessário inserir neste campo o código do portador relacionado à despesa bancária.

Importante:

Na tela de inclusão de títulos para liquidação, o campo Portador é desabilitado, sendo automaticamente considerado o portador inserido neste campo de Despesa Bancária Portador.

Despesa Bancária

Carteira

Inserir a carteira do portador relacionado à despesa bancária.

Importante:

Na tela de inclusão de títulos para liquidação, o campo Carteira também é desabilitado, sendo automaticamente considerada a carteira inserida neste campo de Despesa Bancária Carteira. 

Despesa Bancária

Total Desp Bcia

Inserir o valor de despesa bancária relacionada ao portador e carteira do lote de liquidação.

Importante:

O valor inserido neste campo deve representar um lançamento de despesa bancária, efetivamente ocorrido no portador, para a liquidação dos títulos deste lote.

Itens Lote Liquidação ACR

Objetivo da tela:

Permitir incluir títulos a serem liquidados no lote.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Quando acionado, é possível incluir títulos no lote de liquidação. Veja mais informações na descrição da tela Item Lote Implantação ACR.

Item Lote Implantação ACR

Objetivo da tela:

Permitir incluir títulos no lote de liquidação. Esta tela é apresentada automaticamente, quando não existirem títulos no lote e acionar o botão Movimentos, localizado na tela Manutenção Lotes Liquidação ACR.

Também pode ser acessada, ao acionar o botão Inclui, localizado na tela Itens Lote Liquidação ACR.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Faixa

Quando acionado, é possível determinar as faixas de informações para a seleção dos títulos. Veja mais informações na descrição da tela Seleção Liquid Autom – ACR.

Cheque

Quando acionado, é possível utilizar cheques recebidos para liquidar automaticamente os títulos selecionados. Veja mais informações na descrição da tela Cheques ACR.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Portador

Inserir o portador obrigatoriamente do tipo CARTEIRA ou COBRADOR para a liquidação automática com cheques.

Carteira

Inserir o código da carteira relacionada ao portador inserido. Esta carteira aqui inserida é relacionada a todos os títulos liquidados nesta execução. 

Moeda

Inserir o código da moeda a ser relacionada ao valor informado no campo Total Recebido. Esse código determina em qual moeda deve ser considerado o valor inserido no campo Total Recebido. 

Total Recebido

Inserir o valor total recebido, sendo que este é assumido como o valor pago pelos títulos a serem liquidados.

Importante:

Caso o valor informado seja superior ao valor dos títulos selecionados para liquidação, é gerada uma antecipação no valor da diferença para o cliente. Quando o valor informado for inferior ao valor dos títulos selecionados para liquidação, é efetuada uma liquidação parcial em um dos títulos.

Liquidação

Neste campo é sugerida data informada no lote de liquidação, podendo esta ser aqui alterada. Esta data é relacionada a todos os títulos liquidados nesta execução.

Importante:

A data de liquidação informada não pode ser menor que a data de início dos movimentos, parametrizada no programa Manutenção de Parâmetros do Estabelecimento ACR (ACR009AA). 

Crédito

Esta data é sugerida automaticamente, quando inserido o código do portador a ser relacionado à liquidação. Esta data pode ser aqui alterada e representa o dia a ser contabilizada esta movimentação de liquidação automática.

Importante:

A data de crédito informada não pode ser menor que a data de início dos movimentos, parametrizada no programa Manutenção de Parâmetros do Estabelecimento ACR (ACR009AA). 

Cliente

Inserir um código de cliente, quando se deseja efetuar liquidação automática com cheque. Desta forma, não é possível  liquidar títulos com cheque para mais clientes. 

Nome Abrev

Exibe a descrição do nome abreviado do cliente inserido no campo anterior. 

Títulos da Matriz

Quando assinalado esta opção, determina que devem ser considerados para a liquidação todos os títulos relacionados a matriz do cliente de código inserido no campo Cliente.

Nota:

Este campo é somente habilitado quando inserido código no campo Cliente. 

Multa

Quando assinalado esse campo, determina que deve ser calculado o valor de multa para cada título considerado na liquidação. 

Juros

Quando assinalado esse campo, determina que deve ser calculado o valor de juros para cada título considerado na liquidação automática. 

Desconto

Quando assinalado esse campo, determina que deve ser exibido o valor de desconto para cada título considerado na liquidação.

Abatimento

Quando assinalado esse campo, determina que deve ser apresentado o valor de abatimento para cada título considerado na liquidação automática. 

Tip Calc

Selecionar entre as opções disponíveis, a opção de cálculo de juros do aviso de débito, gerado na atualização do arquivo. As opções são:

Simples: ao selecionar essa opção, não ocorrem mudanças no cálculo dos juros.

Fórmula: saldo do título X percentual de juros X número de dias em atraso / 100;

Composto: ao selecionar essa opção, haverá mudanças no cálculo dos juros. Esse cálculo será feito da seguinte forma: o valor dos juros calculados para o primeiro dia, será acrescido do valor do título para calcular o valor dos juros do segundo dia e assim sucessivamente.

Fórmula: juros = juros + ((valor título + juros) X % juros / 100).

Título: ao selecionar essa opção, determina que o cálculo dos juros é baseado no percentual cadastrado na implantação do título. 

Com o mesmo Pedido de Venda

Quando assinalado esse campo, determina que na liquidação são associadas antecipações pertencentes ao mesmo pedido de venda do título a ser liquidado.

Assume Portador

Selecionar a opção que determina o portador a ser assumido para os avisos de débitos, gerados nesta liquidação automática. As opções disponíveis são:

Estab/Título – Quando assinalada esta opção, determina que os avisos de débito devem ser gerados para o portador relacionado ao título liquidado.

Estab/Liquidação – Quando assinalada esta opção, determina que os Avisos de Débito devem ser gerados para o portador inserido para a liquidação.

Nota:

Estas opções somente são habilitadas quando assinalado o campo Manual. 

Moeda

Neste campo é exibido como sugestão o código da moeda a ser relacionada aos avisos de débitos, gerados na liquidação automática, sendo que este código pode ser aqui alterado. Este código padrão é determinado nos Parâmetros do Estabelecimento.

Nota:

Este campo somente é habilitado quando assinalada a opção Manual. 

Juros AD

É sugerido neste campo o valor padrão de percentual de juros a ser relacionado aos avisos de débitos, gerados na liquidação automática. Este percentual padrão é determinado nos Parâmetros do Estabelecimento.

Nota:

Este campo somente é habilitado quando assinalada a opção Manual. 

Dias Vencto

A quantidade de dias que determina os vencimentos dos avisos de débito, gerados nesta liquidação, é sugerida neste campo, podendo ser alterada. Esta quantidade padrão de dias de vencimento é determinada nos Parâmetros do Estabelecimento.

Nota:

Este campo somente é habilitado quando assinalada a opção Manual.

Opção

Deve ser assinalada uma das opções, determinando como deve ser executada a liquidação. As opções disponíveis são:

Manual – Quando assinalada esta opção, determina que para a liquidação deve ser apresentada tela com os títulos da seleção definida. Nesta tela devem ser escolhidos os títulos a serem liquidados nesta execução, podendo ainda serem alterados valores de juros, multa, desconto, abatimento ou ainda da própria liquidação.

Automática – Quando assinalada esta opção, determina que devem ser liquidados todos os títulos pertencentes a faixa inserida.

Depois de inseridos os dados nesta tela, definidos os cheques a serem utilizados e determinadas as faixas a serem consideradas, deve-se acionar o botão OK, que executa a liquidação dos títulos, conforme opção assinalada. Quando assinalada a opção automática, após o acionamento do botão OK desta tela, são considerados na liquidação todos os títulos da faixa inserida. Já quando assinalada a opção Manual é apresentada tela onde devem ser escolhidos os títulos a serem liquidados.

Quando determinada à opção Manual para a liquidação, determina-se que deve ser apresentada tela onde são exibidos os títulos selecionados pelas faixas de informações inseridas. Na tela Liquidação Automática – Seleção de Títulos devem ser escolhidos os títulos a serem liquidados.

Cheques ACR

Objetivo da tela:

Permitir utilizar cheques recebidos para liquidar automaticamente os títulos selecionados.

Importante:

Este botão Cheque é somente habilitado quando inserido um portador e carteira do tipo CARTEIRA ou COBRADOR.

É somente possível utilizar esta opção de liquidação automática com cheque, quando determinado apenas um cliente para a liquidação.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui

Quando acionado, é exibida tela onde é possível efetuar a inclusão de Cheques. Veja mais informações na descrição da tela Inclui/Vincula Cheque ACR.

Inclui/Vincula Cheque ACR

Objetivo da tela:

Permitir efetuar a inclusão de Cheques.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Banco

Inserir o código que identifica a entidade financeira Banco do Cheque que está sendo emitido. 

Agência

Inserir o número da agência do banco relacionado ao cheque.

Conta Banco

Inserir o número da conta corrente do emissor do Cheque.

Número

Inserir o número do cheque recebido para pagamento do título que está sendo liquidado. 

Moeda

Exibe o código da moeda relacionada ao título que está sendo liquidado. 

Valor

Inserir o Valor Total do Cheque, independente do valor que está sendo liquidado para o título.

Nota:

O valor inserido neste campo deve obrigatoriamente representar o valor total do cheque.

Vinculado

Exibe o valor inserido para o cheque, podendo ser este aqui alterado. O conteúdo deste campo representa qual o valor do cheque que deve ser utilizado para liquidar o título.

Exemplo:

Foi recebido um cheque de $ 5.000,00 para pagar cinco títulos diferentes, sendo cada um de $ 1.000,00. Quando efetuada a inclusão do cheque para cada título, deve-se inserir no campo Valor a quantia total do cheque $ 5.000,00 e neste campo Vinculado, deve-se informar o valor de $ 1.000,00.

Dt Emissão

Inserir a data de emissão do cheque que está sendo incluído.

Prev Apres

Inserir a data prevista para apresentação do cheque que está sendo incluído. 

Prevs Cr

Inserir a data prevista de crédito para o cheque. Esta deve ser a data em que o valor do cheque estará liberado em dinheiro para utilização. Esta data também é utilizada como Entrada no Fluxo Financeiro, para o Módulo de Fluxo de Caixa. 

Cheque Terceiro

Quando assinalado este campo, determina que o cheque não foi emitido pelo cliente do título relacionado, sendo obrigatória à identificação do emissor do cheque.

Física / Jurídica

Assinalar uma das opções, determinando a origem da pessoa emissora do cheque.

Nota:

Estes campos somente são habilitados quando assinalada a opção Cheque Terceiro. 

Pessoa

Deve ser inserido neste campo o código da pessoa física ou jurídica que emitiu o cheque.

Nota:

Este campo somente é habilitado quando assinalada a opção Cheque Terceiro. 

ID Federal

Exibe o código de identificação (CNPJ ou CPF) da pessoa inserida que emitiu o cheque que está sendo incluído.

País

Exibe o código que identifica o país da pessoa inserida para o cheque que está sendo incluído. 

Nome

Exibe a descrição do nome da pessoa inserida para o cheque. 

Cidade

Exibe a descrição da cidade relacionada à pessoa inserida para o cheque. 

Usuário

Exibe o código e a descrição do usuário que está incluindo o cheque, podendo ser este aqui alterado. A informação deste campo determina o usuário responsável pelo cheque que está sendo implementado.

Importante:

É efetuada validação do valor do cheque com os parâmetros do usuário inserido. Ver mais informações na descrição do programa Manutenção Usuário Cheques Terceiros (ACR000AA).

Destino

Selecionar uma das opções, determinando o destino para o cheque que está sendo incluído. Esta informação serve apenas para identificar o destino do cheque. As opções disponíveis são:

Depósito – Quando selecionada esta opção, determina que o cheque deve ser utilizado para depósito na conta bancária do cedente.

Pagamento – Quando selecionada esta opção, determina que o cheque deve ser utilizado para pagamento de títulos.

Caução – Quando selecionada esta opção, determina que o cheque deve ser utilizado como garantia de operações financeiras, ficando caucionado.

Desconto – Quando selecionada esta opção, determina que o cheque deve ser descontado em uma entidade financeira. Entende-se por descontado a sua troca antecipada por dinheiro com algum encargo pago a entidade financeira.

Para confirmar a inclusão do cheque na liquidação do título, deve-se acionar o botão OK nesta tela de inclusão de Cheques, sendo exibida a tela Manutenção de Cheques, onde novamente deve ser acionado o botão OK apresentado. Dessa forma, é exibida a tela de inclusão de títulos no lote, onde deve-se confirmar o título pelo acionamento também do botão OK.

Desta forma, é retornada a tela base de liquidação, onde podem ser visualizadas informações dos títulos que estão sendo liquidados, sendo que, para confirmar a liquidação destes, deve-se acionar o botão Atualiza.

Seleção Liquid Autom - ACR

Objetivo da tela:

Permitir determinar as faixas de informações para a seleção dos títulos.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Tipo

Quando efetuada a liquidação automática, registrando cheques recebidos, é automaticamente assinalada a opção Títulos, não sendo possível alterá-la. Desta forma, não é possível efetuar liquidação automática com cheque para borderôs, apenas para títulos. 

Borderô – Estab

Este campo é desabilitado quando da liquidação automática com cheques. 

Borderô

Este campo é desabilitado quando da liquidação automática com cheques. 

Estabelecimento – à

Inserir o código inicial e final de estabelecimento, determinando uma faixa a ser considerada. Somente são liquidados automaticamente ou apresentados para escolha, os títulos relacionados a estabelecimentos que estiverem nesta faixa inserida. 

Espécie – à

Inserir o código inicial e final de espécies, determinando uma faixa a ser considerada. Somente são liquidados automaticamente ou apresentados para escolha, os títulos relacionados a espécies que estiverem nesta faixa inserida. 

Título – à

Inserir o código inicial e final de títulos, determinando uma faixa a ser considerada. Somente são liquidados automaticamente ou apresentados para escolha, os títulos relacionados a códigos que estiverem nesta faixa inserida. 

Cliente – à

Na liquidação automática com cheques, nestes campos é somente possível inserir códigos inicial e final do mesmo Cliente. 

Portador – à

Inserir o código inicial e final de portador, determinando uma faixa a ser considerada. Somente são liquidados automaticamente ou apresentados para escolha, os títulos relacionados a portadores que estiverem nesta faixa inserida. 

Carteira Bcia – à

Inserir o código inicial e final de carteira bancária, determinando uma faixa a ser considerada. Somente são liquidados automaticamente ou apresentados para escolha, os títulos relacionados a carteiras que estiverem nesta faixa inserida. 

Emissão – à

Inserir a data inicial e final de emissão, determinando uma faixa a ser considerada. Somente são liquidados automaticamente ou apresentados para escolha, os títulos emitidos em datas que estiverem nesta faixa inserida.

Vencimento – à

Inserir a data inicial e final de vencimento, determinando uma faixa a ser considerada. Somente são liquidados automaticamente ou apresentados para escolha, os títulos relacionados a datas de vencimento que estiverem nesta faixa inserida.

Liquidação Automática - Seleção de Títulos

Objetivo da tela:

Permitir determinar quais títulos devem ser considerados para liquidação.


Ação:

Descrição:

Todos

Quando acionado, determina que devem ser considerados para liquidação todos os títulos apresentados na tela. 

Nenhum

Quando acionado, determina que devem ser desconsiderados todos os títulos selecionados. 

Log Liquidac

Quando acionado, é emitido relatório, onde são listados todos os títulos relacionados as faixas de informações determinadas, inclusive os títulos que não são apresentados para escolha de liquidação. Para cada título relacionado as faixas de informações, e que não foi apresentado para escolha, é descrita mensagem de inconsistência.

Total

Quando acionado, é exibida tela onde são apresentados os valores totais relacionados a liquidação. Veja mais informações na descrição da tela Item Lote Liquidação ACR.

Legenda

Quando acionado, é apresentada tela com legenda de cores para os títulos apresentados nesta tabela. Veja mais informações na descrição da tela Legenda.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Estabelecimento

Exibe o estabelecimento relacionado ao borderô informado.

Nota:

Somente é exibida informação neste campo, quando determinada a liquidação para títulos de um Borderô. 


 Borderô

 Exibe o número do borderô determinado para a liquidação. 

Nota:

Somente é exibida informação neste campo, quando determinada a liquidação para títulos de um Borderô. 

 Total Recebido Exibe o valor total recebido, determinado na tela de inclusão de itens. Quando exibido valor neste campo, determina-se que este é o valor total recebido e deve ser utilizado na liquidação.

Vl Liquidac – Nessa coluna é exibido o valor saldo do título.

Vl Abat – O valor calculado de abatimento é sugerido nesse campo.

Vl Desc – É sugerido nesse campo o valor de desconto para cada título.

Valor Juros – Nessa coluna é exibido como sugestão o valor de juros.

Vl Multa– O valor calculado de multa é sugerido nessa coluna para cada título.

Para que os títulos sejam considerados na liquidação, deve-se clicar sobre o mesmo. O conteúdo da coluna Liquidar deve estar apresentando a informação Sim para que o título seja considerado na liquidação automática.

O acionamento do botão OK, determina a confirmação dos títulos escolhidos para inclusão no lote de liquidação Automática. Sendo que para atualizar o lote, deve-se acionar o botão Atualiza da tela base.

Item Lote Liquidação - ACR

Objetivo da tela:

Permitir apresentar os valores totais relacionados a liquidação.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Valor Liquidação

Exibe o valor dos títulos liquidados nesta execução. 

Total Multa ( + )

Exibe o valor total de multa recebida nesta liquidação. 

Total Juros ( + )

Exibe o valor total dos juros recebidos nesta liquidação.

Tot Abatimentos ( – )

Exibe o valor total de abatimentos concedidos nesta liquidação.

Total Desc ( – )

Exibe o valor total de descontos concedidos e registrados na liquidação.

Total Liquidação

O valor total recebido é exibido neste campo, sendo que este representa o total a ser liquidado, e é assim calculado:

Total Liquidação = Valor liquidação + Total Multa + Total Juros + Tot Abatimentos + Total Desc.

Legenda

Objetivo da tela:

Permitir apresentar legenda de cores para os títulos apresentados nesta tabela.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Títulos sem Restrições

 

Os títulos apresentados na tabela (browse) e que possuem sua cor de fonte preta, são títulos que não possuem restrições quanto a sua utilização na liquidação.
Títulos em Cobrança Bancária/Borderô Os títulos apresentados na tabela (browse) e que possuem cor de fonte azul, são títulos que estão em cobrança bancária ou já estão relacionados a algum borderô. Estes títulos podem ser liquidados e a cor serve apenas como um aviso ao usuário.
Títulos em Cobrança JudicialOs títulos apresentados para liquidação e que possuem cor de fonte vermelha, são títulos que estão registrados com modalidades de cobrança Judicial. Estes títulos também podem ser renegociados e a cor serve apenas como um aviso ao usuário.

Atualiza

Objetivo da tela:

Permitir confirmar a atualização do lote de liquidação Automática de títulos.

Para atualizar o lote de liquidação automática de títulos é necessário que os campos Total Movimento e Total Informado tenham o valor igual.

O campo Total Movimento representa o valor inserido na capa do lote, determinando o valor total dos títulos a serem liquidados.

O campo Total Informado apresenta a somatória dos valores dos títulos Liquidados no lote.

Caso estes valores não sejam idênticos, as possibilidades são: foi inserido o valor errado na capa do lote, ou houve inconsistências na liquidação dos títulos, sendo necessário efetuar a devida correção para atualização do lote.

Nota:

Caso o campo Total Movimento possuir valor 0,00 (zero), não é efetuada esta validação. Entende-se que, se não foi informado valor no campo Total Movimento é porque não é necessária a conferência do total do lote.

Quando ocorrer alguma inconsistência, apresentando mensagem no momento da atualização da liquidação, a referência permanece pendente para que seja efetuada a devida correção e uma nova atualização.

 

Conteúdos Relacionados:

Além da implementação dos cadastros básicos descritos no processo Cadastros deste manual, a existência de títulos registrados é pré-requisito para a execução desse programa.

Liquidação Automática com Cheques

Liquidar Título com Cheque Recebido (ACR726AA)