Árvore de páginas

Função Manutenção Fornecedor Financeiro

Visão Geral do Programa

Ao ser cadastrado um fornecedor, deve-se também efetuar toda a parametrização referente aos aspectos fiscais do mesmo. Por meio dessa funcionalidade, podem ser definidas as condições fiscais dos fornecedores cadastrados, permitindo dessa forma a correta realização dos processos de negócio, relativos aos mesmos.


Parâmetros do Fornecedor Financeiro

Objetivo da Tela:

Permitir realizar as parametrizações fiscais, pertinentes aos fornecedores da empresa.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Retenções

Quando acionado, possibilita acesso à janela de Parâmetros de Retenções de Impostos.

Outros

Quando acionado, possibilita acesso à janela de Outros Parâmetros do Fornecedor.

Sócios

Quando acionado, possibilita acesso à janela de Manutenção de Sócios do Fornecedor.

Cheques

Quando acionado, possibilita acesso à janela de Parâmetros de Emissão de Cheques.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Condição Fiscal

Selecionar a condição fiscal do fornecedor. As condições fiscais possíveis são: Responsável Inscrito, Responsável Não Inscrito, Não Responsável, Isento, Responsável Autônomo, Consumidor Final, Sujeito Não Categorizado, Fornecedor do Exterior, Cliente do Exterior, Isento de IVA Lei Nº 19.640, Autônomo Social, IVA Não Alcançado ou Autônomo Trabalhador Independente Promovido.

Tipo de Sociedade

Selecionar o tipo de sociedade que representa o fornecedor. Os tipos de sociedades previstos no sistema são: Sociedade Anônima, Sociedade de Fato, Sociedade de Responsabilidade Limitada, Fiduciária, Individual ou Outros.

Tipo de Operação

Selecionar o tipo de operação de negócio praticado com fornecedor. Os tipos de operações previstos no sistema são: Compras de Bens, Locações, Serviços, Bens de Uso ou Outros.

IVA

Informar dados do imposto de IVA que será apresentado, por padrão, na implantação de documentos para o fornecedor.

Agente Percepção IVA

Quando assinalado, indica que poderá ser vinculado Imposto de Percepção de IVA, nos documentos implantados para o fornecedor em questão.

Percepção IVA

Informar dados do imposto de Percepção de IVA, que será apresentado, por padrão, na implantação de documentos para o fornecedor. Os campos referentes a esse imposto, ficarão habilitados somente quando estiver assinalado o parâmetro “Agente Percepção IVA”.

Condição IIBB

Selecionar a condição do fornecedor em relação aos impostos sobre Receita Bruta. As condições possíveis são: Inscrito, Não Inscrito, Não Inscrito com Obrigação e Não Inscrito sem Obrigação.

Inscrito Convênio Multilateral

Quando assinalado, indica que o fornecedor em questão está inscrito no Convênio Multilateral. Essa informação será utilizada no momento do cálculo de Impostos sobre Receita Bruta.

Código da OperaçãoInformar o código da operação do fornecedor, determinado pela AFIP, o qual será apresentado nas Declarações Juramentadas de Percepções, geradas para a província de Entre Rios.

Registro Atividade Inscrito

Informar o regime de atividade, do tipo retenção, que será utilizada por padrão para os impostos sobre Receita Bruta, informados na implantação de documentos do fornecedor.

Código Risco

Inserir o código de risco, para que seja possível realizar o cálculo do imposto de percepção/retenção para o estado de Córdoba. É possível selecionar por meio do botão 'Zoom' um dos códigos cadastrados.


Parâmetros de Retenções de Impostos

Objetivo da Tela:

Permitir informar parâmetros relativos às retenções de impostos, atribuídas ao fornecedor.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Condições de Ganhos

Selecionar a condição de inscrição do fornecedor, referente ao Imposto sobre Ganhos. As opções de seleção são: Inscrito, Não Inscrito, Isento e Autônomo.

Sujeito Retenção de Ganhos

Quando assinalado, é efetuada a retenção de Imposto sobre Ganhos, nos pagamentos efetuados para o fornecedor em questão.

Sujeito Retenção S.U.S.S.

Quando assinalado, possibilita efetuar a retenção de Imposto S.U.S.S, nos pagamentos efetuados para o fornecedor em questão.

Sujeito Retenção IVA

Quando assinalado, possibilita efetuadar a retenção de IVA, nos pagamentos efetuados para o fornecedor em questão.

Sujeito Retenção IIBB Autônomo CABA

Quando assinalado, é realizado o cálculo automático dos impostos sobre Receita Bruta, para que os mesmos sejam retidos nos pagamentos efetuados para o fornecedor em questão, quando este estiver no regime autônomo.

Sujeito Retenção Fundo Mineração

Quando assinalado, é realizada automaticamente a retenção de impostos de Fundo de Mineração, nos pagamentos efetuados para o fornecedor em questão.


Outros Parâmetros do Fornecedor

Objetivo da Tela:

Permitir informar parâmetros adicionais, necessários aos processos de negócio relativos ao fornecedor.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Fornecedor Bancário

Quando assinalado, indicando que trata-se de um fornecedor bancário, os documentos bancários informados para o mesmo, são incluídos no Livro IVA Compras.

Fornecedor Fundo Fixo

Quando assinalado, indica que o fornecedor em questão será utilizado para registrar movimentos de entradas e/ou saídas de recursos, por meio de Caixa ou de um Fundo Particular.

Calendário de Pagamento

Informar o calendário de pagamento que a empresa tem pactuado com o fornecedor em questão.

Emite Notas de Débito e Notas de Crédito por Diferença de Câmbio

Quando assinalado, indica que poderão ser emitidas Notas de Débito e/ou Notas de Crédito ao fornecedor em questão, por conta de variações cambiais, calculadas sobre os documentos implantados para o mesmo.

Emite Notas de Crédito por Mora

Quando assinalado, indica que poderão ser emitidas Notas de Crédito ao fornecedor em questão, para que se efetue o pagamento de multas e/ou juros de mora, decorrente de faturas pagas em atraso para o mesmo.

Controla Duplicidade

Quando assinalado, indica que será efetuado o controle para que não seja permitida a implantação de faturas com o mesmo código/parcela, para determinada Letra/Ponto de Vendas. Essa validação é efetuada mesmo que os documentos tenham código de espécie e/ou código de estabelecimento diferentes.


Manutenção de Sócios do Fornecedor

Objetivo da Tela:

Permitir informar dados de pessoas físicas, que tenha participação societária na empresa fornecedora. Essa vinculação é utilizada quando o fornecedor representa algum tipo de sociedade de fato.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, possibilita acesso à janela de Inclusão de Sócios do Fornecedor.


Inclusão de Sócios do Fornecedor

Objetivo da Tela:

Permitir incluir pessoas físicas que tenham participação societária com o fornecedor em questão.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Sócio

Informar o código da Pessoa Física, que atua como sócio do fornecedor.

Número do Documento

Informar o número do documento de Identidade do sócio.

% Participação

Informar o percentual de participação do sócio em questão, na sociedade de fato que representa o fornecedor.


Parâmetros de Emissão de Cheques

Objetivo da Tela:

Permitir especificar parâmetros que afetam a emissão de cheques, utilizados para efetuar pagamentos ao fornecedor.


Nota:

Essas informações são apresentadas no momento da inclusão dos meios de pagamentos, nos processos de pagamento via cheque, pagamentos extra fornecedor e inclusão antecipações, podendo as mesmas serem alteradas em cada um desses processos.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Emitir Cheques Não à Ordem

Quando assinalado, indica que os cheques emitidos para o fornecedor em questão, não poderão ser transferidos a terceiros. Para isso será adicionada a expressão “Não à Ordem”, posteriormente ao nome do favorecido do fornecedor, de acordo como que é exigido pela legislação argentina.

Destinatário Alternativo para Cheques

Quando assinalado, permite que seja informado um nome de favorecido alternativo para o cheque, distinto do nome do fornecedor.  Se essa opção está assinalada, fica habilitado o campo “Favorecido”, onde deve ser informado o nome do destinatário do cheque.