Sintaxe

 

#include “<arquivo cabeçalho>”

 

Propósito

 

A diretiva #include inclui um arquivo cabeçalho no arquivo de programa (.PRW).

 

Argumentos

 

<arquivo cabeçalho>

 

Define o nome de outro arquivo de programa contendo um código-fonte a ser incluído no arquivo de programa corrente. O nome deve ser obrigatoriamente delimitado por aspas simples ou duplas.

 

Utilização

 

A diretiva #include insere o conteúdo de outro arquivo de código-fonte, tradicionalmente denominado arquivo cabeçalho (header file), no arquivo de programa (.PRW) que estiver sendo compilado, a partir da linha na qual for encontrada pelo compilador. Os arquivos cabeçalho recebem a extensão padrão .CH e podem conter qualquer tipo de instrução. Entre elas, as principais são funções genéricas e diretivas #define para o compilador.

 

As constantes e pseudofunções definidas através de diretivas #define são válidas apenas para o arquivo de programa (.PRW) corrente, a partir da linha na qual a definição foi feita até o final do programa. Por esse motivo, todas as definições feitas pelas diretivas #define devem estar no topo do arquivo de programa. Como os arquivos cabeçalho incluídos pela diretiva #include normalmente contém definições feitas por diretivas #define, eles devem ser incluídos no topo ou no cabeçalho dos arquivos de programa.

 

  • Sem rótulos