Árvore de páginas

Assunto: Tipos_de_caução

Produto:

Microsiga Protheus

Ocorrência:

Diferença entre Caução Manual e Caução por Retenção, utilizando o módulo de Gestão de Contrato

Passo a passo:

As cauções no ambiente de Gestão de Contratos representam as garantias solicitadas ao fornecedor ou pagas aos clientes pelos materiais/serviços contratados. A caução é um bem ou valor que se dá em garantia ao cumprimento das obrigações assumidas no ato da contratação, tais como: ativos, recursos financeiros, direitos, contratos e outros instrumentos depositados para assegurar o cumprimento das obrigações dos participantes.

Existem cauções do Tipo Manual e Caução por Retenção, sendo assim:

MANUAL → No caução manual, é necessário que se utilize a rotina de Caução em Atualizações>Contratos>Caução. Nesta rotina é cadastrado o caução vinculado ao contrato. Este tipo de caução é utilizado quando não existe uma regra fixa para baixa e retenção e se faz necessário o controle manual. Neste tipo de caução quando necessário é possível realizar a baixa do saldo, sendo que após a baixa o sistema gera um titulo a pagar ou a receber dependendo do tipo de contrato utilizado.

RETENÇÃO → No caução de retenção, a cada medição realizada retenção de parte de seu valor com base no percentual definido no contrato. Após a realização ou durante a execução do cronograma é possível realizar a baixa dos valores retidos, sendo que após a baixa o sistema gera um titulo a pagar ou a receber dependendo do tipo de contrato utilizado. A baixa é realizada dento da rotina de Contratos (CNTA100) através do botão Bx. Retenção.

Observações:

As movimentações de cauções podem ser contabilizadas através dos Lançamentos Padrões:

    • 690 - para inclusão de caução
    • 691 - para exclusão de caução
    • 692 - para baixa de caução