Árvore de páginas

Manutenção da Estrutura do Item Importado - FT0525

Visão Geral do Programa

Estrutura de produtos pode ser uma lista de materiais brutos, pré-montados, subcomponentes, componentes ou partes, e a quantidade necessária de cada um para manufaturar um produto por completo. Pode ser definida de acordo com a intenção do projeto, variando seus tipos de estruturação, contendo desde propostas com foco em engenharia ou ordenação por preço, até uma para a resolução de manutenções. No processo industrial, ela também é conhecida como uma fórmula, receita ou lista de ingredientes. Na eletrônica, representa uma lista de componentes usados numa placa de circuito impresso. Uma vez o projeto completado, a estrutura é passada para a equipe de compras ou engenheiros de produção, como no caso da eletrônica, na qual irão obter os itens determinados. Uma estrutura é naturalmente hierárquica, com o nível superior representando o produto concluído (item principal), em que pode ser um subproduto ou ele por inteiro.

Em 26 de abril de 2012, foi publicada a Resolução nº 13 do Senado Federal, que reduziu para 4%, a partir de 01/01/2013, a alíquota do ICMS incidente nas operações interestaduais com produtos importados. De acordo com a Resolução, será de 4% a alíquota do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior que, depois do seu desembaraço aduaneiro, não tenham sido submetidos a processo de industrialização ou, ainda que submetidos a qualquer processo de industrialização, resultem em mercadorias ou bens com Conteúdo de Importação superior a 40%. Nos termos da Resolução SF nº 13/2012, mantém-se as atuais alíquotas interestaduais de 7% ou 12%, conforme o caso, aos bens e mercadorias importados do exterior que não tenham similar nacional (Resolução Camex n.º 79/2012).

Caso o contribuinte queira se beneficiar da redução da alíquota do ICMS incidente nas operações interestaduais com produtos importados, será necessário apresentar a Ficha de Conteúdo Importado (FCI). Para isso será necessário indicar na estrutura fabril do item principal (Item Venda) qual o percentual de componentes é considerado importados (Código Origem 1, 2, 3, 5 e 8). Seguindo o conceito da Estrutura do Item pelo módulo de Engenharia, para realizar o controle do componente importado e auxiliar na identificação de o Item Principal (Item Venda) possui ou não um componente importado em sua composição foi desenvolvimento o programa Geração Estrutura Item Importado (FT0522), que possui por objetivo principal analisar toda a Engenharia do item em questão e verificar seus componentes onde se o código de origem for importado (1, 2, 3, 5 ou 8) será criada uma estrutura a parte contendo o Item Principal (Venda) e todos os componentes importados. A Estrutura do Item Importado será composta pelo Estabelecimento, Item Principal, Componente, Código de Origem do Componente e Quantidade utilizada do Componente na fabricação de 1 (UM) item principal. Deve-se entender que para o cálculo do Conteúdo de Importação será realizado considerando-se os valores por unidade, onde será calculado pela média aritmética ponderada praticada no penúltimo período de apuração.

Primeiramente, para gerar a estrutura do item importado pela ordem de produção será necessário assinalar o campo "Base Valorização para Ordem de Produção" no programa FT0330. Depois desse processo, ao realizar a geração da estrutura pelo programa FT0522 o programa passa a analisar todas as ordens de produção que existiram dentro do período informado. O programa irá criar uma estrutura nível a nível tendo como base os tipos de Ordens “Internas”, “Externas” ou “Internas/Externas” onde o movimento de Estoque gerado contra a ordem for (+ACA –EAC) para o item principal, e (+REQ –RRQ) para os componentes. ACA - Reporte da Produção (Acabado) EAC - Estorno de Reporte de Produção REQ - Requisição RRQ - Retorno de Requisição (via produção). Para chegar no resultado o sistema analisa todas as ordens de produção dos itens envolvidos nesse processo fabril, e identifica que para a fabricação do item principal “A” existe uma determinada lista de componentes importados e comprados. O programa cria toda a estrutura do item, com todos os seus componentes (Nacionais e Importados) porém para considerar na estrutura do item importado o sistema apenas considera os itens que estão selecionados na coluna “IMP/COMPR” (Importado e Comprado) como “S” e os componentes que estão marcados como “-” são utilizados apenas como base de cálculo da quantidade porém não irão aparecer na estrutura final.

Manutenção da Estrutura do Item Importado – Estrutura

Objetivo da tela:

Analisar as fichas no programa FT0918 e verificar se a estrutura do item importado está ou não corretamente criadas. Caso não estejam será apresentado no relatório de acompanhamento qual foi o problema identificado.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Gerar Estrutura

Quando acionado, permite executar a geração automática da estrutura do item, ainda que não tenha movimento no estabelecimento.

Ao clicar sobre esse botão, o sistema solicita o código do estabelecimento para onde deve ser gerada a estrutura do bem importado.

Incluir

Quando acionado, apresenta uma tela para incluir um componente na estrutura do item.

Modificar

Quando acionado, permite alterar as informações do componente. 

Eliminar

Quando acionado, permite eliminar um componente.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Item

Exibe o código o item principal. 

Descrição

Exibe a descrição que identifica o item principal. 

UM

Exibe o código da unidade de medida do item principal. 

Família

Exibe o código da família que o item pertence. 

Grupo Estoque

Exibe o código do grupo de estoque ao qual o item pertence.

Estab

Exibe o código do estabelecimento. 

Componente

Exibe o código que identifica do componente. 

Descrição

Exibe a descrição que identifica o componente. 

Obtenc

Exibe a forma de obtenção do componente. 

UM

Exibe a unidade de medida do componente. 

Orig

Exibe a origem do componente.

Manutenção da Estrutura do Item Importado – Incluir/Modificar

Objetivo da tela:

Permitir efetuar a inclusão ou modificação de item importado.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

ItemExibe o código que identifica item.
DescriçãoExibe a descrição que identifica o item.
UMExibe a unidade de medida do item.
FamíliaExibe o código da família do item.
Grupo EstoqueExibe o código do grupo de estoque do item.
ComponenteInserir o código que identifica o componente.
DescriçãoExibe a descrição que identifica o componente.
UMExibe a unidade de medida do componente.
EstabelecimentoInserir o código estabelecimento relacionado ao componente.
DescriçãoExibe a descrição que identifica o estabelecimento.
OrigemInserir a origem do componente.
DescriçãoExibe a descrição que identifica a origem do componente.
QuantidadeInserir a quantidade necessária do componente para o item.