Árvore de páginas

Manutenção Operações do Grupo de Máquina - DB0127

Visão Geral do Programa

As operações no TOTVS APS podem ser manutenidas por intermédio das funções Manutenção Roteiros Fabricação (DB0108) e Manutenção Processo Fabricação Item (DB0109). Entretanto, estes aplicativos as exibem por Roteiros de Fabricação ou Item, respectivamente. Com objetivo de facilitar a manutenção das operações, este cadastro foi construído para se ter uma visão por grupo de máquina das operações.

Manutenção Operações do Grupo de Máquina

Objetivo da tela:

Ao acionar a Função Manutenção Operações do Grupo de Máquina, é possível manutenir as operações com uma visão por grupos de máquina no TOTVS APS.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Modificar

Quando acionado, apresenta tela Manutenção Operações do Item no GM (DB0127A), onde é possível alterar tempos, grupos de máquinas e prazos de validade.

CT Válidos

Quando acionado, apresenta tela Centros de Trabalho Válidos (DB0116), onde é possível selecionar os centros de trabalho válidos para o item/operação selecionados.

Recur. Sec.

Quando acionado, apresenta tela Recurso Secundário por Operação (DB0128), onde é possível selecionar os recursos secundários necessários para realização da operação.

Ferramentas

Quando acionado, apresenta tela Manutenção Ferramentas Operação (DB0129), onde é possível alterar as informações de ferramentas utilizadas na operação.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Grupo de Máquina

Exibe o código e a descrição do grupo de máquina.

Item

Exibe o código do item da operação.

Roteiro

Exibe o código do roteiro da operação.

Operação

Exibe o código da operação.

Descrição

Exibe a descrição da operação.

 

Manutenção Operações do Item no GM – DB0127A

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Operações do Grupo de Máquina (DB0127) - Botão Modificar, é possível manutenir informações relacionadas ao item/operação selecionado.

Os campos descritos a seguir deverão ser parametrizados no ERP da empresa e serão carregados pelo Totvs APS não permitindo sua alteração.

 

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Item

Exibe o código e a descrição do item selecionado.

Operação

Exibe o código e a descrição da operação do roteiro selecionada.

Operação Padrão

Exibe o código e a descrição da operação-padrão à qual está relacionada a operação selecionada, quando houver.

Os campos abaixo descritos deverão ser parametrizados no ERP da empresa e poderão sofrer alteração no Totvs APS apenas para efeito de simulação, pois uma nova atualização de dados irá sobrepor as informações alteradas.

Campo:

Descrição:

Tempo Preparação

Exibe e permite alterar o tempo de preparação do item/operação. Corresponde ao tempo em que o centro de trabalho ficará parado enquanto está sendo preparado.

Tempo Máquina

Exibe e permite alterar o tempo de máquina associado ao item/operação. Corresponde ao tempo que o centro de trabalho deve estar disponível para execução da operação. A máquina poderá ou não estar em operação durante todo o tempo. Assim sendo, existem, por exemplo, operações de carga e descarga de máquina que devem ser computadas como tempo de execução sem que a máquina em si esteja em operação.

Tempo Homem

Exibe e permite alterar o tempo homem necessário para o item/operação. Corresponde ao tempo de mão-de-obra necessário durante a execução da operação. Esse tempo irá depender da equipe de trabalho envolvida. No caso de operadores multifuncionais ou operações automáticas, esse tempo será inferior ao tempo máquina execução, indicando uma equipe inferior a um.

Grupo Máquina

Exibe e permite alterar o grupo de máquinas onde a operação será executada.

Início Validade

Data em que a operação passou a ser válida.

Dt Fim Validade

Data em que a operação deixou de ser ou deixará de ser válida.

Operação

Indica o tipo da operação:

  • Interna: Quando se trata de serviços executados internamente.
  • Externa: Quando são contratados serviços de terceiros.

Unidades

Expressa o número de unidades que serão produzidas nos tempos informados.

Tempo Significativo

Se definido como significativo, o tempo dessa operação será aplicado no cálculo das datas de início mais cedo e mais tarde da operação. Esse conceito deverá ser aplicado sempre que houver uma operação cujo tempo, dentro do total, seja significativo (Por exemplo: Maior que um dia). Assim é aplicado a todos os casos de operações executadas em terceiros ou em operações longas ou naquelas que exigem tempo de descanso, cura entre outros.

Redutor de Setup

Exibe e permite alterar o código redutor de setup conforme cadastrado na função Manutenção de Código Redutor de Setup (DB0114).

 

Recurso Secundário por Operação – DB0128

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Operações do Grupo de Máquina (DB0127) - Botão Recur. Sec., é possível incluir/manutenir os recursos secundários necessários para execução da operação selecionada.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, apresenta a tela Recurso Secundário por Operação (DB0128A), onde é possível vincular a utilização do recurso secundário selecionado para uma operação.

Modificar

Quando acionado, apresenta a tela Recurso Secundário por Operação (DB0128A), onde é possível modificar o vínculo da utilização do recurso secundário selecionado para uma operação.

Eliminar

Quando acionado permite eliminar o vínculo do recurso secundário com a operação selecionada.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Item

Exibe o código e a descrição do item da operação.

Roteiro

Exibe o código e a descrição do roteiro da operação.

Operação

Exibe o código e a descrição da operação.

Grupo de Máquina

Exibe o código e a descrição do grupo de máquina.

 

Recurso Secundário por Operação – DB0128A

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Recurso Secundário por Operação (DB0128) - Botões Incluir e Modificar, é possível incluir/manutenir os recursos secundários necessários para execução da operação selecionada.

 

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Recurso

Inserir o código do Recurso Secundário.

Centro de Trabalho

Inserir o código do Centro de Trabalho que consumirá o Recurso Secundário para executar a operação selecionada.

Ativo

Indica se o relacionamento do recurso secundário com a operação está ativo ou não, implicando nos cálculos do planejamento.

Tipo Recurso

Exibe o tipo de recurso cadastrado para o recurso secundário informado.

Qtd Consumida

Inserir a quantidade que a operação em questão consumirá do recurso secundário. 

Importante:

Não será permitido informar uma quantidade de consumo do recurso menor ou igual à zero.

Alocação Recurso

Selecionar a porção de tempo da operação (operação completa, produção ou preparação) ao qual será alocado o recurso secundário.