Árvore de páginas

Geração Parcelas de Crédito de PIS/COFINS - FAS359AA

Visão Geral do Programa

Essa rotina é responsável por gerar as parcelas relativas aos créditos de PIS e COFINS. As apropriações contábeis de cada parcela são geradas para cada cenário contábil e finalidade econômica parametrizado para o bem, onde o tipo de cálculo for igual a branco. As apropriações são geradas somente para as finalidades que tenham a forma de armazenamento do tipo “Ativo Fixo”.

São utilizadas as contas contábeis determinadas no programa Parâmetros de Contabilização com a finalidade contábil “PIS” e “COFINS”. O centro de custo, unidade de negócio e estabelecimento utilizados na geração das apropriações contábeis são as que estão cadastrados para cada Bem, sendo que na contabilização, o centro de custo será utilizado somente no lançamento contábil de natureza credora (CR).

As parcelas são calculadas separadamente para todas as incorporações que o Bem possuir. Os valores dos descontos de crédito de PIS e COFINS são calculados da seguinte forma:

PIS                  (Vlr crédito PIS informado para o Bem/Incorporação ÷ Nro de parcelas informado p/o Bem/Incorporação)

COFINS          (Vlr crédito COFINS informado para o Bem/Incorporação ÷ Nro de parcelas informado p/o Bem/Incorporação)

Na geração da primeira parcela de crédito do tipo “contábil” do Bem ou Incorporação, são geradas também as apropriações referentes ao valor total do Crédito de PIS e COFINS informados. Essas apropriações terão a finalidade contábil “Implantação PIS  / COFINS”, enquanto as apropriações referentes às parcelas terão a finalidade contábil “Parcela PIS / COFINS”.

Quando o Bem sofrer baixas, antes que todas as parcelas de créditos tenham sido geradas, será criada uma apropriação contábil referente ao valor baixado, proporcional ao total de parcelas que já foram geradas. Essa apropriação contábil terá a finalidade “Baixa PIS / COFINS”.

Exemplo:

Para um Bem implantado é informado um valor de crédito PIS de 800,00, para ser descontado em 48 vezes.

 

- Na geração da primeira parcela, são criadas apropriações referentes ao Crédito e ao desconto da 1ª parcela:

Finalidade Contábil

Valor

Implantação PIS

800,00

Parcela PIS

16,66

 

- Na geração da segunda parcela será criada somente a apropriação referente ao desconto da 2ª parcela:

Finalidade Contábil

Valor

Parcela PIS

16,66

 

- Supondo que após gerar a segunda parcela, o Bem seja totalmente Baixado, na próxima geração de parcelas, será criada a apropriação referente à Baixa do Bem.

Finalidade Contábil

Valor

Baixa PIS

783,34

 

Para determinar a conta contábil de Débito (DB) das apropriações de Implantação, será utilizada a Conta Contábil CR do Parâmetro de Contabilização da Conta Patrimonial, onde a finalidade Contábil for igual a “PIS” ou “COFINS”. A contrapartida será a Conta Contábil CR do Parâmetro de Contabilização da Conta Patrimonial, onde a Finalidade Contábil for igual à Origem da transação de implantação do Bem/Incorporação.

Para determinar a conta contábil de Crédito (CR) das apropriações de Baixa, será utilizada a Conta Contábil CR do Parâmetro de Contabilização da Conta Patrimonial, onde a Finalidade Contábil for igual a “PIS” ou “COFINS”. A contrapartida será a Conta Contábil DB do Parâmetro de Contabilização da Conta Patrimonial, onde a Finalidade Contábil for igual à Origem do movimento de baixa correspondente.

As contas contábeis de Débito (DB) e Crédito (CR), das apropriações das Parcelas geradas, serão respectivamente os parâmetros Conta Contábil DB e Conta Contábil CR do Parâmetro de Contabilização da Conta Patrimonial, onde a Finalidade Contábil for igual a “PIS” ou “COFINS”.

Para determinar a data inicial e final do “Exercício/Período”, será utilizado o cenário parametrizado como “Fiscal”, para a empresa em que o usuário está logado.

Importante:

Não serão gerados os registros de parcelas para os Bens/Incorporações que já possuírem registro gerado no período informado, e também para os Bens/Incorporações em que a parcela do último período gerado for igual ao número de parcelas parametrizado para o Bem/Incorporação. O número da parcela será igual à última parcela gerada para o Bem/Incorporação acrescido de 1 (um). Caso não exista outra parcela gerada anteriormente para o Bem/Incorporação, o número da parcela será igual a 1 (um).

Demonstrativo Reg Calc Parc Créd Pis Cofins

Objetivo da tela:

Permitir a geração das parcelas relativas aos créditos de PIS e COFINS.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Exercício

Inserir o exercício para o qual deve ser efetuada a geração das parcelas de crédito de PIS/COFINS. 

Período

Inserir o período para o qual deve ser efetuada a geração das parcelas de crédito de PIS/COFINS. 

Gera Não Contábil

Quando assinalado, determina que não devem ser criadas apropriações contábeis para as parcelas geradas, atualizando estas como sendo do tipo “Não Contábil”. 

Conta Pat

Inserir uma faixa de contas patrimoniais que deve ser considerada na pesquisa dos bens parametrizados como “Crédito Parcelado” para a geração das parcelas de crédito de PIS/COFINS. 

Bem

Inserir uma faixa de bens que deve ser considerada na pesquisa dos bens parametrizados como “Crédito Parcelado” para a geração das parcelas de crédito de PIS/COFINS. 

Destino

Selecionar uma das opções que determina o destino de impressão do resultado gerado. Veja mais informações na descrição do conceito Opções de Destino.

Execução

Selecionar uma das opções que determina se a forma de execução desse programa deve ser on-line ou batch. Veja mais informações na descrição do conceito Formas de Execução.

Dimensões

Linhas – Exibe o número de linhas-padrão para a listagem a ser emitida, sendo que esse número pode ser aqui alterado.

Colunas - Exibe o número de colunas-padrão para a listagem a ser emitida, sendo que esse número não pode ser alterado.