Árvore de páginas

Sugestão de Retirada Automática

É o processo responsável pela verificação de disponibilidade de estoque para atendimento de determinado documento de saída do depósito. Nele são determinados quais lotes serão separados, e feita a alocação dos saldos dos endereços selecionados. Além disso, são gerados os movimentos de estoque que serão realizados e a geração das tarefas para execução da movimentação necessária, conforme parametrização do sistema.

Nota:

A parametrização do item por estabelecimento/local permite que o item seja manipulado de formas diferentes nos diversos estabelecimentos/locais da empresa. Exemplo: um item pode compartilhar endereço com outro item em um determinado local, porém nos demais locais ele não compartilha. Essa parametrização não é obrigatória e, caso ela não seja efetuada, será considerada a parametrização principal (original) do item.
A alocação de saldos – para alocações de materiais realizadas fora da área de picking – será lógica, ou seja, será alocado o endereço, o item, o lote e a referência e não uma linha de saldo específica.

Existem quatro formas específicas de sugestão de retirada, de acordo com o tipo do documento de saída:

  Pedido sob encomenda: a separação é feita exclusivamente de uma área de endereços do tipo “sob encomenda”. A seleção dos endereços é feita pelas etiquetas de identificação das embalagens que foram previamente reservadas para determinado cliente.

Nota:

Nessa forma de sugestão de saída nenhum critério de verificação de datas de validade ou datas de entrada (FIFO, FEFO, LIFO, LEFO) é utilizado.

  Documento agrupado em um documento de consolidação: a separação é feita diretamente do endereço de trânsito que foi definido no processo de geração de consolidação de documentos (WM0330).

Nota:

Nessa forma de sugestão de saída nenhum critério de verificação de datas de validade ou datas de entrada (FIFO, FEFO, LIFO, LEFO) é utilizado, visto que já foram utilizados anteriormente na separação do documento consolidado, onde a mercadoria é retirada dos endereços de origem, e armazenados temporariamente no endereço de trânsito. 

Esse processo de consolidação de documentos é utilizado com o objetivo de reduzir a quantidade de movimentações no depósito, e consequentemente o custo das operações, visto que, ao invés de serem feitas várias retiradas de pequenas quantidades do mesmo item, é feita uma retirada da quantidade total necessária para o atendimento de um grupo de documentos de saída.

  Normal – áreas de picking: a separação é feita de endereços do tipo “pick to clean”, agrupados nas chamadas áreas de picking. Para cada área são definidos os itens que são armazenados, sendo que um mesmo item pode ter mais de uma área, uma para cada tipo de embalagem. 

A alocação da retirada não é feita para um endereço específico, e sim para a área de picking como um todo. O movimento é criado para o primeiro endereço não bloqueado da área. Portanto, no momento da confirmação da retirada, o item poderá ser retirado de um outro endereço diferente do sugerido originalmente, desde que seja da mesma área de picking. A alocação é feita dessa maneira devido a grande movimentação dessas áreas, tornando impossível a determinação da ordem de execução das tarefas de separação.

Nota:

Esse processo de separação é utilizado somente para os itens parametrizados como “Picking Exclusivo Área de Picking”, desde que exista pelo menos uma área de picking onde o item esteja relacionado, o documento não esteja parametrizado como “LIFO Pedido Exportação”, e a separação não seja de um lote específico.

  Normal – endereços normais: a determinação dos melhores lotes é feita considerando o tipo de controle de saída parametrizado para o item. Normalmente são selecionados os lotes com vencimento mais recente, quando o controle é por data de validade (FEFO), ou os lotes com data de entrada no depósito mais antiga, quando o controle é por data de entrada (FIFO). Existe também a possibilidade de utilização de LIFO e LEFO, parametrizando o documento como “LIFO Pedido Exportação” e o módulo para considerar esse parâmetro.

Além das datas de validade ou entrada dos lotes, são consideradas também como critérios de seleção de endereços, o tipo do endereço, que pode ser “normal” ou “excedente”, a situação do endereço, que não pode estar bloqueado, e pode ser obrigatório, preferencial ou normal, priorizadas nesta ordem, e a sequência de retirada parametrizada no item, que pode ser horizontal e vertical.

Importante:

Quando definidos critérios de "shelf life" (vida útil) para o item do cliente (WM0125), o sistema efetua a seguinte sugestão de saída:

  Pedido sob encomenda: não há validação de critérios de “shelf life”, visto que estes pedidos são atendidos por lotes específicos, pré-determinados no momento da produção.

  Documento agrupado em um documento de consolidação: como a separação é feita diretamente do endereço de trânsito que foi definido no processo de geração de consolidação de documentos (WM0330), onde as mercadorias de diversos documentos, que podem inclusive ser de clientes diferentes são agrupadas, a validação dos critérios de “shelf life” não pode ser feita.

  Normal – áreas de picking: visto que a alocação da retirada não é feita para um lote de um endereço específico, e sim para área de picking, o item pode ser retirado de um endereço diferente do sugerido inicialmente, portanto, a validação dos critérios de “shelf life” é feita somente para verificar se existe estoque disponível, mas não garante que determinado lote que atenderia aos critérios de “shelf life” permanecerá disponível no momento da confirmação da retirada.
Como esse procedimento pode causar problemas, esta rotina é executada somente se o parâmetro “Permite Separação Endereços Picking” estiver marcado no cadastro de critérios de “shelf life”, senão a separação será feita somente nos endereços normais.

  Normal – endereços normais: os processos de verificação dos lotes disponíveis, validação dos critérios de “shelf life” e alocação dos lotes para separação serão feitos conforme descrito no conceito Determinação e Validação dos Critérios de Shelf Life.
Quando considerado critérios de shelf life, alocação das áreas de picking não é mais considerada na verificação de disponibilidade de estoque, sendo que a retirada não é feita nesses endereços.
Se a separação for feita para um lote específico informado no pré-faturamento, e os critérios de “shelf life” não forem atendidos, o sistema emitirá uma mensagem do tipo advertência informando sobre o problema, e a integração do documento no WMS é feita normalmente. 
Se não for informado um lote específico para separação, a integração com o WMS somente será feita se os critérios de “shelf  life” forem atendidos completamente.