Árvore de páginas

Objetivo

Neste processo são geradas as movimentações das transações, a partir da leitura da etiqueta que se encontra fixada no item.

Visão geral

No registro da movimentação de uma transação tem um atributo que identifica a situação atual de processamento da transação.

Se, no programa Manutenção Tipo Transação (BC0105), o indicador Atualiza On-Line não estiver assinalado, o registro da movimentação fica com situação igual a NOVA.

Se o indicador estiver assinalado, significa que a transação é efetivada logo após a geração da movimentação. Assim, a situação é assinalada para ATUALIZADA, se não houver nenhum erro de atualização. Caso contrário, a situação fica assinalada com ERRO.

Nas transações que utilizam código de item, é verificado na Manutenção dos Parâmetros de Coleta Dados (BC0101), qual é o tipo de código utilizado para controle do item.

A movimentação da transação pode ter duas fontes de origem:

•  Por intermédio dos programas de movimentação das transações, no Coleta de Dados. Nesta alternativa, é utilizado um coletor de dados ligado On-Line com a estação de trabalho do usuário. O processo ocorre da seguinte forma:

O programa correspondente à movimentação do material deve estar ativo na estação de trabalho.

O cursor deve estar posicionado no campo que irá receber o primeiro valor lido da etiqueta pelo coletor.

O usuário pode complementar a movimentação, informando os demais campos.

A efetivação instantânea da movimentação, depende da opção assinalada no campo Atualiza On-Line, no programa Manutenção Tipo Transação (BC0105).

 •  Por intermédio da importação de arquivo batch, cuja origem pode ser de coletor Off-Line, ou programa especifico do cliente. A composição do arquivo e distribuição dos campos deve atender o layout informado pela Datasul S.A. O processo ocorre da seguinte forma:

O conteúdo do arquivo de importação é gravado no banco de dados do Coleta de Dados.

Posteriormente, será executada a efetivação da movimentação, na base de dados do aplicativo de negócio.

 

Quando o Data Collection for utilizado com o Magnus, é necessário criar uma área de programas referente à integração Datasul EMS x Magnus, mas que serão executados pelo produto Datasul EMS. Abaixo seguem os programas que devem ser obtidos a partir do produto Magnus (expedição Magnus). Esses programas devem obrigatoriamente constar no propath antes do produto padrão Datasul EMS 2, caso contrário, é apresentada a seguinte mensagem: “cdp/cdapi525.p – Could not find file param-global in database mgind (1494)”.

 •  bcp/bcbo200*.p (todos os programas que iniciam com bcbo200)

 •  cdp/cd4100.p

 •  dp/cd8700*.p (todos os programas que iniciam com cd8700)

 •  cdp/cd8701c.p

 •  cdp/cd8702.p

 •  cdp/cd9750.p

 •  cdp/cdapi524.p (login EMS 2)

 •  cdp/cdapi525.p (login EMS 2)

 •  cep/ce0225.p

 •  mpp/mp9910.p (integração com o Multiplanta)

 

Caso seja utilizado um coletor que emula telnet no Windows 2000, conectando banco Oracle, deve-se verificar se o arquivo progress.ini, utilizado na sessão, está com os parâmetros corretos na sessão [Winchar Startup], como o DLC, PROPATH, etc.

No arquivo do Oracle sqlnet.ora, localizado no diretório Network/Admin, deve-se comentar a linha #SQLNET.AUTHENTICATION_SERVICES=(NTS).

O programa Manutenção Tipo Transação permite a configuração das requisições das ordens de manutenção.

Importante:

As mensagens de erros e de alertas nos coletores são exibidas por um tempo pré-determinado nos programas de cada transação. Caso o usuário queira abandonar a mensagem, antes do tempo pré-determinado, este poderá clicar em qualquer tecla do coletor, com exceção da tecla "ESC".

Integração WMS X DataCollection

Objetivo

Apresentar o conjunto de transações padrões, disponibilizadas no Módulo DataCollection, que se integram ao Módulo de WMS para a execução de suas principais funções.

Pré-requisitos

São pré-requisitos para essa integração no Datasul EMS Framework:

Módulo DataCollection, a partir do release 2.02.

Módulo WMS, a partir do release 2.04.

Visão Geral

O Módulo WMS foi desenvolvido para atender a necessidade de gerenciamento e controle dos processos de armazenagem, movimentação e expedição, que ocorrem dentro de um depósito. O módulo DataCollection foi desenvolvido para gerenciar os processos de coleta de dados e de geração de etiqueta com código de barras. Quando integrados, os principais benefícios oferecidos pela utilização do DataCollection para atualização das tarefas geradas pelo WMS são:

 •  Precisão nas informações;

 •  Controle apurado de estoque;

 •  Rastreabilidade;

 •  Redução dos custos de mão de obra;

 •  Proporcionam acesso de clientes a informações em tempo real.

Na tabela a seguir são apresentados os programas que permitem a execução das tarefas e movimentações no depósito, com a utilização do coletor de dados e que se integram com o WMS:

Nessa tabela são identificados os programas que permitem o comprimento das tarefas, por intermédio da leitura dos seriais, ou pela identificação do item x quantidade, disponível no endereço.

 

Glossário

WMS: (Warehouse Management System) Gerenciamento de Armazém.

SKU: (Stock Keeping Unit) Item de produto mantido em estoque.

Picking: é uma tarefa de separação de itens.

Packing: é uma tarefa de acondicionamento de itens, em um volume maior para expedição, transporte e entrega das mercadorias ao cliente. O packing tem como predecessora a tarefa de picking (separação).

Carga: é um agrupamento de produtos correspondentes a uma movimentação de entrada da produção no WMS. A carga é composta de diversas etiquetas do tipo “Não Agrupa”, “Agrupador Etiquetas” ou “Agrupador Próprio”, podendo conter diferentes produtos.

Etiquetas<: existem dois tipos principais de etiquetas no WMS. As etiquetas de itens que identificam uma unidade do item, e as etiquetas agrupadoras, que na maioria dos casos, identificam embalagens com diversas unidades de um mesmo item.

Packing: é o agrupamento de packings para a formação e emissão do Packing List dos embarques para os pedidos de exportação.