Árvore de páginas

Estruturar Quadro de Lotação - RS0774

Visão Geral do Programa

O usuário poderá incluir, alterar, eliminar vagas, tendo uma visão hierárquica das Unidades de Lotação, de acordo com o Plano de Lotação vigente no mês/ano do quadro que estiver visualizando.

Só poderão ser incluídos ou alterados registros cujo mês/ano de referência sejam maiores do que o último mês de fechamento que está nos parâmetros do módulo. O objetivo é garantir a integridade das informações, já que as de vagas efetivamente ocupadas e de afastados são geradas pelo sistema e, a manutenção da quantidade de vagas autorizadas só deve ocorrer para meses que ainda não estejam fechados.

Nota:

Somente são considerados no quadro de lotação os funcionários com data de desligamento superior ao mês do quadro.

Caso venha a ser informado um mês/ano já devidamente fechado, será emitida mensagem de alerta informando que apenas será permitida a consulta.

Estrutura Quadro Lotação

Objetivo da tela:

Possibilita a manutenção do Quadro de Lotação praticado pela empresa, a partir da estrutura de lotação vigente na empresa / estabelecimento no mês/ano informado.

Nota:

Conjunto de Botões para auxiliar na manutenção da Estrutura

O conjunto composto de oito botões permitirá que o usuário possa manter a estrutura, de uma forma fácil e eficaz. Cada botão exibirá a respectiva função quando estiver “apontado” pelo mouse, mas se observarmos estes botões de cima para baixo e da esquerda para a direita, teremos respectivamente:

Botão 1 - Expande Lotação

Botão 2 - Minimiza Lotação

Botão 3 - Expande Unidade de Lotação

Botão 4 - Minimiza Unidade de Lotação

Botão 5 - Expande Geral Unidade de Lotação

Botão 6 - Totalização de Vagas

Botão 7 - Manter Estrutura

Botão 8 - Gerar Quadro Automático

Abaixo seguem alguns “passos” que auxiliam na utilização do programa

PRIMEIRO PASSO: Criando o quadro de lotação

O programa possui uma facilidade para criar o Quadro de Lotação a partir do registro dos funcionários no sistema de folha de pagamento. Para fazer isto, num mês em que se possa fazer ajustes (isto é, um mês igual ou maior ao de referência da tabela de parâmetro), pode-se usar o botão gerar quadro automático (último botão da esquerda para a direita). Assim, a estrutura do quadro de lotação será criada de acordo com a localização dos funcionários na empresa.

Então, num exemplo, se dez funcionários estão lotados no Estabelecimento “A”, na Unidade de Lotação “expedição”, Turno “mensalista”, Cargo “auxiliar de expedição”, dois são estagiários” e oito são “funcionários”, será criada na base os registros que reflitam esta realidade.

Outra forma é, desde que já exista o Quadro de Lotação para outros meses, e tenham poucas alterações para o mês que se está criando, utilizar a função Replicar Quadro de Lotação (RS0755) que irá replicar o quadro e após, utilizar a função Estruturar Quadro de Lotação (RS0774) efetuando os eventuais ajustes que forem necessários.

Ou ainda, incluir toda a estrutura de lotação manualmente, através da função Estruturar Quadro Lotação (RS0774) ou a função Quadro de Lotação (RS0053).

SEGUNDO PASSO: Visualizando as estruturas

A função dos botões expande unidade de lotação e minimiza unidade de lotação é, levando em conta a estrutura de lotação da empresa, exibir as Unidades de Lotação da estrutura selecionada, de acordo com o que foi cadastrado na folha de pagamento. Se o botão de expande está desabilitado, significa que não há nenhuma estrutura abaixo da que está selecionada.

Os botões expande lotação e minimiza lotação tem um sentido semelhante, aos botões de expande unidade de lotação e minimiza unidade de lotação porém serão exibidos os turnos/cargos/Tipos de vaga que estiverem abaixo da estrutura selecionada. Sendo que somente ficarão habilitados quando existirem estruturas relacionadas.

Para que se possa visualizar rapidamente, em cada ramo da estrutura de lotação, a quantidade de vagas todos os tipos de vagas que existir abaixo desta estrutura, deverá ser utilizado o botão totalização de vagas.

TERCEIRO PASSO: Manutenção das estruturas de lotação

Para qualquer eventual ajuste, no que se refere a Turno, Cargo e Vagas, utiliza-se o botão manter estrutura, que executará programas conforme o nível a que se está referindo (seguindo a ordem: unidade de lotação/ turno/ cargo/ Tipo de vaga).

O usuário poderá selecionar se desejar, no caso do Turno e do Cargo, os Turnos e Cargos que fazem parte da estrutura. O último nível é o “tipo de vaga”.

O turno é opcional, podendo ser 0 (zero) que valerá para todos os turnos.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:Descrição:

Estabelecimento

Permite informar o Estabelecimento selecionado.

O usuário poderá pesquisar esta informação por meio da tecla “F5” ou com dois cliques sobre o campo. (ver detalhes em Manutenção Estabelecimento).

Mês/Ano

Permite informar o Mês e o Ano a ser relacionado à estrutura. Caso o período solicitado já esteja fechado será emitida mensagem alertando que só será possível efetuar consulta.

Plano Lotação

Este campo será preenchido pelo sistema que terá como referência o Plano de Lotação vigente.