Páginas filhas
  • Cadastro de Ordens de Serviço - PAT0310

Cadastro de Ordens de Serviço - PAT0310 

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Somente serão importadas as Ordens de compra cadastradas com Objetivo de compra igual a “A” (compra a ser considerada para Ativo Imobilizado).

A Ordem de Serviço mestre é pré-requisito para cadastramento de gastos referentes a esta ordem.

A opção “Baixar” na tela de parcelas das OSs tem como objetivo efetuar uma baixa total ou parcial de uma parcela de OS.

Cadastro de Ordens de Serviço - PAT0310 

Objetivo da tela:

Manutenir as ordens de serviço, cujas informações servirão de base para todos os gastos incorporados nesta ordem.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Transferência

Permite imobilizar, total ou parcial, uma Ordem de Serviço para o Patrimônio. Esta imobilização pode ser feita da seguinte forma:

Gerar um inventário/parcela a partir de uma parcela da Ordem de Serviço;

Gerar um inventário/parcela a partir de N parcelas da Ordem de Serviço, onde o valor do inventário/parcela será igual à soma de todos os gastos das parcelas de Ordem de Serviço imobilizadas;

 Gerar N inventários/parcelas a partir de uma parcela de Ordem de Serviço;

Gerar N inventários/parcelas a partir de N parcelas de Ordem de Serviço.

Parcela

Permite incluir ou efetuar manutenção das parcelas das Ordens de Serviço.

Serão incluídas as parcelas, valor, descrição, etc.

Valores

Permite consultar os valores das Ordens de Serviço nas moedas utilizadas pelo sistema de Patrimônio.

Transferir

Permite imobilizar, total ou parcial, uma Ordem de Serviço para o Patrimônio. Esta imobilização pode ser feita da seguinte forma:

Gerar um inventário/parcela a partir de uma parcela da Ordem de Serviço;

Gerar um inventário/parcela a partir de N parcelas da Ordem de Serviço, onde o valor do inventário/parcela será igual à soma de todos os gastos das parcelas de Ordem de Serviço imobilizadas;

Gerar N inventários/parcelas a partir de uma parcela de Ordem de Serviço;

Gerar N inventários/parcelas a partir de N parcelas de Ordem de Serviço.

canceLar

Permite cancelar a efetivação da Ordem de Serviço.

Baixar

Permite efetuar a baixa total da Ordem de Serviço.

Relacionamento

Permite verificar se a ordem de serviço consultada possui relacionamento com inventário/parcela cadastrado.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

 OS

Número da Ordem de Serviço mestre. Esta Ordem de Serviço deve estar cadastrada na Contabilidade, pois existe um relacionamento entre a Contabilidade e o Patrimônio. Toda Ordem de Serviço cadastrada na Contabilidade com o tipo "I" (Investimento) e "O" (Operacional) é gerada no imobilizado de forma automática, não necessitando inclusão manual.

Nota:

Quando a Ordem de Serviço é cadastrada na Contabilidade, é definida uma conta de relacionamento que funciona como um agrupamento de Ordens de Serviço.

O número da Ordem de Serviço é o número da conta contábil reduzida do tipo "09".

Centro custo

Código do centro de custo relacionado à Ordem de Serviço. Este código deve estar cadastrado no CON0480 (Centros de Resultado).

Data início

Data de início da Ordem de Serviço. Esta data é utilizada para definir desde quando uma Ordem de Serviço pode receber gastos para futuras imobilizações.

Nota:

Este centro de custo será utilizado pelo sistema no momento em que esta Ordem de Serviço for imobilizada para o Patrimônio, onde o inventário gerado estará relacionado a este centro de custo.


Data término

Data de término da Ordem de Serviço. Esta data é utilizada para definir até quando uma Ordem de Serviço pode receber gastos para futuras imobilizações.

Área planta

Código da Área da Planta. A área da planta é uma subdivisão do espaço físico da empresa que deve ser definida pelo usuário. Esta informação será utilizada na imobilização da Ordem de Serviço para o Patrimônio.

Exemplo:

 Empresa Modelo

        Área de fábrica

        Área administrativa

Nota:

Deverá estar cadastrado na tabela ÁREA (PAT0190). Caso a empresa não trabalhe com este tipo de informação, deixar o campo em branco.

Planta

Código da planta da empresa. A planta é uma subdivisão da área e está ligada também ao prédio ao qual ela pertence. Esta informação será utilizada na imobilização da Ordem de Serviço para o Patrimônio.

Exemplo:

Empresa Modelo

        Área Administrativa

         Planta Contabilidade

         Planta Contas a Pagar

Nota:

 Deverá estar cadastrado na tabela de PLANTAS (PAT0180). Caso a empresa não trabalhe com este tipo de informação, deixar o campo em branco.


Empresa localizadora

Código da empresa em que o bem está alocado. Deverá estar cadastrada na tabela de EMPRESAS. Este campo é apenas informativo.

Quando esta informação não for utilizada, deve ser informado o código igual ao da empresa corrente. Esta informação será utilizada na imobilização da Ordem de Serviço para o Patrimônio.

Estabelecimento local

Código do estabelecimento localizador que indica em que estabelecimento o bem está alocado.

Nota:

Deverá estar cadastrado SUP0130 (Cadastros e Tabelas - Parâmetros - Estabelecimentos).

Este campo é apenas informativo.

Quando esta informação não for utilizada, deverá ser informado o código igual ao da empresa corrente. Esta informação será utilizada na imobilização da Ordem de Serviço para o Patrimônio.


Setor

Código do setor que representa uma subdivisão da empresa e que permite localizar o bem dentro da empresa. Deverá estar cadastrado na UNIDADE FUNCIONAL (Logix RH - Folha de Pagamento).

Caso a empresa não trabalhe com este tipo de informação, deixar o campo em branco.

Esta informação será utilizada na imobilização da Ordem de Serviço para o Patrimônio.

Subsetor

Código do subsetor que representa uma subdivisão do setor (unidade funcional)e que permite localizar os bens dentro da empresa. Deverá estar cadastrado na tabela SETOR (PAT1590).

Esta informação será utilizada na imobilização da Ordem de Serviço para o Patrimônio.

Agrupamento

Código do Agrupamento que agrupa o bem à conta contábil, ou seja, define a que grupo contábil ele pertence. Utilizado também como subdivisão do grupo contábil para utilização como descrição padrão de inventário.

Esta informação será utilizada no momento em que a Ordem de Serviço for imobilizada para o Patrimônio, gerando o inventário neste agrupamento.

Ex.: GRUPO = 001 - MÓVEIS E UTENSÍLIOS

   AGRUPAM = 0001 - CADEIRA

             0002 - MESA

Deverá estar cadastrado na tabela AGRUPAMENTOS (PAT0240).

Tipo depreciação

Código do tipo de depreciação para definir qual o percentual que o bem irá depreciar. O mesmo deverá estar cadastrado na tabela TIPO DEPRECIACAO (PAT1620).

Esta informação será utilizada na imobilização da Ordem de Serviço para o Patrimônio.

Recurso

Recurso que será relacionado ao inventário. Deverá estar cadastrado na tabela de RECURSOS (MAN0060) do Manufatura.

Esta informação será utilizada na imobilização da Ordem de Serviço para o Patrimônio.

Valor orçado

Valor máximo permitido para gastar com a Ordem de Serviço.

Conta Total

Campo específico de cliente.

Descrição documento origem

Número do documento que informa a origem da Ordem de Serviço.

Descrição ordem serviço

Descrição da finalidade da Ordem de Serviço.

Ordem serviço

Número da Ordem de Serviço para transferir para o Patrimônio. Para transferir uma OS, a mesma deve possuir parcelas ativas cadastradas com data de aquisição igual ou inferior ao mês/ano do parâmetro do sistema.

Todas as parcelas?

Indica se devem ou não ser transferidas todas as parcelas para o Patrimônio.

Se não transferir todas as parcelas, será aberta uma tela com todas as parcelas ativas desta OS, onde deverá ser informado "S" nas parcelas a transferir.

Inventário novo?

Indica se o inventário que será criado a partir desta OS, será um inventário novo ou apenas mais uma parcela de um inventário já existente.

Quantidade inventários

Quantidade de inventários que será(ão) criado(s) na transferência desta OS. Se o número de inventários for maior que 1, será aberta uma tela para informar os dados referentes a cada inventário criado, inclusive o valor.

Inventário

Número do inventário a ser criado no Patrimônio. Se no campo "Inventário novo" for informado "S", deverá ser informado um número de inventário novo ainda não cadastrado no Patrimônio, caso contrário, deverá ser informado um inventário que já possui cadastro, onde será criada uma nova parcela para este.

Parcela

Número da parcela do inventário a ser criado no patrimônio. Sempre aparecerá o número da parcela a ser criada, porém, é permitida a alteração do mesmo desde que a parcela informada ainda não tenha sido cadastrada para o inventário.

Inventário pai

Número do inventário mestre que estará relacionado à parcela do inventário.

Este inventário indica a conta em que a parcela está relacionada, centro de custo e depreciação que irá sofrer. Este campo apenas faz o relacionamento entre a parcela e o inventário mestre. O inventário pai informado deve estar previamente cadastrado no PAT0060 (Patrimônio - Patrimônio - Cadastro de Patrimônio)

Plaqueta

Número de plaqueta a qual um inventário/parcela está relacionado. Aparecerá nos principais relatórios do sistema. Este campo é apenas informativo.

Centro de Custo

Código do centro de custo que o inventário estará relacionado. O código que aparece automaticamente é o mesmo informado no momento da inclusão da OS, porém este pode ser alterado desde que o mesmo esteja cadastrado no CON0480 (Centros de Resultado).

AgrupamentoCódigo do agrupamento que o inventário estará relacionado. O código que aparece automaticamente é o mesmo informado no momento da inclusão da OS, porém este pode ser alterado desde que o mesmo esteja cadastrado no PAT0240 (Patrimônio - Tabelas Auxiliares - Agrupamentos).

Tipo depreciação

Código do tipo de depreciação que o inventário estará relacionado. O código que aparece automaticamente é o mesmo informado no momento da inclusão da OS, porém este pode ser alterado desde que o mesmo esteja cadastrado no PAT01620 (Patrimônio - Tabelas Auxiliares - Tipo de Depreciação). A taxa de depreciação deve sempre ser anual, sendo que esta é fixada em função do prazo durante o qual se possa esperar a utilização econômica do bem pelo contribuinte na produção de seus rendimentos.

As taxas usualmente aplicadas são:

Computadores e periféricos       20%

Edifícios                         4%

Instalações                      10%

Maquinários                      10%

Móveis e utensílios              10%

Semoventes                       20%

Caminhões fora de estrada        25%

Motociclos                       25%

Tratores                         25%

Veículos de passageiros e cargas 20%

A empresa poderá adotar taxas diferentes das especificadas acima mediante laudo técnico, porém em caso de dúvida poderá ser solicitada pelos fiscais da Secretaria da Receita Federal, perícia do Instituto Nacional de Tecnologia ou de outra entidade oficial de pesquisa científica ou tecnológica, prevalecendo os prazos de vida útil recomendados por essas instituições. 

Descrição documento aquisição

Número da nota fiscal ou qualquer outro documento que informe a origem do inventário. Estes dados são apenas informativos.

Descrição inventário

Descrição do inventário que será incluído no Patrimônio. A descrição que aparece automaticamente no campo é igual a descrição da primeira parcela selecionada para a transferência.

Data efetivação

Data em que a OS e suas parcelas foram transferidas para o Patrimônio. A data informada deve estar dentro do mês/ano de fechamento fiscal cadastrado no PAT0120 (Patrimônio - Tabelas Auxiliares - Parâmetros).

Valor original

Valor que o inventário/parcela será criado. Este valor não pode ser maior que o somatório dos valores das parcelas das OSs que estão sendo transferidas.

AEN

Área e linha de produto para emissão do relatório. Esta informação somente será solicitada, se na tabela de parâmetros (PAT0120) estiver informado que a empresa trabalha com AEN no Patrimônio.

Ex: Se for informada a AEN igual a 01000000, serão listados todos os itens que possuírem a linha de produto igual a 01.

  01000000  =>>> 01 00 00 00

                  |  |  |  | Classe de Uso

                  |  |  | Segmento de Mercado

                  |  | Linha de Receita

                  | Linha de Produto

 

Valor orçado cliente

Campo específico de cliente.

Reconverte FASB/CMI?

Indica se a imobilização da Ordem de Serviço deverá realizar a reconversão da moeda FASB/CMI, utilizando as cotações existentes.

Valores aceitos:

"S" - Realizará a reconversão dos valores para a moeda FASB/CMI, utilizando as cotações existentes.

"N" - Não realizará a reconversão dos valores para a moeda FASB/CMI, ou seja, utilizará o valor FASB/CMI já existente nas parcelas da Ordem de Serviço.

Data BaixaData em que o inventário foi baixado na empresa. Esta data não poderá ser inferior ao mês/ano de fechamento fiscal cadastrado em Parâmetros (PAT0120).

Denominação Baixa

 Descrição da baixa, motivo, nota fiscal de venda, etc. Esta descrição aparecerá nos relatórios de baixas.
Tipo Baixa

Tipo de baixa que o inventário sofreu.

Exemplo:

Ex: Venda, Furto, Obsolescência.

Deverá estar cadastrado em Tipos de Baixa (PAT1500).

Quantidade parcela

Quantidade de parcelas a serem geradas a partir da OS/parcela selecionada.
Projeto

Código do projeto que a Ordem de Serviço está relacionada. A finalidade deste campo, é agrupar todas as OSs utilizadas pela empresa na construção de prédios, galpões, aquisição de bens, etc...

Desta forma, é possível ter um controle melhor dos gastos em um determinado projeto. Este campo não é obrigatório, porém se informado, o mesmo deve estar previamente cadastrado no programa de manutenção dos Projetos do Patrimônio (PAT2870).

ICMS

Valor do ICMS que será utilizado no cálculo correspondente a parcela da ordem de serviço que está sendo incluída.

Nota:

O valor informado neste campo, somente será utilizado se a empresa considerar o ICMS no cálculo do crédito de PIS/COFINS, caso contrário, este campo será apenas informativo.


Dados complementares Entrada - PAT0310 

Objetivo da tela:

Registrar os dados complementares entrada.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Nota fiscal 

Número da nota fiscal de entrada que será relacionado ao inventário cadastrado.

Nota:

Essa informação não é obrigatória, porém será utilizada na emissão do arquivo de cadastro de bens para a IN 86/89.


Série

Número de série e sub-série da nota fiscal de entrada que será relacionado ao inventário cadastrado.

Nota:

 Essa informação não é obrigatória, porém será utilizada na emissão do arquivo de cadastro de bens para a IN 86/89.

Indicador de utilização 

Indicador da utilização dos Bens Incorporados ao Ativo Imobilizado.

Produção de bens destinados a venda;

Prestação de serviço;

Locação a terceiros;

Outros.

Situação tributária PIS 

Código da Situação Tributária referente ao PIS/PASEP.

Situação tributária COFINS

Código da Situação Tributária referente ao COFINS.

Descrição função inventário

Descrição da função do inventário.

Informações do Inventário- PAT0310 

Objetivo da tela:

Registrar as informações do inventário


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição

Inventário

Número do inventário que será relacionado à ordem de serviço.

Descrição do inventário

Descrição do número do inventário/parcela que relacionado à ordem de serviço. 

Parcela do inventário

Número da parcela do inventário que será relacionado à ordem de serviço. 

Finalidade

Indica a finalidade de imobilização da ordem de serviço cadastrada. 

Nota:

Esta informação afetará diretamente as parcelas desta ordem de serviço que serão importadas do módulo de Suprimentos.

Construção/manutenção: Indica que a ordem de serviço refere-se a um imobilizado que está em fase de construção ou manutenção. Independente da quantidade declarada para cada item da nota, o sistema irá gerar uma parcela da ordem de serviço para cada item (conforme o sistema trabalha atualmente).

Aquisição imobilizado: Indica que a ordem de serviço refere-se a aquisição de imobilizado(compra de ativo). Neste caso, o sistema irá gerar para cada item da nota o número de parcelas conforme a respectiva quantidade declarada.