Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 2 Próxima »

O TNF introduz o conceito de DTOs para fazer a comunicação entre as camadas de modo que eles atuem em todos os pontos de sua aplicação (cross-cutting).

A utilização de DTOs proveem um isolamento, respeitando assim o modelo de multicamadas evitando que a aplicação manipule diretamente as entidades de negócio.

Para utilizar basta fazer a instalação do pacote Tnf.Dto disponível em nomo package souce: https://www.myget.org/F/tnf/api/v3/index.json

Porque utilizar?

Abstração da camada de domínio

Os DTOs fornecem uma maneira eficiente de abstrair objetos de domínio da camada de apresentação. Assim, suas camadas são separadas corretamente. Mesmo que você queira alterar completamente a camada de apresentação, você pode continuar com as camadas de domínio e de aplicação existentes. Como o oposto, você pode reescrever sua camada de domínio, alterar completamente o esquema de banco de dados, entidades e estrutura de ORM sem qualquer alteração na camada de apresentação, contanto que os contratos (assinaturas de métodos e DTOs) de seus serviços permaneçam inalterados.

Data hiding

 Pense que você tenha uma entidade de usuário com propriedades Id, Nome e campos de Senha. Se o método ObterTodosUsuarios() de um serviço de aplicação chamado UsuarioAppService retornar uma Lista <Usuário>, qualquer pessoa pode ver senhas de todos os usuários, mesmo que você não a mostre na tela. Não se trata apenas de segurança, trata-se de ocultar dados. O serviço de aplicação deve retornar à camada de apresentação o que ele precisa. Não mais, nem menos.Problemas com serialização e lazy load

Quando você faz o retorno de um dado em sua aplicação, geralmente esta informação tem de ser serializada para algum formato (JSON, SOAP), para que assim ela seja exposta através de um serviço para que algum cliente a consuma.

Em sua aplicação real, suas entidades terão referências umas às outras. A entidade do usuário pode ter uma referência a suas funções. Portanto, se você deseja serializar o usuário, suas funções também são serializadas podendo expor informações a quem consome.

 Para o caso de estar trabalhando com algum framework ORM, a maioria deles contem suporte a lazy load dando abertura para que entidades sejam carregas de forma errada, trazendo muitas estruturas para a sua aplicação sem que elas sejam necessárias.

 O uso de DTOs evitam problemas como os descritos acima porque são criados para retornar estruturas especificas de dados para que nenhuma informação excessiva seja trafegada erroneamente.

Auto mapeamento entre DTOs e entidades

Felizmente, existem ferramentas que tornam isso muito fácil. AutoMapper é um deles. O TNF traz consigo suporte a ele como no exemplo descrito abaixo:

AutoMapper
public SearchPeopleOutput SearchPeople(SearchPeopleInput input)
{
    var peopleEntityList = _personRepository.GetAllList(person => person.Name.Contains(input.SearchedName));
    return new SearchPeopleOutput { People = Mapper.Map<List<PersonDto>>(peopleEntityList) };
}

Você pode definir os mapeamentos manuais no método PostInitialize de seu modulo do TNF.


Mapeamento usando atributos e métodos de extensão

O TNF fornece vários atributos e métodos de extensão para definir mapeamentos.

Para utilizar basta fazer a instalação do pacote Tnf.AutoMapper disponível em nomo package souce: https://www.myget.org/F/tnf/api/v3/index.json

Em seguida, use o atributo AutoMap para mapeamento bidirecional, AutoMapFrom e AutoMapTo para mapeamento de uma maneira. Use métodos de extensão MapTo para mapear um objeto para outro. Exemplo de definição de mapeamento:

AutoMapAttribute
// two-way mapping
[AutoMap(typeof(MyClass2))]
public class MyClass1
{
    public string TestProp { get; set; }
}

public class MyClass2
{
    public string TestProp { get; set; }
}
 
// extensions methods mapping
var obj1 = new MyClass1 { TestProp = "Test value" };
var obj2 = obj1.MapTo<MyClass2>();
 
// extensions methods mapping
var obj1 = new MyClass1 { TestProp = "Test value" };
var obj2 = new MyClass2();
obj1.MapTo(obj2);


 

  • Sem rótulos