Páginas filhas
  • Manutenção de Pedidos de Compra - SUP22001

Manutenção de Pedidos de Compra - SUP22001 

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Copiar, Excluir, Primeiro, Anterior, Seguinte, Último, Lista, Relatório, Sair, Confirmar, Cancelar, Informar, Processar, Ajuda, Zoom e Profile) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

A numeração dos pedidos de compra é controlada automaticamente pelo sistema, de acordo com o controle de numeração de pedidos na empresa (SUP0180).

Poderão ser modificados somente pedidos de compras que nunca foram liberados podem ser acessados por este cadastro, ou seja, somente pedidos de compra que tenham sua versão atual igual a 1 (um) e a situação atual seja igual a "Aberta".

Para que seja possível elaborar o pedido de compra, as ordens de compra devem ter passado pelo processo de desingação de fornecedor (SUP22002) ou mapa de coleta/comparativo de preço (SUP21010). As informações comerciais (código de fornecedor, condição de pagamento, moeda, modo de embarque e comprador) devem ser iguais para todas as ordens de compra vinculadas a um mesmo pedido de compra.

Para que possam existir ordens de compra de materiais de aplicação direta ao centro de custo e ordens de compra de materiais de estoque em um mesmo pedido de compra, é necessário efetuar a parametrização no SUP8760 (Diversos).

Quando a empresa utiliza a grade de aprovação por nível de alçada, cadastrado no Módulo de Aprovação Eletrônica de Suprimentos, são geradas as respectivas pendências de aprovação (assinatura eletrônica) deste processo.

Somente os usuários registrados como compradores das ordens de compra devidamente designadas para fornecedores, ou então, os usuários que estão registrados como substitutos de usuários compradores das ordens de compra (SUP21016) têm permissão para elaborar os pedidos de compra.

Quando no parâmetro "Gerar solicitação de faturamento automática na liberação do pedido?" estiver selecionada a opção "S" (Sim), na liberação de um pedido de compra para terceiros que possuem componentes na ordem de compra, uma solicitação de faturamento é criada automaticamente em saídas. Ao liberar o pedido será solicitada a confirmação a geração automaticamente a solicitação em saídas.

Na integração com o Portal de Compras, na inclusão do pedido de compra, o sistema realiza consistência para informadar em um dos pedidos as ordens de compra integradas com o Portal de Compras, via integração com mensagem única. Este pedido não terá ordens que não tenham sido negociadas no portal. Da mesma forma, também todas as ordens deverão ser de uma mesma cotação do Portal, a numeração será recebida no ERP por meio da mensagem Quotation - Cotação.

Na inclusão do pedido de compra, realiza consistência para que, se informada em um pedidos ordens de compra integradas com o Portal de Compras, (via integração com mensagem única) este pedido não poderá ter ordens que não tenham sido negociadas no portal. Da mesma forma, também todas as ordens deverão ser de uma mesma cotação do portal (numeração esta recebida no ERP através da mensagem Quotation- Cotação.

Na alteração de ordens de compra integradas com o Portal de Compras, reenviará ao Portal (por intermédio da chamada de adapter da mensagem Request via integração com mensagem única/EAI2) sempre que alterar ordem.

Quando a ordem de compra estiver integrada com o Portal de Compras, (via integração com mensagem única), ou seja, onde a negociação irá ocorrer pelo portal, não permite excluir, cancelar, liquidar ou suspender a ordem pelo ERP, emitindo a mensagem de alerta: “Ordem de compra não pode ser eliminada, em negociação no portal” nos casos onde há interação com o usuário ou desconsiderando a mesma no caso de processamentos. Toda manutenção da ordem de compra deve ocorrer no Portal de Compras neste caso.

O processo síncrono somente efetivará alteração se retornar com sucesso da integração.

Caso a ordem de compra já tenha cotação no Portal, a ordem não pode ser alterada. Neste caso, irá retornar erro da mensagem na integração e como a integração é síncrona não deixará alterar a ordem. Exibirá a inconsistência retornado do mesmo parâmetro da integração: "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma".

Os campos referentes a integração com Portal Paradigma somente são apresentados quando no programa LOG00086 (Parâmetros) estiver parametrizado para utilizar o portal Paradigma (utiliza_portal_paradigma=S).

Na inclusão e/ou modificação de um pedido de compra, será verificado se a empresa possui o parâmetro "Utiliza integração com o sistema Trade Easy Import?" ativo e se o fornecedor informado no pedido de compra é estrangeiro, ou seja, diferente do país padrão da empresa. Valores aceitos:

  • N - Não permite incluir/modificar pedido de compra manual quando o fornecedor for estrangeiro e a empresa estiver parametrizada com a Integração da Trade Easy.
  • S - Permite incluir/modificar pedido de compra manual quando o fornecedor do pedido for estrangeiro e a empresa estiver parametrizada com Integração da Trade Easy. Obs.: O parâmetro será verificado na inclusão/manutenção de Pedido.

Manutenção de Pedidos de Compra - SUP22001 

Objetivo da tela:

Cadastrar o pedido de compra de forma automática, sem a necessidade de informar as ordens de compra uma a uma, sendo que cada pedido é composto de ordens com as mesmas características comerciais e pertencentes a um mesmo Comprador.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Eventos (Ctrl_D) 

Permite registrar os eventos dos pedidos de compras.

Versão Anterior (Ctrl_H)Permite consultar as informações de versões anteriores dos pedidos de compra cadastrados para a empresa.
Justific. Nov. Vers. (Ctrl_J)Permite visualizar o texto descritivo do motivo de criação da versão atual do pedido apresentado em tela, de acordo com a última consulta realizada.
Justificativa Designação (Ctrl_F)
Permite registrar e manuternir a justificativa de escolha do fornecedor para as ordens de compra do pedido.


Nota:

A tela Justificativa do Pedido de Compra é exibida sempre que for acionada a opção de menu "Justificativa Designação".

Por seu intermédio é possível registrar ou manuternir a justificativa de escolha do fornecedor para as ordens de compra do pedido.

Compos. Preço (Ctrl_Q)

Permite visualizar o mapa detalhado da composição do preço do pedido de compra exibido em tela, de acordo com a última consulta realizada.

Liberar Pedido (Ctrl_B)

Permite liberar o pedido de compra para o processo de emissão e recebimento.

Nota:

O pedido de compra e as ordens correspondentes terão a sua situação alterada para "Realizada", tornando possível o processo de recebimento via módulo Recebimento de Materiais.

Quando a empresa utilizar a grade de aprovação de ordens (SUP22024) e/ou grade de aprovação de pedidos (SUP22025) podem ocorrer problemas na sua liberação devido a existência de pendências de aprovação em nível de alçada. Neste caso, os usuários pendentes de aprovação devem assinar as suas pendências para que o pedido seja, então, liberado. Esta aprovação pode ser efetuada por meio dos programas de liberação de ordens/pedidos utilizados pela empresa.

Texto (Ctrl_O)Permite registrar e manutenir os textos descritivos para o pedido de compra.

Pesquisar Cot. Portal

Permite consultar pelo número da cotação do portal Paradigma.

Nota:

Esse botão somente é habilitado quando no programa LOG00086 (Parâmetros) estiver parametrizado para utilizar o portal Paradigma (utiliza_portal_paradigma=S).

"Eventos"Permite executar a tela de "Eventos do Pedido de Compra".
"Justificativa Designação"

Permite consultar o número do pedido de compra e editar texto para justificar a seleção do fornecedor para as ordens de compra do pedido.

"Texto"

Permite executar o SUP22062 (Textos do Pedido de Compra).


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Pedido

Número do pedido de compra cadastrado no sistema.

Versão

Versão atual do pedido de compra.

Situação

Situação do pedido de compra.

Data de emissão

Data de emissão do pedido de compra.

Comprador

Código e nome do comprador responsável pelas compras das necessidades do item.

Nota:

O código do comprador é proveniente da ordem de compra, sendo que somente podem existir ordens de um mesmo comprador para um mesmo pedido de compra.

Local de entrega

Código do texto padrão do tipo "Local de Entrega" que o pedido de compra deve assumir.

Nota:

O texto padrão é cadastrado via SUP20164 (Texto Padrão de Carta de Correção - opção de menu "Texto Pedido de Compra").

Local de cobrança

Código do texto padrão do tipo "Local de Cobrança" que o pedido de compra deve assumir.

Nota:

O texto padrão é cadastrado via SUP20164 (Texto Padrão de Carta de Correção - opção de menu "Texto Pedido de Compra").

Transportador

Código da transportadora responsável pela entrega dos materiais do pedido de compra.

Nota:

O código da transportadora, quando informado, precisa obrigatoriamente estar cadastrado como um fornecedor por meio do VDP10000 (Cadastro de Clientes/Fornecedores), portanto, esta informação somente deve ser inserida quando necessário.

Fornecedor

Código de identificação do fornecedor do pedido de compra.

Nota:

O código do fornecedor é proveniente das informações comerciais da ordem de compra atribuídas no momento da designação do fornecedor, sendo que, somente podem existir ordens de compra do mesmo fornecedor para um mesmo pedido de compra.

Moeda

Código da moeda na qual o fornecedor cotou o preço de cada material indicado em cada ordem de compra vinculada ao pedido.

Nota:

O código da moeda é proveniente das informações comerciais da ordem de compra atribuídas no momento da designação do fornecedor, sendo que somente podem existir ordens de compra com o mesmo código de moeda para um mesmo pedido de compra.

Quando for utilizado no processo de compras um código de moeda diferente do código de moeda padrão utilizado pela empresa CON10160 (Parâmetros Contábeis), o sistema procederá da seguinte forma:

O pedido de compra é emitido na moeda padrão se o parâmetro da empresa assim o indicar (ver Parâmetros de Compras).

No ato da validação do preço unitário da nota fiscal contra a ordem de compra é considerada a variação da moeda, desde a data da cotação (registrada na ordem de compra) até a data da emissão da nota fiscal do fornecedor.

Modo de embarque

Código da modalidade de embarque do pedido de compra.

Nota:

O código do modelo de embarque é proveniente das informações comerciais da ordem de compra atribuídas no momento da designação do fornecedor, sendo que, somente podem existir ordens de compra com o mesmo modelo de embarque para um mesmo pedido de compra.

Exemplo:

01 - FOB

02 - CIF

Condição de pagamento

Código da condição de pagamento do pedido de compra.

Nota:

O código da condição de pagamento é proveniente das informações comerciais da ordem de compra atribuídas no momento da designação do fornecedor, sendo que, somente podem existir ordens de compra com a mesma condição de pagamento para um mesmo pedido de compra.

Valor total do pedido

Valor total do pedido de compra.

Nota:

O total é composto pela soma do total de cada ordem de compra (quantidade solicitada * preço unitário + %IPI) vinculado ao pedido, com exceção de ordens que estiverem com a situação igual a "Cancelada".

Cotação portal

Número da cotação do pedido no Portal de Compras/Portal Paradigma, quando as ordens são negociadas pelo portal é gerada uma numeração de cotação no mesmo. Permite consultar por este campo para localização do pedido que gerou para a cotação do portal.

Ao lado desse campo é apresentado um indicador com o status do pedido no portal de Compras. Os status possíveis são:

  • Amarelo: Aguardando aceite Portal de Compras;
  • Vermelho: Recusado Portal de Compras;
  • Verde: Aceito Portal de Compras.

Nota:

A informação neste campo só é exibida para pedidos cujo ordens de compras do pedido foram negociados pelo portal de compras.
O indicador sempre será exibido a partir do momento que o pedido é integrado ao portal.

Ordem

Número da ordem ou solicitação de compra.

Nota:

A ordem de compra deve estar devidamente designada para um fornecedor e liberada para permitir que o comprador responsável pela ordem, ou um substituto seu, possa elaborar o pedido de compra para a ordem em questão.

Sempre que uma nova ordem é vinculada, o valor total do pedido é recalculado automaticamente.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

OrdemNúmero da ordem ou solicitação de compra.
Gerar OrdemIndica a geração de ordem de compra.
Tipo Ordem

Indica a situação atual da ordem de compra.

A - Aberta.

C - Cancelada.

D - Condicional.

L - Liquidada.

P - Planejada.

R - Realizada.

S - Suspensa.

T - Tomada de Preço.

Item

Indica o código do item registrado para a ordem ou solicitação de compra na empresa.

Denominação

Indica a denominação do item registrado para a ordem ou solicitação de compra na empresa.

UM

Indica a unidade de medida do item.

Qtd solicitadaInformar a quantidade deseja do item.

Preço base

Preço unitário do material repassado pelo fornecedor em resposta a solicitação de cotação de preço. O preço unitário informado deverá sempre ser com base em uma unidade do mesmo material na empresa, ou seja, utilizando a unidade de medida de controle de estoque do material registrado no sistema MAN10021 (Cadastros de Itens Geral), sem o valor do IPI embutido.

Nota:

O preço unitário somente poderá ser informado com base em outra unidade de medida, quando a empresa utilizar uma unidade de medida de compra para o item em questão, sendo que esta unidade de compra deverá estar devidamente informada no SUP6200 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Controles Suprimentos - Parâmetros Diversos) para itens com controle de estoque.

A empresa pode utilizar o conceito de indexação (ver parâmetros de compras) que indica se o preço unitário das compras no mercado interno, quando negociadas em moeda diferente da moeda padrão da empresa (ver parâmetros da contabilidade), deverá ser registrado na moeda padrão ou na moeda negociada.

Caso o parâmetro indique que o preço unitário da cotação de preço será na moeda negociada com o fornecedor, então deverá ser informado também o código da respectiva moeda.

Caso o parâmetro indique que o preço unitário da cotação de preço será na moeda padrão (utiliza conceito de indexação, portanto sujeito a correção), então deverá ser informado o código de moeda que servirá para indexação do preço e a respectiva data base para conversão.

Quando o preço unitário estiver sujeito a correção, deve-se utilizar para a cotação de preço, um código de moeda com a respectiva cotação. Esta cotação será utilizada para verificar divergências de preço entre o pedido e nota fiscal no momento do recebimento da nota fiscal de uma ordem designada para a cotação de preço.

Para as ordens de compra referente ao mercado externo (importação), o preço unitário deverá ser o negociado, utilizando o código da moeda negociada (neste caso desconsidera o conceito de indexação).

D/A

Indica se existem descontos e/ou acréscimos (D/A) que incidem sobre o preço unitário base informado.

Nota:

Quando assinalado, indica que existem descontos/acréscimos. Ao cadastrar descontos/acréscimos, o sistema atualizará automaticamente o preço unitário líquido, exceto quando o motivo do desconto/acréscimo for igual a "5" (ISS - Imposto Sobre Serviços).

Preço líquido

Preço unitário da ordem de compra na unidade de medida do item na empresa.

Este preço é o preço, estando sujeito a aplicações de descontos e/ou acréscimos, cujo resultado pode ser conferido na coluna Preço líquido.

No pedido de compra será impresso o preço unitário levando em consideração o fator de conversão da unidade de medida registrada na ordem de compra.

Nota:

A empresa pode utilizar o conceito de indexação (ver parâmetros de compras) que indica se o preço unitário das compras no mercado interno, quando negociadas em moeda diferente da moeda padrão da empresa (ver parâmetros da contabilidade), deverá ser registrado na moeda padrão ou na moeda negociada.

Caso o parâmetro indique que o preço unitário da ordem de compra será na moeda negociada com o fornecedor, então deverá ser informado também o código da respectiva moeda. 
Caso o parâmetro indique que o preço unitário da ordem de compra será na moeda padrão (utiliza conceito de indexação, portanto sujeito a correção), então deverá ser informado o código de moeda que servirá para indexação do preço e a respectiva data base para conversão.
Quando o preço unitário estiver sujeito a correção, deve-se utilizar para a ordem de compra, um código de moeda com a respectiva cotação. Esta cotação será utilizada para verificar divergências de preço entre o pedido e nota fiscal no momento do recebimento da nota fiscal.

Para as ordens de compra referente a mercado externo (importação), o preço unitário deverá ser o negociado, utilizando o código da moeda negociada (neste caso desconsidera o conceito de indexação).

Qtd. recebidaQuantidade solicitada para entrega na data prevista.
Incid. IPI

Indica o tipo de incidência de IPI.

  • Com crédito;
  • Isento;
  • Outros.
Pct. IPI

Percentual de IPI da cotação de preço em questão.

Nota:

O sistema automaticamente apresenta como padrão o percentual de IPI registrado para o item, conforme cadastro no SUP3220 (Cadastros e Tabelas Cadastro de Itens - Controles Suprimentos - Informações Fiscais), permitindo que o usuário modifique o percentual apresentado

 Ao efetivar a escolha da melhor cotação de preço para compra do material, a ordem de compra automaticamente assumirá o percentual de IPI indicado na cotação de preço vencedora.

Valor ICMS ST

Informar o valor da Substituição Tributária do ICMS. Este valor deverá informado manualmente pelo usuário.

Nota:

O valor do ICMS ST será somado ao total da compra/pedido somente para exibição na tela. A ordem de compra não terá este valor agregado ao item.

Prz

Número de dias para a entrega do material pelo fornecedor, informado na coluna "Prz" do grid.

Nota:

Caso a cotação de preço selecionada pelo comprador esteja com o prazo informado, o sistema pode automaticamente ajustar a data de entrega da ordem de compra de acordo com o número de dias de prazo informado, no entanto isto somente ocorre caso o parâmetro "Ajuste automático Data OC" (ver parâmetros de compras) esteja indicando que o ajuste deve ocorrer.

ValidadeData do término de validade da cotação de preço em questão.
TextoTexto informado na criação da ordem de compra.
Grupo desp.

Indica o código do grupo de controle de despesas o qual se refere à aquisição da solicitação.

Tipo desp.

Indica o código do tipo de despesas o qual se refere à aquisição da solicitação. 

Inspeção

Indica a forma de inspeção que será necessária efetuar no recebimento do material informado na ordem de compra. As opções disponíveis são:

  1. Inspeção a ser efetuada pelo controle de qualidade.
  2. Inspeção a ser efetuada pelo usuário solicitante.
  3. Inspeção a ser efetuada pelo recebedor (almoxarife).
  4. Sem inspeção.
Tipo inspeção

Indica o tipo de inspeção que será necessário efetuar no recebimento do material informado na ordem de compra. As opções disponíveis são:

  1. Inspeção Visual.
  2. Inspeção Dimensional.
  3. Inspeção Funcional.
ObservaçãoTexto de observação informado na criação da ordem de compra.
CFOPCódigo Fiscal de Operação e Prestação utilizado para identificar fisicamente o objetivo da compra.
CFOP compl.Complemento do Código Fiscal de Operação e Prestação.
EspecialidadeIndica a especialidade.
Documento

Indica o número do documento onde são buscadas ordens de determinado documento de origem.

AplicaçãoTexto de aplicação informado na criação da ordem de compra.
Alterar grade/dimens.?Indica se deseja alterar a grade dimensional.
Altera contas/AEN?Indica se deseja alterar contas/AEN.


Submenu Ordem de Compra

Objetivo da tela:

O submenu da Ordem de Compra é aberto ao acionar o botão direito do mouse sobre o Grid da Ordem de Compra.

Neste submenu é possível realizar algumas ações como: adicionar, remover ou copiar uma linha do grid e entre outras ações.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Adicionar linha (Ctrl-A)Permite adicionar uma nova linha.
Remover linha (Ctrl-R)Permite remover a linha selecionada.
Copiar linha (Ctrl-C)Permite copiar a linha selecionada.
Exportar para ExcelPermite exportar os dados informados para o Excel. As formatos disponíveis para exportação são: XML e CSV.
Visualizar em modo fichaPermite visualizar as ordens em formato de ficha, é aberta uma tela para consulta das informações.
Legenda

Permite visualizar a legenda.

Modo de edição

Permite selecionar o modo de visualização da edição da ordem de compra. As opções disponíveis são:

  • Modo grade.
  • Modo ficha.
  • Modo coluna.
Ordens Candidatas (Alt+C)

Permite selecionar várias ordens de compras para compor o pedido de compra.

Nota:

Nesta lista são apresentadas todas as ordens que contenham as mesmas informações comerciais.

Desconto/Acréscimos (Alt+D)Permite consultar os descontos ou acréscimos na ordem de compra.
Gerar Todas as Ordens (Alt+T)Permite gerar ordem de compra para todas as linhas que não possuem ordem de compra informada.
Gerar Ordem Atual (Alt+G)Permite gerar ordem de compra para a linha selecionada.
Alterar Programação da Ordem (Alt+P)Permite alterar a programação de entrega da ordem de compra, é aberto a tela Programação de Entrega.
Designação de Fornecedor (Alt+O)Permite realizar a designação de fornecedor, é aberta a tela Designação de Fornecedor.
Informações adicionais (Alt+I)Permite consultar a tela Informações Adicionais da Ordem de Compra.
Liquida OC

Permite liquidar a ordem de compra selecionada.

Nota:

Ao liquidar uma ordem de compra, o pedido de compra também será liquidado.

Cancela OC

Permite realizar o cancelamento da ordem de compra selecionada.

Nota:

Ao cancelar uma ordem de compra, o pedido de compra também será cancelado.

Ordens destinoPermite consultar o destino da ordem de compra em caso de cancelamento da ordem.
Evolução de preço (Alt+E)Permite consultar a evolução dos preços praticados por item.
Manutenção OCPermite realizar a manutenção da ordem de compra selecionada, é aberto o programa Ordem de Compra - SUP21003.
Rateio de Contas AENPermite consultar a tela Rateio de Contas e Área Estratégica de Negócio.
Nova versão OC

Permite criar nova versão para a ordem de compra.

Nota:

Esta ação somente é possível para ordens que estejam com situação atual igual a "R" (Realizada), pois somente ordens liberadas e com pendências de recebimento podem ter nova versão criada no sistema.