Árvore de páginas

Configuração do Regime de Arrecadação do Simples Nacional

Produto:

Protheus

Versões:

11 e 12

Ocorrência:

Configuração quando cliente optante pelo Regime de Arrecadação do Simples Nacional

Ambiente:

SIGALOJA

Passo a passo:

Adequações para o Módulo Controle de Lojas (SIGALOJA)

Atendendo às exigências fiscais para a utilização do Simples Nacional no módulo Controle de Lojas (SIGALOJA) com impressora fiscal é necessária a seguinte configuração:

  1.  

    • No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Verifique o parâmetro e crie-o, caso não exista, conforme as orientações a seguir:

      Nome da Variável

      MV_LJSIMPN

      TipoLógico
      Conteúdo.T.
      Descrição

      Indica se é optante pelo Regime de Arrecadação do Simples Nacional, apenas para usuário com Impressora Fiscal.

    Importante:

    Crie este parâmetro somente para os usuários do módulo Controle de Lojas (SIGACOM) que utilizam Impressora Fiscal (ECF).

    Com o parâmetro habilitado, no cupom fiscal imprime-se a mensagem de que a empresa é optante pelo Simples Nacional e toda a escrituração nos Livros Fiscais será realizada na coluna ICMS Outros conforme a exigência fiscal.


  1. No momento da impressão do cupom fiscal, é exibida a mensagem ICMS a ser recolhido conforme LC 123/2006 - Simples Nacional, de acordo com a portaria CAT – 51, de 11-4-2008.



  2. Toda a escrituração da Redução Z (arquivo SFI) nos Livros Fiscais de Saída (LOJA300) terá todo o seu valor incluído na coluna ICMS Outros para que não seja gerado um débito no livro registro de apuração do ICMS.

  3. É possível visualizar este detalhe na funcionalidade Consulta Genérica, do módulo de Livros Fiscais (SIGAFIS).


Importante:

Para casos de Locação, a alíquota considerada é Alíquota do Simples menos a Alíquota de ISS, pois esse tipo de serviço não está sujeito à tributação do imposto sobre serviços.

 

Link's Adicionais

Observações: