Páginas filhas
  • Geração Automática - SUP22104

Geração Automática - SUP22104

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

A numeração dos pedidos de compra é controlada automaticamente pelo sistema, conforme controle de numeração de pedidos na empresa.

As ordens de compra utilizadas no processo de elaboração automática de pedidos precisam no mínimo ter seu fornecedor já designado para serem consideradas no processamento. Este processo de designação de fornecedor pode ter sido realizado por meio do SUP22002 (Designação Fornecedor), SUP21010 (Mapa Coleta/Comparativo Preço) ou SUP22103 (Desdobramento Automático “Split”).

Para permitir que em um mesmo pedido de compra possa existir ordens de compra de materiais de aplicação direta ao centro de custo e ordens de compra de materiais de estoque, deve estar parametrizado corretamente via SUP8760 (Diversos).

Quando a empresa utiliza grade de aprovação por nível de alçada, cadastrado no módulo de Aprovação Eletrônica de Suprimentos, serão geradas as respectivas pendências de aprovação (“assinatura eletrônica”) para cada pedido gerado durante o processamento.

Somente terão permissão para elaborar pedidos de compra, os usuários registrados como compradores das ordens de compra já devidamente designadas para fornecedores ou então os usuários que estiverem registrados como substitutos de usuários compradores das ordens de compra.

Para mais detalhes sobre a elaboração automática de pedido, ver processo Elaboração Pedido Automático.

Considerações referentes a função "Processar":

O processo de elaboração automática leva em consideração:

  • Somente as ordens de compra com fornecedor previamente designado manualmente via SUP22002 (Designação Fornecedor) ou de forma automática via SUP22103 (Desdobramento Automático "Split") (de acordo com o percentual de participação de compras registrado via SUP21005 (Participação Fornecedor nas Compras)) e com situação atual igual a "Aberta" são consideradas para o processamento.
  • É possível criar novos pedidos de compra ou utilizar um pedido de compra já existente para um fornecedor, somente agregando a este novas programações de entrega ou novos itens de pedido (ordens de compra) ou ainda alterando a quantidade de um programa de entrega já existente.
  • Durante o processamento é gerado um relatório de exceções ocorridas durante o processamento, contendo mensagens explicativas para as ordens de compra que estão com fornecedor designado mas não foi possível elaborar o pedido de compra.
  • Ao final do processamento é emitido um relatório dos pedidos de compra elaborados/modificados durante a rotina de elaboração automática de pedidos SUP22031 (Pedidos com Elaboração Automática).
  • Se a empresa não permitir que qualquer usuário com acesso a esta rotina possa também executá-la, existe forma de permitir a execução apenas para os usuários registrados como "Compradores" na empresa SUP20174 (Compradores). Neste caso a rotina de "Elaboração automática de pedidos" somente irá considerar as ordens de compras para as quais o usuário estiver registrado como comprador responsável ou então quando se tratar de um usuário registrado como substituto do comprador da ordem de compra SUP20165 (Comprador Substituto). Para isto, deverá ser observado o parâmetro de compras "Verificação de comprador para SPLIT/Ped.automatico").
  • As ordens de compra de materiais com contrato de consignação (tipo 3) vigente na data de entrega prevista somente serão consideradas no processamento se a empresa assim determinar, conforme parâmetro de consignação.

Condições de processamento para as ordens de itens COM controle de estoque:

  • Usuário executor deverá ser comprador ou substituto do comprador da ordem;
  • Ordem não deverá ainda estar vinculada a pedido de compra;
  • Ordem já deverá estar com fornecedor designado;
  • Material da ordem de compra deverá estar de acordo com os parâmetros definidos pela empresa em relação as quantidades SUP21011 (Manutenção Cadastro);
  • Ordem deverá estar de acordo com a parametrização das informações fiscais do item.

CASO 1

Para as ordens de compra designadas manualmente e com registro de número de cotação de preço, o sistema procederá da seguinte forma:

O sistema obterá o Pedido de Compra mais atual (maior número de pedido) com situação igual a (Aberto) ou (Realizado). Para este pedido será obtida a ordem de compra mais atual (maior número de ordem) com situação atual igual a (Aberta) ou (Realizada), que atenda as seguintes condições em relação a ordem de compra que está sendo processada:

  • Pertencer ao mesmo fornecedor, comprador, item e designada para o mesmo número de cotação de preço.

Ao encontrar um pedido de compra nesta situação, será efetuada a alteração da quantidade da ordem de compra do pedido em questão e será analisada a possibilidade de aproveitar uma programação de entrega já existente, ou seja, será alterada a quantidade do primeiro programa de entrega que não possuir "número de pedido no fornecedor" e que a data prevista para entrega seja coerente com a data de entrega do novo programa, respeitando o "tipo de entrega" do item X fornecedor. Se não existir um programa de entrega que atenda a estas condições, o novo programa de entrega será incluído.

Não encontrando um pedido de compra que satisfaça as condições descritas em "ANÁLISE ROTINA CASO-1", o sistema obterá o Pedido de Compra mais atual (maior número de pedido) com situação igual a (Aberto) ou (Realizado), que atenda as seguintes condições em relação a ordem de compra que está sendo processada:

  • Pertencer ao mesmo fornecedor, comprador, condição de pagamento, moeda e modalidade de embarque.

Ao encontrar um pedido de compra nesta situação, a nova ordem será incluída neste pedido juntamente com suas programações de entrega, caso contrário um novo pedido de compra será criado.

CASO 2

Para as ordens de compra designadas automaticamente por meio da rotina de SPLIT de ordens SUP22103 (Desdobramento Automático SPLIT) ou de forma manual sem informar as condições comerciais (preço unitário, condição de pagamento, modalidade de embarque), o sistema pesquisará no cadastro de preços SUP22093 (Cadastro de Cotações), a cotação de preço mais atual (maior número de cotação de preço) que atenda as seguintes condições:

  • Pertencer ao mesmo fornecedor, item, situação igual a (Aprovada), válida para a primeira data de entrega da ordem (conforme período de validade da cotação).

Ao encontrar uma cotação de preço nas condições acima, o sistema assumirá as condições comerciais desta cotação de preço para a ordem de compra em questão e executará os procedimentos de pesquisa de pedido de compra da mesma forma como está descrito acima na "ANÁLISE ROTINA CASO 1".

Condições de processamento para as ordens de itens SEM controle de estoque:

  • Usuário executor deverá ser comprador ou substituto do comprador da ordem;
  • Ordem não deverá ainda estar vinculada a pedido de compra;
  • Ordem já deverá estar com fornecedor designado;
  • Deverá estar com número de cotação de preço já registrado;
  • Ordem deverá estar de acordo com a parametrização das informações fiscais do item.

Para as ordens que passaram pelas condições acima descritas, o sistema obterá o Pedido de Compra mais atual (maior número de pedido) com situação atual igual a (Aberto) ou (Realizado), que atenda as seguintes condições em relação a ordem de compra que está sendo processada:

  • Pertencer ao mesmo fornecedor, comprador, condição de pagamento, moeda e modalidade de embarque.

Ao encontrar um pedido de compra nesta situação, a nova ordem será incluída no pedido de compra juntamente com suas programações de entrega, caso contrário um novo pedido de compra será criado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em ambos os casos, para ordens de compra COM ou SEM controle de estoque, será verificado se na data de entrega prevista da ordem existe um contrato de fornecimento vigente para o item. Se existir, e for do tipo (contrato de pedido fechado) ou (contrato de pedido em aberto), será utilizado o número do contrato de fornecimento como número para o pedido de compra. Neste caso, não importará a situação em que o pedido se encontra, pois estando em situação atual como (Liquidado) ou (Realizado), o sistema sempre criará uma nova versão do pedido antes de vincular neste a ordem de compra em processamento.

Para todos os pedidos de compra que foram afetados por este processamento o sistema criará um registro de auditoria e os identificará de forma a serem emitidos e enviados aos respectivos fornecedores. Para a obtenção dos números dos pedidos que foram alterados ou criados, basta emitir o relatório SUP22031 (Pedidos com Elaboração Automática).

Na alteração de ordens de compra integradas com o Portal de Compras, reenviará ao Portal (por intermédio da chamada de adapter da mensagem Request via integração com mensagem única/EAI2) sempre que alterar ordem.

O processo síncrono somente efetivará alteração se retornar com sucesso da integração.

Caso a ordem de compra já tenha cotação no Portal, a ordem não pode ser alterada. Neste caso, irá retornar erro da mensagem na integração e como a integração é síncrona não deixará alterar a ordem. Exibirá a inconsistência retornado do mesmo parâmetro da integração: "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma".

Quando a empresa utiliza o Portal de Compras em algumas negociações, nas rotinas padrões irá desconsiderar cotações do Portal nas situações em que busca a maior cotação para reaproveitamento. Não inclui os casos em que leem apenas contrato de consignação, contrato fechado ou contrato aberto, pois do Portal será gerado apenas cotação do tipo “2” - Cotação.
Parâmetro da integração com o Portal:

  • "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma".

Geração Automática - SUP22104

Objetivo da tela:

Gerar pedidos de forma automática, para todas as ordens de compra que possuem a indicação de fornecedor e preço designados.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Empresa

Código de identificação da empresa para qual os pedidos de compra serão gerados.

Nota:

Caso a empresa atual do sistema faça parte do grupo de empresas centralizadas para compras SUP20207 (Empresas Planejamento/Compras), é possível gerar pedidos de compra para qualquer uma das demais empresas centralizadas, informando o seu respectivo código ou então gerar para de todas as empresas pertencentes ao grupo de empresas centralizadas para compras, mantendo o código da empresa da tela em branco.

Programador

Código do programador que será utilizado no processamento das ordens de compra.

Comprador

Código do comprador registrado como responsável pelas ordens de compra a serem consideradas no processamento.

Nota:

Quando a empresa utiliza o conceito de "comprador master" ou "comprador substituto", pode-se informar o código do comprador, desde que o usuário atual esteja registrado como substituto do comprador informado ou seja "comprador master".

Enviar pedido de compra elaborado por e-mail

Indica se o pedido de compra será ou não enviado por e-mail, caso a empresa realize a emissão automática dos pedidos elaborados por esta rotina.

Item

Código do item da ordem de compra que deverá ser considerado no processo de elaboração automática de pedidos de compras.

Família

Código da família do item relacionado ao item da ordem de compra que deverá ser considerado no processo de elaboração automática de pedidos de compras.

Ordem compra

Número da ordem de compra que será considerado no processo de elaboração automática de pedidos de compras.

Tipos de Ordens

Indica os tipos de ordens de compra a serem consideradas no processamento.

Ambos - Serão consideradas as ordens de compra com controle de estoque e as ordens sem controle de estoque (débito direto) serão consideradas no processamento;

Estoque - Somente as ordens de compra com controle de estoque serão consideradas no processamento;

Débito direto - Somente ordens de compra sem controle de estoque (débito direto) serão consideradas no processamento.