Páginas filhas
  • Designação de Fornecedor - SUP6510

Designação de Fornecedor - SUP6510

Visão Geral do Programa

As funções padrão do menu (Incluir, Modificar, Excluir, Consultar, Listar, Informar, Processar, Seguinte, Anterior, Cancelar, Help, Zoom, Sobre e Fim) estão detalhadas no capítulo Ambientação Logix.

Somente o usuário registrado como comprador da ordem de compra ou então o usuário substituto do comprador da ordem de compra SUP4830 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Controles Suprimentos - Comprador Substituto) poderá incluir e modificar dados relacionados a cotações de preço nesta tela.

Quando a empresa utiliza o conceito de “Centralização de compras” SUP6580 (Cadastros e Tabelas - Parâmetros - Planejamento - Empresas Planejamento/Compras) e a empresa atual estiver entre as empresas participantes do processo de centralização de compras, o usuário poderá consultar/modificar informações de ordens de compras pertencentes a qualquer uma das outras empresas também pertencentes ao processo de centralização de compras, desde que seja um usuário autorizado para realizar tal função.

As informações no centro da tela principal são referentes ao fornecedor designado para compra do material indicado na ordem de compra, ou seja, se a ordem de compra ainda não estiver com o fornecedor designado, automaticamente estas informações estarão em branco.

No momento da designação de fornecedor de uma ordem de compra, caso a empresa utilize grade de aprovação por nível de alçada para ordens SUP6080 (Aprovação Eletrônica Suprimentos - Nível Alçada - Cadastros - Grade Aprovação Ordem de Compra), serão geradas as respectivas pendências de aprovação (“assinatura eletrônica”) para a ordem de compra.

Na alteração de ordens de compra integradas com o Portal de Compras, a ordem sempre será reenviada ao Portal quando for alterada. O envio será por meio chamada de adapter da mensagem Request via integração com mensagem única/EAI2. O processo síncrono somente efetivará alteração se retornar com sucesso da integração.

Importante:

Caso a ordem de compra já tenha cotação no Portal, a ordem não pode ser alterada. Neste caso, irá retornar uma inconsistência da mensagem na integração. como a integração é síncrona, não será possível alterar a ordem. Será exibida inconsistência retornado do mesmo Parâmetro da integração: "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma.".

Na alteração de pedidos de compra negociados via o Portal de Compras, sempre que o pedido for alterado, este será reenviado para Portal para manter as informações sempre atualizadas. O reenvio será por meio da chamada de adapter da mensagem Order, via integração com mensagem única/EAI2. 

O processo é síncrono, desta forma, somente efetivará alteração no ERP se retornar com sucesso da integração.
Parâmetro da integração: "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma".

As rotinas padrões irão desconsiderar algumas negociações realizadas via Portal de Compras, em situações em que for buscar a maior cotação para reaproveitamento. Essa situação inclui casos que são considerados somente os contratos de consignação, contrato fechado ou contrato aberto, pois no Portal será gerado apenas cotação do tipo “2” - Cotação.
Parâmetro da integração com o Portal: "Utiliza integração com Portal de Compras Paradigma".

A ordem não poderá ser excluída, cancela, liquidada ou suapensa pelo Logix, quando a ordem de compra estiver integrada com o Portal de Compras, (via integração com mensagem única), ou seja, quando a negociação ocorrer pelo Portal.
Será apresentada a mensagem “Ordem de compra não pode ser eliminada, em negociação no Portal”, nos casos onde há interação com o usuário ou desconsiderando a interação no caso de processamentos.
Toda manutenção da ordem de compra deve ocorrer no Portal de Compras neste caso.

Quando a ordem de compra estiver integrada com o Portal de Compras, (via integração com mensagem única), não será permitido excluir, cancelar, liquidar ou suspender a ordem pelo ERP. Será exibida a mensagem: “Ordem de compra não pode ser eliminada, em negociação no portal”, nos casos onde há interação com o usuário ou desconsiderando esta no caso de processamentos.
Toda manutenção da ordem de compra deve ocorrer no Portal de Compras neste caso.

Na reimpressão de um pedido de compra, se a empresa utilizar o Portal de Compras, e o pedido foi negociado e já enviado ao portal, será apresentada uma mensagem perguntando de deverá ser reenviado.

Na impressão dos pedidos de compra negociados via Portal de Compras é impresso no cabeçalho do pedido o status do aceite pelo portal.

Designação de Fornecedor - SUP6510

Objetivo da tela:

Registrar as cotações de preço recebidas dos fornecedores, por meio do “Formulário de Cotação de Preços” ou consultas por telefone para a ordem de compra, dando a possibilidade ao comprador de efetuar a escolha do fornecedor, por meio de consultas e análises disponíveis.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

V-cotação

Permite cadastrar ou modificar cotações de preços para a ordem de compra consultada. Para ordens que ainda não possuem cotações cadastradas, ao acionar esta opção, as cotações válidas cadastradas para o item em questão serão exibidas automaticamente de acordo com parâmetro de compras das empresa para manter informações da ordem anterior que deve estar desativado.

Nota:

Somente ordens de compras com situação ABERTA podem ser modificadas. Somente o usuário registrado como comprador da ordem de compra ou então usuário substituto do comprador SUP4830 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Controles Suprimentos - Comprador Substituto) pode realizar os cadastros e modificações das cotações de preços.

L-v_cotação_atualPermite inicializar a lista de cotações de uma ordem de compra, eliminando todas as informações de cotações de preços que já estiverem registradas para a ordem.
Info_adicion

Permite consultar ou modificar informações adicionais relacionadas a ordem de compra em questão, tais como tipo de despesa, grupo de despesa, unidade de medida, fator de conversão e outros.

Y-assinaturasPermite exibir as aprovações da ordem de compra, geradas a partir da grade de aprovação definida para a empresa SUP6080 (Aprovação Eletrônica Suprimentos - Nível Alçada - Cadastros - Grade Aprovação Ordem Compra) apresentando os usuários responsáveis pelas aprovações já assinadas e as aprovações ainda pendentes.
P-imPrime

Permite exibir o programa para emissão do pedido de compra.

Nota:

O programa de emissão de pedido exibido será conforme o que estiver parametrizado para a empresa.

Hist_compraPermite exibir lista das últimas compras confirmadas para o item da ordem de compra em questão.
R-oRdem_cotacao

Permite exibir tela para consulta e cadastro de cotações de preços por ordem de compra. Neste tela podem ser visualizadas as informações das cotações de preços de uma forma mais detalhada.

D-forneceDorPermite exibir lista dos fornecedores credenciados para o fornecimento do item da ordem de compra em questão.
Q-estoQue

Permite exibir a consulta da situação atual das quantidades em estoque do item da ordem de compra em questão.

U-consUmoPermite consultar as informações detalhadas em relação ao consumo do item na empresa.
5_an_despesa

Permite consultar as despesas realizadas por centro de custo e ordem de serviço.

Nota:

Estas despesas são geradas para as contas que possuem controle de orçamento e consumo no módulo de Análise de Consumo.

Importante:

A opção "5_an_despesa" somente é exibida quando a empresa utiliza a rotina de orçamentos. Para isso é preciso ativar o parâmetro "Bloqueio de O.S/C.C qdo gasto real > orcado:" no SUP8730 (Análise de Consumo - Tabelas Auxiliares - Parâmetros) para o valor igual a 1, ou 2, ou 3, ou 4.

X-teXtoPermite exibir programa de consulta e manutenção de textos complementares da ordem de compra.
N-ord_Nao_estoqPermite acessar o cadastro de ordens de compra de itens NÃO ESTOQUE (débito direto).
0-cot_ult_compraPermite exibir a consulta de cotações de preços da última ordem de compra do item e fornecedor em questão.
E-pEdido.manualPermite acessar o cadastro de pedido de compra manual.
O-pedido.autOPermite acessar o cadastro de pedido de compra automático.
T-zoom_coTacaoPermite consultar cotações de preços válidas por ordem de compra, item e fornecedor.
K-altera_data_entregaPermite alterações de datas de entrega das programações de entrega da ordem de compra.
1-troca_item

Permite trocar o código do item da ordem de compra.

Nota:

Esta função somente é permitida para empresas autorizadas, conforme parâmetro de compras. A troca de item somente pode ser efetuada para itens sem controle de estoque.

2-penden_fornecPermite consultar as pendências de compra por fornecedor e comprador.
3-melhor_precoPermite consultar sugestão automática calculada pelo sistema do melhor preço entre as cotações de preço da ordem atual, permitindo que o usuário possa selecionar a melhor cotação, mesmo não se tratando da cotação indicada pelo sistema. Para que a cotação selecionada seja designada para a ordem de compra, deve-se pressionar <CTRL-T>.
4-controle_valor

Permite acessar o cadastro de programações de entrega por valor utilizado nos casos de ordens de compra de serviço, que não são controladas por quantidade, ou seja, a quantidade da ordem é igual a zero.

Nota:

Para que uma ordem de compra tenha controle por valor, deve-se primeiramente designar o fornecedor e as demais condições comercias para a ordem e depois registrar as programações de valor por meio desta opção.

6-situa_planejPermite retornar a situação atual da ordem de compra para PLANEJADA.
7-cancela_ordem_compraPermite cancelar a compra do item atual tornando a situação da ordem para CANCELADA.
B-referencia

Permite exibir as referências item X fabricante SUP6290 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Controles Suprimentos - Item x Fabricantes) relacionadas ao item da ordem de compra em questão.

Entre as referências apresentadas, pode-se selecionar uma referência, marcando com "X" para que esta seja apresentada na emissão do pedido de compra.

Justificativa_escolha_fornecPermite consultar e informar uma justificativa de escolha do fornecedor para a ordem de compra em questão.
@-ult_compras_cotacoesPermite acessor a consulta de cotações de preço da ordem de compra, apresentando também as últimas compras do item.
G-especificacaoPermite apresentar a especificação técnica do item.
Zoom_itemPermite consultar de itens por código de referência item X fabricante.
8-mapa_coleta_precoPermite consultar e listar mapa comparativo das cotações de preço por ordem de compra.
W-consulta_contaPermite consultar as informações relacionadas ao módulo de Gestão de Aprovação de Orçamentos (GAO).
Selecionar (B-referencia)

Seleciona a referência do item X fabricante que deve ser apresentada para a ordem na emissão do pedido de compra.

9-cotacao-empPermite efetuar a cotação de preços buscando cotações de outras empresas pertencentes à centralização de compras.
$-Ult_compra_dat_referPermite consultar as informações da última compra de acordo com a data de emissão do pedido em que a ordem foi incluída.
+_melhor_cotação

Permite exibir a melhor cotação selecionada para a ordem de compra em questão.

Nota:

A melhor cotação somente será apresentadas para OCs com situação igual a "D" (Condicional).

B-referencia

Selecionar com "X" a referência que deve ser apresentada para a ordem de compra na emissão do pedido de compra.

3-melhor_preco

Permite selecionar a cotação de preço a ser designada para compra, mesmo que esta não seja a cotação de preço selecionada automaticamente pelo sistema como sugestão de melhor preço entre as cotações de preço da ordem atual.

Ao ativar esta opção o sistema subentende que esta passa a ser a cotação de preço utilizada no processo de designação de fornecedor para compra.

Para que a cotação selecionada seja designada para a ordem de compra, deve-se pressionar <CTRL-T>. Caso não tenha sido escolhida uma cotação, o sistema assumirá a cotação assinalada como sugestão de melhor preço.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Empresa

Código da empresa relacionada a ordem de compra para qual será efetuado processo de designação do fornecedor.

Ordem compraNúmero da ordem ou solicitação de compra.
Situação

Indicador da situação atual da ordem de compra.

A - Aberta;

C - Cancelada;

D - conDicional;

L - Liquidada;

P - Planejada;

R - Realizada;

S - Suspensa;

T - Tomada de preço.

ItemCódigo do item registrado para a ordem ou solicitação de compra na empresa. Este item deverá obrigatoriamente estar cadastrado como item de suprimentos SUP0020 (Cadastros e Tabelas - Cadastro Itens - Controle Suprimentos - Cadastro), inclusive com as informações fiscais previamente cadastradas no SUP3220 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Controles Suprimentos - Informações Fiscais).
NecessidadeData de entrega prevista para a solicitação do material.
QuantidadeQuantidade solicitada do material indicado na ordem ou solicitação de compra.
Unidade medida

Código da unidade de medida utilizado do item para compra.

Nota:

Enquanto a ordem de compra ainda não tiver sido cotada e não tiver sido escolhido algum fornecedor para compra, a unidade de medida apresentada será a unidade de medida do cadastro do item MAN0022 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Item Geral) quando este possuir com controle de estoque, no entanto para os itens sem controle de estoque será apresentada a unidade de medida informada pelo usuário no momento do cadastro da ordem via SUP0300 (Planejamento de Materiais - Ordens Compra Débito Direto - Cadastramento). Após ser efetuada designação do fornecedor para compra do item da ordem, a unidade de medida e o fator de conversão poderão ser convertidos automaticamente conforme unidade de medida e fator de conversão utilizados pelo fornecedor (conforme credenciamento de item X fornecedor no SUP0090 (Manutenção Cadastro)), mas somente para ordens de itens que a empresa tem controle de estoque. Esta informação é utilizada para que na emissão do pedido de compra sejam listadas informações do item na unidade de medida do fornecedor.

As unidades de medida são cadastradas por meio do MAN1170 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Controles Específicos - Unidade de Medida).

Texto complementar da ordem de compra

Descrição complementar para melhor identificação do material a ser adquirido. Para itens com código genérico, deverá ser descrito claramente o material a ser comprado.

Nota:

Este texto é apresentado na emissão da ordem, no pedido de compra e também no aviso de recebimento no espaço reservado à OBSERVAÇÕES.

Quando as três linhas disponíveis não forem suficientes, poderá ser complementado o texto por meio da opção "X-teXto" SUP0410 (Descrição Complementar Ordens) para o texto do tipo "P" (Pedido/Cotação).

IPI

Indica o tipo de incidência de IPI.

C - Com crédito.

I - Isento;

O - Outros.

ICMS

Indica o tipo de incidência de ICMS.

C - Com crédito;

I - Isento;

O - Outros;

N - Não tributada;

U - Suspenso;

D - Diferida;

S - Sem aproveitamento de crédito.

CFOPCódigo Fiscal de Operação e Prestação, utilizado para identificar fiscalmente o objetivo da compra do material na empresa.
CFOP complementarComplemento do Código Fiscal de Operação e Prestação.
Tipo texto cotação (x:)

Relação de textos que devem ser impressos na emissão do pedido de compra. Informar um valor de 1 a 7 conforme lista abaixo:

Denominação     Especificação    Texto

  Completa do Item  Técnica do Item  da Ordem

  ----------------  ---------------  ---------

1 -      SIM               SIM           SIM

2 -      SIM               SIM           NÃO

3 -      SIM               NÃO           SIM

4 -      NÃO               SIM           SIM

5 -      SIM               NÃO           NÃO

6 -      NÃO               SIM           NÃO

7 -      NÃO               NÃO           SIM

Nota:

Caso esta informação não seja informada o sistema assumirá automaticamente a opção 1.

 Valor do IPIValor do IPI da ordem de compra em questão.
FornecedorCódigo do fornecedor designado para compra do material indicado na ordem.
Número cotaçãoNúmero da cotação de preço do fornecedor designado para a ordem de compra.
Frete

Código de identificação da modalidade de embarque.

Exemplo: 01 - FOB;

02 - CIF.

Preço unitário

Preço unitário da ordem de compra na unidade de medida do item na empresa.

Este preço é o PREÇO BASE, estando sujeito a aplicações de descontos e/ou acréscimos, cujo resultado pode ser conferido na coluna PREÇO LÍQUIDO.

No pedido de compra será impresso o preço unitário levando em consideração o fator de conversão da unidade de medida registrada na ordem de compra.

Nota:

A empresa pode utilizar o conceito de indexação (ver parâmetros de compras) que indica se o preço unitário das compras no mercado interno, quando negociadas em moeda diferente da moeda padrão da empresa (ver parâmetros da contabilidade), deverá ser registrado na moeda padrão ou na moeda negociada.

Caso o parâmetro indique que o preço unitário da ordem de compra será na moeda negociada com o fornecedor, então deverá ser informado também o código da respectiva moeda.

Caso o parâmetro indique que o preço unitário da ordem de compra será na moeda padrão (utiliza conceito de indexação, portanto sujeito a correção), então deverá ser informado o código de moeda que servirá para indexação do preço e a respectiva data base para conversão.

Quando o preço unitário estiver sujeito a correção, deve-se utilizar para a ordem de compra, um código de moeda com a respectiva cotação. Esta cotação será utilizada para verificar divergências de preço entre o pedido e nota fiscal no momento do recebimento da nota fiscal.

Para as ordens de compra referente a mercado externo (importação), o preço unitário deverá ser o negociado, utilizando o código da moeda negociada (neste caso desconsidera o conceito de indexação).

Código moeda

Código da moeda na qual o fornecedor cotou o preço do item.

Nota:

Quando for utilizado no processo de compras um código de moeda diferente do código de moeda padrão utilizada pela empresa:

  • O sistema emitirá o pedido de compra na moeda padrão se o parâmetro da empresa assim indicar (ver parâmetros de compras);
  • No ato da validação do preço unitário da nota fiscal contra a ordem de compra, será levada em consideração a variação da moeda desde a data da cotação (registrada na ordem de compra) até a data da emissão da nota fiscal do fornecedor.

Condição pagamento

Código associado a condição de pagamento repassado pelo fornecedor para a cotação de preço do item.
Fornecedor cotaçãoCódigo do fornecedor para registro da cotação de preço para a ordem de compra.
Preço base

Preço unitário do material repassado pelo fornecedor em resposta a solicitação de cotação de preço. O preço unitário informado deverá sempre ser com base em uma unidade do mesmo material na empresa, ou seja, utilizando a unidade de medida de controle de estoque do material registrado no sistema MAN0022 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Item Geral), sem o valor do IPI imbutido.

Nota:

O preço unitário somente poderá ser informado com base em outra unidade de medida, quando a empresa utilizar uma unidade de medida de compra para o item em questão, sendo que esta unidade de compra deverá estar devidamente informada no SUP6200 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Controles Suprimentos - Parâmetros Diversos) para itens com controle de estoque.

A empresa pode utilizar o conceito de indexação (ver parâmetros de compras) que indica se o preço unitário das compras no mercado interno, quando negociadas em moeda diferente da moeda padrão da empresa (ver parâmetros da contabilidade), deverá ser registrado na moeda padrão ou na moeda negociada.

Caso o parâmetro indique que o preço unitário da cotação de preço será na moeda negociada com o fornecedor, então deverá ser informado também o código da respectiva moeda.

Caso o parâmetro indique que o preço unitário da cotação de preço será na moeda padrão (utiliza conceito de indexação, portanto sujeito a correção), então deverá ser informado o código de moeda que servirá para indexação do preço e a respectiva data base para conversão.

Quando o preço unitário estiver sujeito a correção, deve-se utilizar para a cotação de preço, um código de moeda com a respectiva cotação. Esta cotação será utilizada para verificar divergências de preço entre o pedido e nota fiscal no momento do recebimento da nota fiscal de uma ordem designada para a cotação de preço.

Para as ordens de compra referente a mercado externo (importação), o preço unitário deverá ser o negociado, utilizando o código da moeda negociada (neste caso desconsidera o conceito de indexação).

Descontos/acréscimos (*)

Indica se existem descontos e/ou acréscimos que incidem sobre o preço unitário base informado.

Nota:

Caso esse campo seja assinalado, indica que existem descontos/acréscimos. Ao cadastrar descontos/acréscimos, o sistema atualizará automaticamente o preço unitário líquido, exceto quando o motivo do desconto/acréscimo for igual a "5" (ISS - Imposto Sobre Serviços);Caso esse campo não seja assinalado, indica que não existem descontos/acréscimos para o material indicado na ordem de compra.

Prazo entrega

Número de dias para a entrega do material pelo fornecedor.

Nota:

Caso a cotação de preço selecionada pelo comprador esteja com o prazo informado, o sistema pode automaticamente ajustar a data de entrega da ordem de compra de acordo com o número de dias de prazo informado, no entanto isto somente ocorre caso o parâmetro "Ajuste automático Data OC" (ver parâmetros de compras) esteja indicando que o ajuste deve ocorrer.

Percentual IPI

Percentual de IPI da cotação de preço em questão.

Nota:

O sistema automaticamente apresenta como padrão o percentual de IPI registrado para o item, conforme cadastro no SUP3220 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Controles Suprimentos - Informações Fiscais), permitindo que o usuário modifique o percentual apresentado.

Ao efetivar a escolha da melhor cotação de preço para compra do material, a ordem de compra automaticamente assumirá o percentual de IPI indicado na cotação de preço vencedora.

ValidadeData do término de validade da cotação de preço em questão.
Data cotação moeda

Data de referência da cotação. Utilizada pelo sistema para correção de preços de pedidos colocados em moeda forte.

Nota:

Esta data será obrigatória quando for efetuada a designação do fornecedor para a ordem de compra e o código da moeda que servirá de base para a correção do preço negociado quando for diferente do código da moeda padrão (ver parâmetros da Contabilidade) utilizada na empresa. No momento do recebimento fiscal do item, o sistema procede para pedidos de compra colocados em moeda forte, como segue abaixo relacionado:

Converte o preço unitário da ordem de compra correspondente em unidades de moeda, utilizando como base a cotação desta moeda na data da cotação.

Converte esta quantidade de moedas em valor, utilizando como base a cotação desta moeda na data da emissão da nota fiscal.

Caso haja diferença, considerando os valores de tolerância de divergência de preço (ver parâmetros do sistema de suprimentos), será emitida uma comunicação de divergência de preço, imprimindo o preço unitário da ordem de compra já aplicando a devida correção com base nos cálculos acima.

Envio de e-mail

Objetivo da tela:

Informar dados para envio de e-mail a partir de rotinas do sistema onde não foram enviados os dados automáticos de e-mail de remetente e/ou destinatários.

Esta tela somente é exibida ao usuário na tentativa de envio de e-mail pelo sistema onde não seja registrado o e-mail do remetente e/ou destinatário do e-mail, pois neste caso o usuário é quem deverá informar tais dados.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Remetente

Endereço de e-mail do remetente.

AssuntoTexto do assunto do e-mail a ser enviado.

Destinatário

Endereço de e-mail do destinatário.

Nota:

Caso possua mais de um destinatário, será necessário separar cada e-mail usando vírgula “,”.