Objetivo

Controlar os itens que são recebidos em regime de “consignação”, permitindo que a empresa tenha a mercadoria disponível na qualidade, quantidade e tempo certo. Este processo, onde o pagamento é efetuado após o consumo, elimina também a necessidade de manter capital aplicado em estoques.

Características

Controle físico, fiscal, contábil e financeiro dos itens dentro desta modalidade de negociação de compras.

Processo automático para classificação das entradas no Recebimento de Materiais com o cadastro do contrato do item por fornecedor.

Controle transparente das notas fiscais a serem consumidas, no momento da requisição do item junto ao almoxarifado.

Preparação das informações para a autorização de faturamento, através da emissão do extrato para o fornecedor e o respectivo pedido de compra que dará suporte à entrada da nota fiscal de faturamento.

Integração

Pré-requisitos

Cadastrar no módulo de Compras os contratos de consignação através do SUP0120 (Cotação Preço) e os percentuais de fornecimento no SUP2410 (Participação Fornecedor nas Compras).

Efetuar a entrada das notas de remessa e faturamento de consignação pelo módulo de Recebimento de Materiais através do SUP3760 (Entrada Notas Fiscais).

Através do módulo de Estoques efetuar:

A contagem do material no SUP0530 (Contagem de Materiais). A contagem pode ser manual ou automática.

A inspeção do material consignado no SUP0570 (Inspeção de material). A inspeção pode ser manual ou automática. O modo automático de contagem e inspeção deve ser parametrizado e ocorre no momento da digitação da nota.

O consumo do material consignado no SUP0710 (Movimentação – Diária). No SUP5740 (Empenho – Movimentação – Manutenção/Aprovação) também do módulo de estoques, é feito reservas do material e a geração do consumo de consignação ocorre na efetivação dessas reservas. No SUP5740 (Empenho – Movimentação – Manutenção/Aprovação) temos a função de efetivação das reservas.