Páginas filhas
  • Inspeção do Material

Objetivo

Liberar ou rejeitar o material recebido na empresa após análise técnica e demais processos inerentes à qualidade do produto recebido.

Registro

O registro da inspeção do material pode ser efetuado pelo SUP0570. Caso a empresa tenha optado pela utilização do módulo de Avaliação de Fornecedores (verificar SUP3660 (Cadastros e Tabelas - Parâmetros - Gerais - Interfaces Outros Módulos)) e o item interfira na qualidade do produto final (ver parâmetro no MAN0022 (Cadastros e Tabelas - Cadastro Itens - Item Geral), a inspeção deverá ser realizada pelo AVF0025 (Avaliação Fornecedores - Processo - Inspeção no Recebimento - Geração Plano Inspeção AR/Item/Lote).

Multi Locais/Lotes

Para que seja possível a liberação ou rejeição do material para diversos locais e lotes, é necessário a parametrização do módulo de Controle Dimensional. Para isto, faz-se necessário o cadastramento do item no MAN9890 (Controle Dimensional - Controles por Item) e a parametrização da empresa no SUP0033 (Controle Dimensional - Rotinas X Controles). Demais informações podem ser obtidas no manual do módulo de Controle Dimensional.

Devolução ao Fornecedor

Quando o material é rejeitado no processo de inspeção, permanece pendente a devolução ao fornecedor. Estas pendências podem ser consultadas no SUP0460 (Estoques - Atividades Diárias - Movimentação - Devoluções a Fornecedores) onde consta o saldo a devolver. Este mesmo programa pode ser utilizado para efetuar a devolução, onde devem ser informados os dados da nota fiscal de saída emitida pela empresa para efetuar o registro da saída do material.

Quando a empresa utiliza o processo de devolução ao fornecedor pelo Suprimentos, na emissão da nota fiscal de saída (Faturamento-VDP) não deve ser movimentado o estoque pois a movimentação será realizada pelo SUP0460 (Estoques - Atividades Diárias - Movimentação - Devoluções a Fornecedores).