Páginas filhas
  • Contabilização das Entradas do Recebimento

Objetivo

Preparar as informações referentes aos documentos recebidos pela empresa para integração no módulo de Contabilidade.

Parâmetros

No SUP1400 devem ser parametrizadas as contas contábeis que serão utilizadas na contabilização das entradas do recebimento. Além das contas contábeis, há também indicadores que identificarão, por exemplo, o modo de contabilização da conta de fornecedores (Sintética ou Analítica), se a integração com a Contabilidade deverá ser sumariada por documento, entre outros.

Quando a entrada no Recebimento tratar-se de uma devolução de clientes, a conta contábil utilizada será a existente para a linha de produto do item devolvido, podendo ser consultada através do SUP5220.

Outra parametrização que deve ser observada é o cadastramento dos códigos fiscais (CFOP’s), no SUP0294, que devem ser contabilizados.

Contabilização Automática x Manual

Todas as entradas efetuadas pelo Recebimento de Materiais são contabilizadas, normalmente, de forma automática através do SUP1430. Porém, existe a possibilidade de geração manual destas informações que pode ser realizada através do SUP1440.

Integração com a Contabilidade

Após a geração dos lançamentos contábeis dos documentos (manual ou automática) e  efetuadas as devidas conferências, deve-se gerar o lote contábil.

Esta integração ocorre através do SUP2310, podendo ser realizada de forma automática (gravação do lote contábil diretamente nas tabelas da Contabilidade) ou via arquivo-texto (deve ser processado o CON0940 - Contabilidade - Integrações - Integração de Sistemas Geradores) para integração do lote na Contabilidade.