Árvore de páginas

Regra de Cálculo dos Dimensionais Para Busca dos Endereços

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGAWMS - Gestão de Armazenagem

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

WMSR125Relatório Busca Endereços Unitizados

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

DLOGWMSMSP-180

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

D14 - Estoque Endereço WMS

D0T - Cadastro Unitizadores WMS

SBE - Endereços

Sistema(s) Operacional(is):

Window / Linux


Descrição

Implementação realizada para que seja possível efetuar o endereçamento de produtos unitizados, buscando os endereços e validando se os mesmos tem capacidade para receber os unitizadores.


Implementações

  • Ao solicitar o endereçamento de um ou mais unitizadores, estes serão previamente classificados para averiguar se dentre eles existem produtos e/ou lotes diferentes, bem como, se o unitizador é do tipo misto. É considerado unitizador misto aquele que contém produtos diferentes na sua composição.

  • Após esta classificação serão procurados os endereços que podem receber o unitizador em questão.

Nota!
Para a ordem de busca dos endereços será sempre considerado o primeiro produto da classificação, por ordem crescente de código de produto.

  • Caso seja uma classificação com mais de um produto, unitizadores mistos, após encontrar os endereços para o primeiro produto serão buscados os endereços possíveis de receber os demais produtos, sempre descartando os endereços que não são comuns a ambos os produtos.

  • Após esta busca de endereços será iniciado processo de avaliação dos mesmos para os unitizadores daquela classificação. Neste ponto serão avaliados peso, cubagem e dimensões dos unitizadores contra as capacidades dos endereços, sendo considerado ainda o número de unitizadores que cada endereço pode comportar, de acordo com o cadastro da sequência de abastecimento.

  • Para o cálculo do peso do unitizador serão utilizadas as seguintes regras:

  1. Será considerado o peso líquido dos produtos (B1_PESO) somando o peso da embalagem do produto (B5_ECPESOE) multiplicado pela quantidade de itens estocados no unitizador (D14_QTDEST + D14_QTDEPR), somando-se a este total o peso tara do unitizador (D0T_TARA).
  2. O peso da embalagem, quando o produto controla uma segunda unidade de medida e o fator de conversão é do tipo divisor, é rateado pelo número de itens da segunda unidade.
    Exemplo:
    1ª UN = PC e 2ª UN = CX, onde, uma CX contém 12 PC, considerando que o peso da embalagem é de 300 gramas, cada unidade receberá 0,3 kg / 12 PC = 0,025 kg.
  • Para o cálculo das dimensões do unitizador serão utilizadas as seguintes regras:

  1. A largura e comprimento sempre serão avaliadas usando como base as dimensões do unitizador (D0T_LARGUR) e (D0T_COMPRI);
  2. A altura será avaliada da seguinte forma:
    1. Quando o unitizador possui controle de altura de armazenagem pelo unitizador (D0T_CTRALT) será utilizada a altura do unitizador (D0T_ALTURA).
    2. Quando o unitizador possui controle de altura de armazenagem pelo produto x camada:
      1. Não é unitizador misto: calcula a altura com base nas camadas da norma do produto (DC2_LASTRO) multiplicado pela altura da embalagem (B5_ALTURLC) somado com a altura do unitizador (D0T_ALTURA);
      2. É unitizador misto: não controla altura.
  • Para cálculo da cubagem do unitizador serão utilizadas as seguintes regras:
  1. Quando o unitizador possui controle de altura de armazenagem pelo unitizador será utilizada a cubagem do unitizador ( D0T_LARGUR * D0T_COMPRI * D0T_ALTURA).
  2. Quando o unitizador possui controle de altura de armazenagem pelo produto x camada, a cubagem será calculado com base na cubagem dos produtos ( B5_COMPRLC * B5_LARGLC * B5_ALTURLC ) somados a cubagem do unitizador.
  • A quantidade de unitizadores será utilizada para determinar o número de unitizadores que estão ocupando o endereço. Lembrando que, quando tratar-se de um unitizador misto, será utilizada a sequência de abastecimento do primeiro produto do unitizador.
  • Na busca dos endereços disponíveis para armazenar o unitizador, a ordem de validação será:

  1. Quantidade de unitizadores do endereço;
  2. Peso;
  3. Cubagem;
  4. Largura;
  5. Comprimento;
  6. Altura.

Nota!
Nos endereços do tipo picking não será controlado unitizador, sendo assim, para esse tipo de estrutura ainda será avaliada a capacidade de acordo com a norma do produto, sendo desconsiderado o número de unitizadores, porém, ainda serão avaliadas as demais regras.


Importante!

  • Endereços do tipo picking não receberão unitizadores mistos.
  • Quando a estrutura da sequência de abastecimento não permite compartilhar produtos, não serão recebidos unitizadores mistos, mesmo que o endereço alvo esteja vazio.
  • Serão mantidas as validações de restrição de tipo de endereçamento da estrutura física na sequência de abastecimento.