Árvore de páginas

Importação do arquivo de guias pendentes do Monitoramento TISS

Características do Requisito

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Saúde

Módulo:

UNICOO

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PM102FM1Importação de Arquivo de Retorno
PM102FM2Importação de Arquivo de Retorno de Qualidade

Tickets relacionados

1061755

Requisito:

O sistema necessita importar o relatório de guias pendentes de inclusão em formato .csv disponbilizado pela ANS, para que seja possível o envio das correções das guias que são consideradas pendentes de incorporação.

País:

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle

Objetos Utilizados:

PCK_TISS_ENVIO_DADOS

PCK_TISS_MONIT_QUALIDADE

TISS_MONITORAMENTO_QUALIDADE

TISS_ENVIO_ANS_FALHAS_IMP

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Descrição

A ANS disponibilizou um relatório em formato de arquivo .csv contendo as guias pendentes de inclusão no Monitoramento TISS. Este arquivo consiste nas guias que foram encaminhadas para a ANS, porém nunca foram incorporadas com sucesso na base de dados da ANS. A totalização destas guias é apresentado no Relatório do processamento dos dados do Padrão TISS, coluna "Guias Pendentes de Correção".

Segundo as informações da ANS, este relatório será processado todo o fim de semana, sendo que uma nova atualização será disponibilizada nas segundas-feiras.

Este arquivo possui somente os campos da chave da guia na ANS, separados por vírgula:

  • Operadora;
  • CNES Prestador;
  • CNPJ/CPF Prestador;
  • Guia Prestador;
  • Guia Operadora;
  • Reembolso.

 

O sistema fará a importação deste arquivo dentro do processo de Importação dos arquivos de Qualidade, bastando coloca-lo na pasta de entrada e clicando no botão importar. Uma nova remessa será importada, utilizando como base o período atual.

Como o arquivo não possui qual foi a falha que impediu a incorporação do lançamento, o sistema fará a busca pela última falha importada para a guia em questão. Caso não encontre, irá atribuir automaticamente a falha 5054 - IDENTIFICADOR NÃO ENCONTRADO.

Os processos de importação de Arquivos Pendentes (.csv) e de Arquivos de Qualidade (.ZTQ ou .XTQ) não serão executados ao mesmo tempo pela tela. Caso exista os dois tipos de arquivos dentro da pasta de entrada, o sistema importará primeiramente os arquivos de guias pendentes e será necessário clicar novamente para importar os arquivos de Qualidade.

Para processar as guias importadas, basta selecioná-las e clicar no botão processar. Pode ocorrer de alguma guia ao ser processada não seja identificada pelo sistema. As guias nestas condições serão marcadas com um “x”.

Caso uma guia que esteja marcada com "x" realmente não deveria ter ido ao monitoramento, segundo orientação da ANS não há atualmente uma forma de excluí-la da lista de pendentes. A ANS está analisando estes casos, porém nesta versão da TISS nada pode ser feito e estas guias permanecerão como pendentes.

 

 

 

Ao processar as guias, o sistema poderá gerar mais de um período de competência, pois o arquivo possui guias pendentes de todas as competências. Portanto, no momento da importação dos arquivos no PTA, é imprescindível que seja feito na ordem cronológica dos períodos, para evitar falhas nos lançamentos porque os arquivos foram importados fora de ordem.

 

Para uma melhor análise dos dados, foi implementado um filtro para busca das informações na aba de falhas, através do botão auxiliar. Será exibido uma caixa de filtro para que seja filtrado as informações na tela. Quando um filtro é aplicado, o título da coluna em questão fica em negrito. Este filtro também está disponível para a tela de Importação de arquivo de retorno.