Árvore de páginas

Calculo Professores com tarefas variáveis e afastamento

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Recursos Humanos

Módulo:

Gestão de Pessoal

Função:

GPEXCALC

Situação/Requisito:

Sistema não calcula DSR e Hora Atividade de professor I (Mensalista) quando existe proporcionalidade no mês (exemplo: gozo de férias).

Solução/Implementação:

Corrigido o calculo de Tarefas para proporcionalizar tarefas variáveis respeitando o parâmetro MV_PROPTAR e assim calcular o DSR de forma correta.

O lançamento de tarefas de Faltas na V12 deve ocorrer no campo "Faltas" e não no campo Quantidade da Tarefa, favor verificar o help da rotina para maiores esclarecimentos.

Trecho do Help:

Os campos específicos para a categoria funcional I-Professor Mensalista/J-Professor Aulista:

• Tp.Tarefa: selecionar o tipo de tarefa realizada pelo professor, dentre as opções abaixo:
▪ 1-Fixa: define um salário fixo ao professor, conforme contrato de trabalho, compondo o salário base para utilização em todos os cálculos da folha.
▪ 2-Variável: permite registrar lançamentos variáveis, como valor e quantidade de hora-aula realizados pelo professor com categoria J-professor aulista, aulas de reposição, reuniões, coordenações de curso, etc, que não sejam classificadas como fixas. Com base nesses lançamentos são calculadas médias de férias, 13º salário e rescisões. Importante que a verba dessa tarefa seja diferente da tarefa Fixa, por conta de poder ter incidências diferentes, como por exemplo médias
▪ 3-Adt.Fixo: trata-se da ocorrência de uma tarefa que representa o incremento salarial do professor com a inclusão de novas aulas por ele ministradas durante o semestre, ou seja, um aditamento de contrato para tarefas fixas.
Nessa circunstância, o pagamento da tarefa é considerado como salário base do professor, e será utilizado no pagamento das férias, 13º salário e rescisão na composição do salário base, não devendo ser configurada sua respectiva verba de pagamento para apuração de médias.
▪ 4-Adt.Var.: trata-se da ocorrência de uma tarefa que representa o incremento salarial do professor por um período curto de tempo, como por exemplo, na substituição de um professor ausente durante uma semana do semestre, ou seja, um aditamento de contrato para tarefas variáveis.
Nessa circunstância, o pagamento da tarefa não é considerado como salário base do professor, e não será utilizado na composição do salário base no pagamento das férias, 13º salário e rescisão, devendo ser configurada sua respectiva verba de pagamento para apuração de médias. Mas, será considerado salário para cálculo do adiantamento quinzenal e para emissão da Declaração de Salário Contribuição (Proporcionalidade do INSS).

• Aulas Semana: informe a quantidade de aulas semanais, que será multiplicada pelo número de semanas do mês.
Help_buttonImportante:
O cálculo do número de aulas mensais é efetuado de acordo com o número de semanas do mês, informada previamente em Sindicatos, na pasta ‘Professor’.

• Continua Seq: informação que poderá ser inserida pelo usuário, em se tratando da inclusão do lançamento referente a aditamento de contrato fixo, ou inserida pelo sistema automaticamente, na realização do reajuste de tarefas.
• Tipo Alt.: informe uma opção entre os tipos de alterações salariais cadastrados na tabela 41, que podem ser incrementados conforme necessidade do usuário.
• Horas Extras/Horas Faltas: informar as quantidades de horas-extras e faltas por tarefa. A partir daí, ao calcular a folha, serão geradas as horas-extras e faltas com os valores correspondentes às horas lançadas pelo usuário, considerando como referência de valor/hora o valor unitário (campo “Val. Unitário”) da tarefa.
• Faltas: neste campo deve ser digitado a quantidade da tarefa realizada. Se o usuário fizer uma alteração no valor informado, será emitida uma mensagem para confirmar a alteração.

Pacote: