Páginas filhas
  • Estrutura por Operação - Tempos Padrões - MAN0580

Estrutura por Operação - Tempos Padrões - MAN0580

Visão Geral do Programa

Para utilizar este conceito de estruturas por operação de produção, faz-se necessário parametrizar o sistema, por intermédio do LOG2240 identificando o parâmetro respectivo com “S”: Processo Manufatura / Engenharia / Estrutura de Produtos, definir se se usará o cadastro de estruturas por operação do roteiro fabril.

Importante:

Essa rotina foi descontinuada na versão 12.1.18. O programa Processo de Fabricação (Tempos) (MAN10243) substitui a rotina MAN0580 na versão 12.

Estrutura por Operação - Tempos Padrões

Objetivo da tela:

Permitir que sejam definidas estruturas de produto relacionando a utilização de cada componente com a respectiva operação de produção do processo fabril, a fim de que seja possível identificar o consumo de cada matéria-prima ou produto semiacabado em cada operação de produção.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

cóPia

Permite copiar do processo de origem para um processo destino, informados na tela, pelas seguintes informações:

  1. Item De -> item de onde serão copiadas as informações;
  2. Roteiro -> roteiro do item;
  3. Alternativo -> número do roteiro alternativo;
  4. Item Para -> item para onde serão copiadas as informações;
  5. Roteiro -> roteiro do item;
  6. Alternativo -> número do roteiro alternativo.

Devem ser informados ORIGEM e DESTINO dos processos, segundo as seguintes combinações de informações:

  1. Informados: Item De e Item Para apenas;
  2. Informados: Item De, Roteiro De, Alternativo De, Item Para, Roteiro Para e Alternativo Para;
  3. Informados: Roteiro De, Alternativo De, Roteiro Para e Alternativo Para.

Nota:

Se desejar informar ou roteiro, ou alternativo, o programa irá exigir que ambas as informações (roteiro + alternativo) sejam fornecidas.
Tempos padrõesPermite executar o MAN0214 (Tempos Padrões dos Processos) para o item corrente na tela. Para tanto, é necessário que exista uma consulta de registro ativa.
estrUturaPermite executar o MAN0050 (Itens - Estrutura) para o item corrente na tela. Para tanto, é necessário que exista uma consulta de registro ativa.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

ItemCódigo do item que deverá estar cadastrado no MAN0020 (Itens de manufatura) associado a um código de roteiro padrão para o item. Se for cadastrado um roteiro alternativo para o item, sem antes ter cadastrado o roteiro padrão associado à ele, o sistema exibirá uma mensagem de aviso.
RoteiroCódigo do roteiro que será seguido para a produção do item. Deverá estar cadastrado no MAN0091(Roteiros). O roteiro de fabricação pode ser definido antecipadamente, assim que for definido o processo de uma determinada peça ou produto, mesmo que este item não esteja cadastrado, pois a associação do item ao roteiro apenas será efetuado durante a execução do programa MAN0580 (Cadastro de Estrutura por Operação de Estoques).
Alt.

Número alternativo do roteiro a ser seguido para a produção do item.

1- Alternativa de roteiro -> Usar o mesmo roteiro de fabricação, alterando apenas alguns atributos do processo.

Exemplo:

Mudar o centro de trabalho ou o arranjo físico de uma determinada operação.

OperaçãoCódigo da operação que fará parte do roteiro do item.
Deverá estar cadastrado no MAN0071 (Cadastro de operações).
Centro TrabalhoCódigo do centro de trabalho em que será efetuada a operação. Este código deverá estar cadastrado no MAN0100 (Cadastro de centros de trabalho).
Arranjo

Código do arranjo físico e o conjunto de recursos que serão utilizados durante a execução de uma determinada operação.

Este código deverá estar cadastrado no MAN0080(Cadastro de arranjos físicos).

Centro CustoCódigo do centro de custo que será utilizado na execução da operação de fabricação. Este código deverá estar cadastrado no CON0480 (Centros de Resultado).
Unidade tempoUtilizado para identificar a quantidade de horas, minutos ou segundos consumidas do arranjo físico para fazer 01 peça. Para obter o tempo de equipamento ou tempo de mão-de-obra, basta multiplicarmos o tempo total do arranjo pela quantidade utilizada do recurso no arranjo.
Set-upIdentifica a quantidade de horas centesimais de setup, ou seja, o tempo de preparação do arranjo para o início da operação.
Apontar

Selecionar se esta operação será apontada.

  • S - Esta operação será apontada
  • N - Esta operação não será apontada.
ImprimirSelecionar se esta operação deverá ser listada.
  • S - Imprime a ficha de operação
  • N - Não imprime a ficha de operação.
Operação FSelecionar se esta operação deverá disparar o apontamento de produção da ordem.
  • S - Dispara o apontamento da ordem.
  • N - Não dispara o apontamento da ordem.
Data validade inicialData inicial da validade da operação.
Data validade finalData final da validade da operação.
RetrabalhoPercentual de retrabalho da operação. Utilizado para cálculos de custos.
Item componente

Código do item componente necessário para a formação do item pai.

O código do item componente deve estar cadastrado no MAN0020(Itens de manufatura).

Se o item componente for um item do tipo comprado e este item não estiver cadastrado no MAN0020, somente no SUP0020 (Cadastros e Tabelas - Cadastro de Itens - Controles Suprimentos - Cadastro), o programa automaticamente fará uma cópia do item de suprimentos para o item de manufatura, levando em consideração o atributo de tempo de emergência para o atributo de tempo de ressuprimento.

Quando se cadastra um componente, seu nível será atualizado automaticamente no MAN0020, e será sempre maior que o nível do item pai.

Um componente pode ser cadastrado mais de uma vez na estrutura do item pai, mas deverá ter datas de validade diferentes.

Exemplo: Item Pai = A

Componente Quantidade Data Início Data Fim
B 1,5 31/12/2015
B 2,0 01/01/2016

Pode ocorrer de algum componente informado não fazer parte do desenho do item pai e mesmo assim aparecer na lista, para representar o resultado da transformação de outro componente. Nesta situação o componente é informado com quantidade negativa na estrutura. Este componente não terá necessidade explodida pela rotina do MRP e também não será considerado no custo do item pai. Será utilizado durante o apontamento da produção, para dar entrada no componente resultante de algum processo.

Exemplo: O item pai "A" é formado do componente "B" que é uma chapa. Quando colocada a chapa na prensa, o molde gera o produto "A" e, além deste, o produto "C".

Item pai = C
Componente Quantidade Data Início Data Fim
B 2,0
C -0,5

Será consumido 2 Kg do componente "B" para gerar 1 (um) produto "A" e 1 (um) produto "C" de 0,5 Kg.

Data validade inicial

Data inicial e final de efetivação do item componente na estrutura do item pai, ou seja, a partir de quando o item componente fará parte da formulação do item pai. Este campo não é obrigatório. Caso deixado em branco, o MAN0050 (Itens - Estrutura) considerará o componente como efetivo.

Serve também para manter o histórico dos componentes na estrutura do item pai.

Centro custo

Código do centro de custo. É o menor segmento de uma organização para se obter e se informar formalmente custos, tipicamente um departamento. É utilizado no sistema de custos, para o cálculo de custo por componente. Somente é utilizado no módulo de custo padrão. O centro de custo mais utilizado é informado no processo do item pai.

Este campo relaciona o item a um centro de custo cadastrado no CON0480 (Centros de Resultado).

Quantidade necessária

Quantidade necessária de um componente para a produção de um item pai.

Este valor se armazena na lista de materiais e é utilizado para calcular as necessidades brutas dos componentes durante o processo de explosão da rotina do MRP e da rotina de cálculo de custos.

Tolerância mínimaPermite informar a tolerância mínima referente a quantidade necessária informada.
Tolerância máximaPermite informar a tolerância máxima referente a quantidade necessária informada.
Percentual de refugo

Fator percentual da estrutura do produto, usado para incrementar as necessidades brutas do componente, de forma que leve em conta por antecipação as perdas da fabricação (montagem) para um determinado produto (item pai).

Este valor não substitui o percentual informado no cadastro do item de manufatura (MAN0020), mas sim, incrementa mais este percentual no cálculo das necessidades do MRP.

Para sua utilização em cálculos, será utilizado o fator correspondente, aplicando-se a seguinte fórmula: 100(/100-pct_refug). O sistema traz 0 (zero) automaticamente para a tela.

Tempo ressuprimento sobreposto

Tempo (quantidade em DIAS) de ressuprimento sobreposto.

Técnica usada em MRP, onde o recebimento planejado de um componente em um período de tempo, requer a liberação deste componente em um período de tempo posterior, calculado pelo tempo de ressuprimento sobreposto.

Quando é utilizado este componente a partir do início da produção do item pai?

Tr Trs Dt Entrega
Exemplo: Régua do Tempo ----- 10 ----- 15 ----- 20 ----->

Item-Pai = A

Componente Quantidade Tmp Ressup Sobr
B 1,5
C 1,0
X 2,0 5 Dias

Onde: A - Data de Entrega = Dia 20
Data de Liberação = Dia 10

Todos os componentes do item pai "A" precisarão estar disponíveis no dia 10 para se começar a produção ou montagem do item "A". Mas o componente "X" somente será utilizado no dia 15, portanto este item não precisa estar disponível em estoque no dia 10, daí coloca-se 5 dias no tempo de ressuprimento sobreposto deste item, para sua necessidade cair somente no dia 15.

Componente custo

Código do componente de custo do item componente.

Caso o parâmetro 'Custo Padrão/Real(?)' do CST3280 (Parâmetros Custos) for 'P', o componente de custo deverá estar cadastrado no CST3010 (Componentes Custo).

Caso contrário, deverá estar cadastrado no CST5830 (Componentes Custo Real).

SequênciaSequência do componente na estrutura.
Item de

Código do item de origem das informações de processo de fabricação a serem copiadas para o item destino.

Deverá estar previamente cadastrado no MAN0022 (Atributos Gerais dos Itens), MAN0020 (Itens de manufatura) e MAN0580 (Cadastro de Estrutura por Operação de Estoques).

Roteiro de

Código do roteiro de origem das informações de processo de fabricação a serem copiadas para o roteiro do item destino.

Deverá estar cadastrado no MAN0091 (Processos Fabricação - Roteiros) e MAN0580 (Cadastro de Estrutura por Operação de Estoques).

Alternativa de

Número da alternativa de roteiro.

Juntamente ao "Item de" e o "Roteiro de" informados, esse registro deverá existir no MAN0580(Cadastro de Estrutura por Operação de Estoques) para a cópia poder ser efetuada.

Item para

Código do item destino que terá suas informações de processo de fabricação copiadas a partir do item origem.

Deverá estar previamente cadastrado no MAN0022 (Atributos Gerais dos Itens) e MAN0020 (Itens de manufatura).

Não poderá possuir cadastro no MAN0580 (Cadastro de Estrutura por Operação de Estoques).

Roteiro para

Código do roteiro destino que terá suas informações copiadas a partir do roteiro de origem.

Deverá estar cadastrado no MAN0091 (Processos Fabricação - Roteiros) e não poderá possuir cadastro no MAN0580 (Cadastro de Estrutura por Operação de Estoques).

Alternativa para

Número da alternativa de roteiro.

Juntamente ao "Item para" e o "Roteiro para" informados, esse registro não poderá existir no MAN0580 (Cadastro de Estrutura por Operação de Estoques) para a cópia poder ser efetuada.

Fator de multiplicação

Fator que multiplicará as quantidades utilizadas de todos os componentes da estrutura a ser copiada.

A cópia do item receberá os valores de quantidades do item base, multiplicado por este fator.

Instrumento medição

Instrumento usado na medição de cada item componente.

Campo não obrigatório.

Ferramenta

Código da ferramenta utilizada no processo produtivo, mais especificamente na operação informada.

O código da ferramenta deve estar cadastrado no MAN1460 (Chão de Fábrica - Dados - Equipamentos Chão de Fábrica).

Quantidade cavidadesQuantidade de itens produzidos durante o ciclo produtivo.
Quantidade horas

Quantidade de horas que a ferramenta será utilizada durante um ciclo.

Exemplo: Se a ferramenta for um molde, e este tiver cinco (5) cavidades, deverá ser informado o tempo de utilização para injetar, soprar, prensar, ...as cinco (5) peças. O sistema se encarregará de dividir o tempo do ciclo por cinco (5) para obter o tempo de utilização da ferramenta para a fabricação de uma única peça.

MRP

Selecionar se o item componente da estrutura será ou não ignorado no MAN6166 (Rotina M.R.P).

  • S - Sim. O item não será considerado pelo M.R.P.
  • N – Não. O item será considerado normalmente pela rotina de M.R.P.