Árvore de páginas


CONTEÚDO


01. VISÃO GERAL

É o nome técnico que identifica um componente Patrimonial (Ativo ou Passivo) ou um componente de Resultado (Despesa ou Receita)

Todos os acontecimentos que ocorrem na empresa e que geram alterações no Patrimônio nela deverão ser registrados pela Contabilidade em Contas próprias.

O Sistema permite cadastrar uma conta contábil ou na manutenção de um cadastro existente, vincular essa conta contábil a um plano referencial, utilizando as informações no rodapé do cadastro do plano de contas.

01.1. Contas Patrimoniais

São as que representam os elementos componentes do Patrimônio:

    • Ativo

    • Passivo

    • Resultado exercícios futuros

    • Patrimônio líquido

01.2. Contas de Resultado

As contas de resultado são as que representam as variações patrimoniais. Dividem-se em:

    • Receitas

    • Despesas


02. CONTAS COM PONTOS NO CÓDIGO

No Protheus, é recomendado que o plano de contas não tenha pontuação no campo CT1_CONTA, isso pois por padrão o sistema já possui o conceito de mascara contábil que introduz a pontuação das contas nos relatórios contábeis, mas é utilizado o código de fato da conta para validações e geração das entregas fiscais.

Porém caso definido, o usuário pode realizar o cadastro com a pontuação, isso não deve gerar efeitos colaterais nos relatórios ou entregas contábeis desde que corretamente configurados.

O contador deverá estruturar o plano de contas conforme a necessidade da empresa, mas para não ter problemas colaterais deverá escolher se cadastra com pontuação para todas as contas ou para nenhuma. Por exemplo, ao cadastrar algumas contas com a pontuação e outras sem poderá causar problemas na ordenação das contas nos relatórios contábeis.

Agora, ao cadastrar todas as contas com pontuação, é necessário se atentar aos seguintes aspectos:

  • Se o Protheus estiver integrado com outros sistemas (por exemplo, sistemas de ERP, BI, ou sistemas externos), verifique se esses sistemas também suportam a formatação com pontos.
  • Dependendo do volume de dados e da complexidade das consultas, a utilização de pontos pode impactar a performance de algumas operações. Embora isso seja raro, é algo a se considerar.
  • Será necessário desabilitar a mascara contábil totalmente do sistema, deixando o parâmetro MV_MASCARA em branco e também não configurando nenhuma mascara na rotina CTBA130 para conta contábil. Ao cadastrar as contas com pontuação e deixar a mascara ativa, os relatórios sairão com a codificação das contas incorretas, como no exemplo abaixo:

Veja que no exemplo, fica com pontuação adicional.

Portanto, se optar por incluir as contas contábeis com a pontuação na rotina CTBA020, é necessário testar o cadastro das contas contábeis com pontos em um ambiente de homologação antes de implementá-lo em produção. Dessa forma, poderá identificar e corrigir quaisquer problemas potenciais sem impactar a operação normal do sistema.


03. ASSUNTOS RELACIONADOS