Dissertativa
Este é o modelo de questão mais simples, o usuário responde a questão da forma dissertativa, obedecendo o limite de caracteres estipulado pelo sistema.
Exemplo:
Única escolha
Este tipo de questão é formada por um conjunto de alternativas, e somente uma delas pode ser selecionada como resposta. O sistema disponibiliza para este tipo de questão duas formas de visualização:
- Exibidas de forma seqüencial
Exemplo:
- Exibidas em linhas:
Exemplo:
Múltipla escolha
Este tipo de questão é formada por um conjunto de alternativas, e o usuário pode responder/selecionar mais do que uma delas. O sistema disponibiliza para este tipo de questão três formas de visualização:
- Exibidas de forma seqüencial
Exemplo:
- Exibidas em linhas
Neste tipo de exibição pode-se definir se o usuário poderá repetir respostas e também delimitar o número de seleções.
Exemplo:
- Exibidas em colunas
Este tipo de questão não permite repetição de resposta para as alternativas.
Exemplo:
Complemento de alternativa
Tanto no tipo de questão \"única escolha\" como no \"múltipla escolha\" pode ser agregado à alternativa um complemento, contanto que a exibição não seja efetuada em linhas. Assim temos:
Este primeiro exemplo apresenta uma questão do tipo \"única escolha\", onde uma das alternativas, alternativa “Outras”, possui complemento:
Exemplo:
Neste outro exemplo, temos uma questão do tipo \"múltipla escolha\", onde a alternativa “Outras” também possui complemento:
Exemplo:
É possível delimitar o número de caracteres que o usuário pode digitar no complemento, lembrando que o contador, neste caso, não é exibido.
Observação de questões
Exceto as questões do tipo \"dissertativas\" as demais tipos suportam uma observação, como por exemplo, para solicitar uma justificativa ou comentários sobre as) respostas selecionadas:
No exemplo a seguir, na questão do tipo \"única escolha\" exibida em linhas, foi disponibilizada a área de observação “Descreva outros” em seu cadastro, desta forma, o sistema apresenta uma caixa de texto para que o usuário possa atender à observação da questão. Para este formato, também é válido o limite de caracteres utilizado nas dissertativas.
Exemplo:
Neste próximo exemplo, na questão do tipo \"múltipla escolha\" sequencial, foi adicionada a observação “Comentários”, assim forma o browser apresenta uma caixa de texto para que o usuário possa comentar a questão. Para este formato também é válido o limite de caracteres utilizado nas dissertativas.
Exemplo:
Importante As observações de cada questão possuem conferência de obrigatoriedade, ou seja, o sistema verifica se a solicitação da observação foi atendida ou se o campo ainda está em branco, do mesmo modo como verifica questões dissertativas comuns. Desta forma, quando houver a necessidade da utilização deste recurso após uma pergunta, a observação deve ser cadastrada como uma questão independente do tipo dissertativa logo a seguir. Veja o último exemplo deste tópico, no qual o campo de observação \"Comentários:\" foi cadastrada como uma questão do tipo dissertativa logo após a questão de múltipla escolha. Para o usuário a sensação é de continuidade da pergunta, porém, esta forma de cadastramento independente, garante que a verificação do campo de observação seja efetuada pelo sistema. |