Árvore de páginas

Unidades de Medida  | Descrição Detalhada | Dados por Empresa | Impostos | Cor e Tamanho | Sit. Trib.X Class. Fiscal | Foto Grade


A contabilização das movimentações executadas no Almoxarifado, pode ser feita de várias maneiras diferentes. Isto dependerá, exclusivamente, da maneira como o sistema estiver parametrizado e das necessidades e particularidades de sua empresa.

É recomendável a leitura dos seguintes tópicos, antes de fazer a definição das contas contábeis, no cadastro do produto:

• Cadastros - Unidade de Custeio

• Cadastros - Almoxarifado

• Parâmetros Contabiliza Transferências e Utiliza Conta Contábil para o Grupo de Produto

 O processo de contabilização do estoque está, detalhadamente, descrito no Esquema de Contabilização da Solução Visual Hotal.

  • Conta de Entrada
    Clique no botão Selecionar , para informar a conta de entrada do produto. A conta de entrada, neste caso, é a conta contábil que será debitada, no momento da entrada de mercadoria no estoque (normalmente ativo - estoque).
  • Conta de Saída
    Clique no botão Selecionar , para informar a conta de saída do produto. A conta de saída, neste caso, é a conta contábil que será debitada, no momento da saída de mercadoria do estoque (normalmente despesa – custo de mercadoria).
  • Subconta (Entrada)
    Utilize a subconta de entrada, se a conta contábil indicada como “conta de entrada”, estiver cadastrada na Contabilidade, para trabalhar associada a subcontas. Neste caso, a conta de entrada poderá ser ”quebrada” por subcontas, que representam, por exemplo, os grupos de produtos do estoque.
  • Subconta (Saída)
    Utilize a subconta de saída, se a conta contábil indicada como “conta de saída”, estiver cadastrada na Contabilidade, para trabalhar associada a subcontas. Neste caso, a conta de saída “despesa” poderá ser ”quebrada” por subcontas, que representam, por exemplo, os grupos de produtos do estoque.
  • Centro do Custo
    Clique na seta à direita do campo, para selecionar o centro de custo desejado. Você deve selecionar o centro de custo, somente se quiser indicar contas contábeis diferentes para cada centro de custo, ou restringir o uso deste produto a alguns centros de custo.
    Observe o exemplo de plano de contas abaixo:
    4 Despesa
      4.1 Despesa com Materiais
      Custo de Mercadoria Vendida]
      Custo de Mercadoria Vendida – Restaurante
      Custo de Mercadoria Vendida – Bar Piscina
    No exemplo acima, o plano de contas prevê que a contabilização da despesa, varie em função do centro de custo, no qual a mercadoria foi utilizada.
    Para contabilizar a despesa, debitando em contas diferentes, de acordo com o centro de custo no qual a mercadoria foi utilizada, siga os seguintes passos:
    No cadastro do produto, insira várias linhas para contabilização:
    Linha 1 – Centro de Custo Restaurante, conta de saída 4.1.1.1
    Linha 2 – Centro de Custo Bar Piscina, conta de saída 4.1.1.2
    Obs.: As demais informações deverão ser normalmente indicadas.
    Ao fazer uma baixa para o centro de custo restaurante, o sistema debitará a conta custo de mercadoria restaurante (4.1.1.1). Se a baixa for feita para o centro de custo bar piscina, o sistema debitará a conta custo de mercadoria bar piscina(4.1.1.2).
    Se somente estas duas linhas estiverem preenchidas, o sistema bloqueará a baixa deste produto, para qualquer outro centro de custo, que não esteja previsto no cadastro.
    Para evitar isto, cadastre uma terceira linha, sem indicar centro de custo. A conta de saída indicada nesta terceira linha será debitada, quando a baixa for feita para qualquer centro de custo, que não esteja especificado nas linhas de contabilização. Para obter maiores informações, consulte o Esquema de Contabilização na ajuda on-line da Contabilidade.
  • Almoxarifado
    Campo disponível apenas se o parâmetro Contabiliza Transferências estiver habilitado. Neste caso, a indicação do almoxarifado será facultativa.
    Observe o exemplo de plano de contas abaixo:
    1 Ativo
    Ativo Circulante
      Estoques
      Estoque Central
      Estoque Cozinha
    Para contabilizar a transferência entre almoxarifados, debitando e creditando contas do ativo, de acordo com o almoxarifado onde a mercadoria se encontra, siga os seguintes passos:
    • Marque o parâmetro Contabiliza Transferências.
    • No cadastro do produto, insira duas linhas para contabilização:
    Linha 1 – Almoxarifado Central, conta de entrada 1.1.1.1
    Linha 2 – Almoxarifado Cozinha, conta de entrada 1.1.1.2
    Obs.: As demais informações deverão ser normalmente indicadas.
    Ao fazer uma transferência, saindo do almoxarifado central e entrando na cozinha, o sistema debitará a conta de entrada do almoxarifado destino (Cozinha – 1.1.1.2) e creditará a conta de entrada do almoxarifado origem (Central – 1.1.1.1).
    Se o parâmetro Contabiliza Transferências estiver marcado, porém não existir no cadastro do produto, a definição da conta por almoxarifado, o sistema não contabilizará as transferências.
  • Atividade (Projetos)
    Indique a atividade/projeto ligada a este lançamento contábil. A indicação será obrigatória se o parâmetro do GlobalCM, estiver configurado para obrigar a indicação de atividade/projeto.
    Obs.: Apesar do cadastro do produto ser único, esta guia deve ser preenchida em cada empresa.