Árvore de páginas

Esta rotina simula a alteração de uma planilha orçamentária com a finalidade de analisar os resultados decorrentes desta alteração sem gravar oficialmente a revisão, ou seja, sem alterar/revisar a planilha, sendo possível, se desejado, efetivar as alterações, tornando-a uma versão original da planilha.

O Sistema permite criar versões de simulações para a planilha em operação, para que seja possível tomar decisões baseadas na comparação dos resultados apresentados pelas diferentes simulações efetuadas.

Apesar das estruturas da planilha original serem transferidas para a planilha da rotina de simulação, manter versões desta simulação não interfere nas operações em andamento.

A simulação é uma ferramenta do sistema que age de forma completamente independente e, desta forma, a não ser que o usuário transforme uma determinada simulação em revisão, o sistema não considera nenhum dado das simulações na planilha orçamentária.

Permite comparar versões da simulação com a planilha real/atual (em operação no sistema) e, caso esta atenda melhor as expectativas, podem-se transferir os dados simulados para uma nova revisão da planilha corrente. Para mais informações consulte os tópico Para comparar simulações e Para gravar uma simulação como revisão.


Help_buttonImportante:

Consulte o tópico Versões para saber mais sobre versões.

Execução do processo de simulação

A simulação de uma planilha orçamentária está dividida em três processos internos que devem ser seguidos:

  • Criação da simulação: inicia o processo em uma determinada planilha orçamentária. No momento de criar uma simulação é possível utilizar qualquer versão da planilha para criação da simulação, reservando o código da versão para atualização dos valores da planilha.
  • Atualização dos valores: responsável pela atualização dos valores da planilha orçamentária no ambiente simulado. Uma planilha pode ter quantas versões simulados forem necessárias e ao mesmo tempo sem nenhuma restrição.
  • Efetivação da simulação: é o processo final da simulação e o processo responsável pela aceitação dos valores simulados e atualizados dos saldos previstos. Eventualmente podem ser desenvolvidos workflows ou rotinas para finalização de uma simulação de acordo com a necessidade utilizando as ferramentas de customização disponíveis.

Lançamentos da simulação orçamentária (atualização dos saldos previstos e saldos simulados)

Para controlar os saldos simulados e os previstos o sistema utiliza a geração de lançamentos que são definidos pela rotina de lançamentos do Planejamento e Controle Orçamentário. Portanto o tipo de saldo que é alimentado pela planilha de controle Previsto x Realizado x Simulado, também pode ser configurado de acordo com as necessidades de cada empresa não existindo uma regra fixa e flexibilizando assim a utilização do sistema em diferentes tipos de negócios.



Procedimentos

Para efetuar uma simulação:

1. Em Simulações, clique em Incluir.

O sistema apresenta a janela para inclusão dos dados da simulação.

2. Preencha os dados conforme a orientação do help de campo.

Observe porém os seguintes campos:

  • Planilha Orçamentária

Informe a planilha orçamentária para a qual deseja efetuar uma simulação.

  • Versão Base

Informe a versão da planilha orçamentária para a qual deseja efetuar uma simulação.

  • Versão Simulação

Informe para qual versão de simulação da planilha orçamentária deseja efetuar uma simulação.

3. Confira os dados e confirme.

O sistema retorna a janela de manutenção de simulações, posicione sobre a simulação desejada e clique em Alterar.

4. Efetue as alterações desejadas de acordo com a orientação do help de campo.

Em Estrutura do Orçamento é possível visualizar, incluir, alterar ou excluir uma conta orçamentária na estrutura posicionada.

5. Confira os dados e clique em Fechar.



Veja também

O sistema disponibiliza para consulta das planilhas orçamentárias os seguintes relatórios: