Árvore de páginas

Emissor DANFE (Versão 2) - FT0518

Visão Geral do Programa

Esta função visa imprimir o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, permitindo acobertar os itens transportados. Mais detalhes estão disponíveis no conceito DANFE.

Diferentemente dos outros programas de impressão de notas fiscais, o DANFE poderá ser emitido em quantas folhas forem necessárias para a descriminação de mercadorias, desde que apresente todas as informações obrigatórias pré-definidas pelo SEFAZ.

Depois da impressão do DANFE, a nota fiscal eletrônica passa a apresentar a situação de impressa.

Para obter melhor performance e qualidade no processo de impressão, é recomendável utilizar uma impressora laser para emissão do DANFE; também é possível utilizar uma impressora a jato de tinta, entretanto, esta geralmente possui uma qualidade de impressão inferior à laser, o que pode ocasionar divergência de leitura no posto fiscal. Como impressoras matriciais não conseguem reproduzir o código de barras com exatidão, essa não deve ser utilizada como "Impressa'.

O DANFE possui um leiaute padrão para emissão, definido no Anexo II do Ato COTEPE/ICMS N 72/05, mas mediante autorização da unidade de federação poderão ser solicitadas alterações de leiaute para adequação as operações da empresa. A única condição é que devem ser mantidos os campos obrigatórios definidos pela legislação. Fica sob-responsabilidade da empresa solicitar a autorização de alteração nos leiautes de impressão do DANFE, bem como a implementação das alterações solicitadas.

Os clientes que possuem o Dataviewer na versão 3.0 ou superior podem efetuar alterações no layout do DANFE, desde que as alterações sejam previamente autorizadas pela SEFAZ de sua unidade de federação.

Importante:

Quando a situação da nota estiver com o tipo de emissão de contingência e ainda não tiver sido impressa, sua impressão será permitida e no espaço reservado para as Informações Adicionais será impressa a mensagem: "DANFE emitido em contingência?". Esta situação se dá quando a SEFAZ não estiver com o serviço disponível para a aplicação de transmissão da Nf-e enviar o XML da nota fiscal eletrônica.

Quando terminada a contingência, é obrigatória a transmissão das NF-es correspondentes aos DANFEs emitidos na situação de contingência para a Sefaz-Origem.

Nota:

Devido às restrições técnicas não é possível executar este programa em ambientes Linux.

Tela Emissor DANFE – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Permite a emissão do DANFE.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Estabelecimento

Código do estabelecimento responsável pelo DANFE a ser emitido.

Nota:

Selecionando o número da nota fiscal eletrônica, o sistema fornecerá essa informação automaticamente. 

Série

Série da nota fiscal eletrônica a ser considerada para emissão do DANFE.

Nota:

Selecionando o número da nota fiscal eletrônica, o sistema fornecerá essa informação automaticamente. 

Nr Nota Fiscal

Faixa de números das notas fiscais eletrônicas a serem consideradas para emissão do DANFE. 

Embarque

Faixa de embarques que deverão ser considerados na seleção das notas fiscais a serem consideradas para emissão do DANFE. 

Nr Cópias

Número de cópias para impressão de cada DANFE.

Nota:

Este permite a impressão de notas em Contingência FS e FS-DA em duas vias (ou mais). 
Usuário

De qual usuário se deseja imprimir os DANFEs.

Nota:

O usuário A gerou as notas 1,3,5 e 8 enquanto o usuário B gerou as notas 2, 4, 6 e 7. Imprimindo a faixa de notas de 1 a 8 e informando o usuário A, o programa imprime os DANFEs apenas das notas 2, 4, 6 e 7.

Imprimir Boleto

Quando assinalado, imprime o boleto junto com o DANFE.

No programa Consulta Série x Estabelecimento - FT0114, é possível assinalar o campo Imprimir Boleto com o DANFE para que esse parâmetro fique marcado automaticamente. Com isso, não é mais necessário marcar ou desmarcar ele na impressão de cada nota, ficando sempre habilitado.

Importante:

A partir da versão 12.1.20 o padrão para geração da numeração do boleto passa a ser sempre pelo portador da nota fiscal que está sendo impressa.

Impressão

Quando assinalado, indica que o processamento será de impressão do DANFE. 

Reimpressão

Quando assinalado, indica que o processamento será de reimpressão do DANFE.

Tela Emissor DANFE – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Parametrizar as informações ao emissor DANFE.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Gera DANFE a Partir do XML

Quando assinalado, determina que o DANFE deva ser reimpresso a partir do arquivo XML enviado a SEFAZ, que tenha sido retornado assinado (autorizado). Caso não assinalado, o DANFE é reimpresso a partir das informações disponíveis no sistema.

Nota:

Caso não assinalado, pode haver divergências nas informações do XML enviado a SEFAZ e do DANFE reimpresso. Isso pode ocorrer quando efetuado manutenção em alguma informação que é utilizada pelo DANFE entre o momento da emissão da NF-e e o momento da reimpressão do DANFE.

Esse campo somente é habilitado quando selecionada a opção Reimpressão na pasta Seleção.

Repositório Arquivos XML

Caminho do repositório no qual estão disponíveis os arquivos XML a serem considerados para reimpressão do DANFE.

Nota:

Inicialmente, esse campo sugere o diretório de histórico onde os XML do estabelecimento estão armazenados, podendo ser alterado caso necessário.

Os XMLs salvos nos diretório informado, devem ser os que foram retornados assinados pela SEFAZ, ou seja, somente XMLs autorizados pela SEFAZ serão utilizados como base para a reimpressão do DANFE.

Para que o sistema possa efetuar essa sugestão do diretório de histórico é necessário que o estabelecimento seja informado na pasta Seleção.

Esse campo somente é habilitado quando assinalado a opção Gera DANFE a partir do XML estiver assinalada.


Conteúdos Relacionados:

Manutenção Série x Estabelecimento (FT0114)