Páginas filhas
  • Problemas e Soluções

Problemas e Soluções

Problema 1:

Ao acessar um relatório Crystal Reports a partir do menu do Microsoft Protheus®, o Sistema apresenta uma tela sem informações, e a barra de progressão (gauge) incompleta.

Solução:

  • Certifique-se de que executou a instalação dos Drivers do Crystal e também instalou o Client do Crystal.
  • Verifique se a fonte de dados ODBC utilizado no relatório Crystal Reports foi criado como USER DSN.
  • O nome da fonte de dados é case-sensitive, ou seja, se o relatório foi criado baseado na fonte de dados data, em todas as estações o nome da fonte de dados deve estar grafado em letras maiúsculas.

Problema 2:

Como proceder para acessar o relatório Crystal Reports de dentro de um Rdmake?

Solução:

Releia a explicação acima sobre a função CallCrys.


Problema 3:

Ao acessar o relatório através de um Rdmake ou, tentar atualizar (refresh) os dados deste relatório dentro do Crystal Reports, o sistema não apresenta as informações. As informações serão apresentadas somente se o sistema for finalizado e os dados atualizados.

Solução:

Antes de acessar o relatório de dentro do Rdmake (função CallCrys), execute o comando COMMIT.


Problema 4:

Ao tentar executar um relatório baseado em um ODBC para SQL 7.0, ele nada mostra ou o gauge (barra de progressão) para no meio.

Solução:

Verifique no drive ODBC criado para o SQL7 se a opção Change Default DataBase To está marcada, e apontando para o Banco de Dados Correto.


Problema 5:

Como faço para abrir o Sigamat.Emp no relatório?

Solução:

O Driver ODBC não é capaz de abrir o Sigamat.Emp. Utilize os Data Files em vez de ODBC. No Crystal Reports é possível mesclar arquivos abertos com ODBC e com Data Files.


Problema 6:

Minha Tabela DBF tem campo Memo e não consigo abrí-la no Crystal Reports.

Solução:

Para abrir arquivos DBF com campo Memo, é necessário criar o datasource ODBC usando o driver Microsoft FoxPro driver (caso exista e seja versão 3.5x) ou Microsoft Visual FoxPro (caso o sistema seja o Windows 2000/XP).

Abrir o arquivo CRYSINI.INI (localizado no diretório do SGCRYS32.EXE) e incluir a seguinte linha:

VERSION=4


Problema 7:

Ao criar um relatório dentro do Crystal Reports, ao selecionar as tabelas o sistema avisa que a tabela em questão não possui fields, ou ao tentar abrir um relatório criado por outro usuário é apresentada a mensagem de que o arquivo está em uso ou de que não tenho acesso aos dados.

Solução:

Para construir relatórios é preciso ter acesso de escrita no diretório dos dados, caso seja DBF (ADS ou CDX). Este procedimento não é necessário para visualizar o relatório a partir do Crystal Reports.


Problema 8:

O relatório é gerado sem problemas dentro do Crystal Reports, mas quando ele é executado através do Microsiga Protheus® alguns valores não aparecem ou algumas fórmulas não são executadas ou, ainda, o relatório não é exibido.

Solução:

Verifique na estação todas as DLLs chamadas CRPE32.DLL. Deve existir apenas uma na estação, (deve estar no path do Windows) e a versão desta DLL deve ser compatível com a versão do Crystal Reports utilizada. Para verificar a versão, basta verificar as propriedades do arquivo.