Árvore de páginas

Ordem de Separação - ACDA100

Visão Geral do Programa

Esta rotina tem o objetivo de separar os produtos originados da ordem de separação, pedido de venda, nota fiscal de saída ou ordem de produção.

A rotina de Separação deve ser executada a partir de um único terminal RF (radio freqüência), que orienta o operador na tarefa de encontrar e validar o produto nos armazéns, endereços ou lotes da empresa, agilizando o processo.

Existem diversas formas de realizar a separação, de acordo com a combinação das seguintes características:

  • Tipo de código usado (código natural ou código interno)
  • Controle de localização (MV_LOCALIZ)
  • Controle de Rastreabilidade (MV_RASTRO)
  • Número de série

Importante:

O tipo de código usado influi muito nas características e telas apresentadas.

O código interno (CB0) já possui todas as informações necessárias no próprio código da etiqueta e já traz, entre outras informações, a quantidade, armazém, endereço, lote, sub-lote e número de série.

O código natural (código de barra padrão EAN) não traz todos estes dados, sendo necessário informá-los devidamente.


Procedimentos:

Para efetuar a separação:

1. Em Expedição, selecione a opção Separação.
2. Informe como a separação será efetuada:

  • Ordem de Separação.

Importante:

Consulte o tópico Tipos de Ordem de Separação , para conhecer as diversas formas de efetuar a separação por ordem de produção.
  • Pedido de Venda.
  • Nota Fiscal de Saída.
  • Ordem de Produção.

3. Preencha os campos de acordo com o tipo de separação selecionada.

4. Caso ainda existam itens a serem separados, o Sistema apresenta uma mensagem de alerta, permitindo ao operador, continuar o processo de separação.

5. Finalize a separação.


Funcionalidades:

A rotina apresenta algumas funcionalidades por meio de teclas de atalho:

  • <CTRL + I> - visualizar os produtos separados.

Permite a visualização dos produtos separados em qualquer parte da rotina.

  • <CTRL + P> - pular item.

Permite apontar uma divergência, para justificar que determinado item não deve ser separado neste momento ou para eliminá-lo da ordem de separação.

Se a divergência informada estiver contida no parâmetro MV_DIVERPV, o item será estornado na liberação do Pedido de Vendas, permitindo ao operador liberar o item deste Pedido de Vendas posteriormente e gerar uma nova ordem de separação.

Este tipo de operação é utilizado quando não é possível efetuar o estorno, pois a ordem de separação já se encontra em andamento.

Quando existe a tentativa de pular um item que já foi lido anteriormente, o Sistema exibe uma mensagem. Neste caso, os produtos lidos devem ser estornados para depois utilizar esta funcionalidade.

  • <CTRL + X> - estorno.

Ao pressionar esta combinação de teclas, o Sistema exibe a tela para efetuar o estorno.

  • <CTRL + V> - volume.

Ao pressionar esta combinação de teclas, o Sistema exibe a tela para informar um novo volume, criando uma nova etiqueta de volume para esta separação.

Este recurso estará disponível somente quando a ordem de separação estiver configurada para realizar embalagem simultânea.


Alterar Empenhos

Importante:

A opção Alterar Empenhos na ordem de separação da rotina ACDA100  é utilizada somente para redistribuição da quantidade do produto para lotes e endereços diferentes. A quantidade do item pode ser alterada, desde que, as quantidades informadas para substituição de lote e endereço totalizem o mesmo valor da Quantidade Original.


Segue um exemplo prático do processo de Alteração de Empenhos.

Acessar o módulo Faturamento

Atualizações, ACD, Ordens de Separação
Localize a ordem de separação, posicione sobre ela e clique em alterar. Teremos a seguinte tela, conforme imagem abaixo.



Clique em Outras Ações, Alt. Empenhos, para acessar a rotina.  Sempre que precisar acessar o estoque do produto, habilite o campo Quantidade teclando [Enter] e [F4] para que as informações sejam exibidas na tela, conforme imagem a seguir. 


A quantidade informada do produto no item, não pode ser maior ou menor que a Quantidade Original. A redistribuição das quantidades, tem que ser exatamente igual. 


Veja os exemplos a seguir:

Exemplo 1 - Quantidade > Quantidade Original

Não deixa prosseguir, exibe help!



Exemplo 2 - Quantidade < Quantidade Original

Não deixa prosseguir, exibe help e informa o saldo que ainda precisa ser informado.


Exemplo 3 - Quantidade = Quantidade Original

Exibe informação, solicitando confirmação da substituição do empenhos.



Clicando em Sim os itens da ordem de separação serão atualizados. Para que a alteração seja efetiva, clique em Salvar.



Ao término da alteração de empenhos será exibido o relatório das atualizações executadas.


Desfaz Separação

Esta rotina tem o objetivo de desfazer as separações de produtos que já haviam sido separados. Ao acessar a rotina de ordem de separação é disponibilizado no menu Outras Ações a opão Desfaz Separação, sendo possível executar esta opção para ordens de separação de qualquer tipo, seja por pedido de venda, nota fiscal ou ordem de produção.

Localize no browse a ordem de separação que terá as separações desfeitas (1).

No menu de opções (2), clique na opção Desfaz Separação(3).

Confirme a pergunta de atenção, clicando em Sim.

Selecione os produtos a serem desfeitos ou clique no cabeçalho para marcar/desmarcar todos.

Confirme para desfazer as separações selecionadas. Todas as validações existentes na rotina atual Desfaz Separação - ACDV176, também serão consideradas.

Após finalizar com sucesso o desfaz separação pelo Protheus.

Tipos de Ordens de Separação

Ao executar a rotina Separação e selecionar o tipo ordem de separação, o Sistema apresenta diferentes formas de execução para cada tipo de código utilizado.

Opções de ordem de separação: Pedido Venda, Nota Fiscal e Ordem Produção

Pedido de Venda

  • Parâmetro Prioriza Endereço

Para Ordens de Separação ACDA100 do tipo Pedido Venda, existe a possibilidade de realizar a separação priorizando os endereços, caso o produto possua controle de localização. Para ultilização dessa funcionalidade será necessario cadastro de prioridade de endereçoes na rotina de Endereços MATA015, também é necessário informar "Sim" na pergunta Prioriza Endereco ? nos parâmetros F12 da rotina de Ordem de Separação ACDA100, quando estiver sendo gerada por Pedido de Venda. Seguindo essas parametrizações, no momento da separação os itens serão ordenados por "Numero Ordem+Codigo+Armazem+Prioridade+Endereco+Lote+SubLote+Num. Seri".


Ordem de Produção

Para Ordens de Separação ACDA100 do tipo Ordem Produção, será necessário sempre informar o número de Lote e/ou Sub-Lote caso o produto possua controle de rastreabilidade. A definição dos lotes e sub-lotes deverá ser feita manualmente no empenho da OP, ou poderá ser usado o recurso "Sugere Lote/End a Empenhar ?" nos parâmetros F12 da rotina de inclusão de ordem de produção MATA650. Não é permitido gerar ordem de separação caso o lote/sub-lote não tenha sido preenchido.


Código Natural

São os códigos de barra padrão EAN (8/13/128/UPC-A/UPC-E) e também o próprio código do produto.

  • Sem controle de localização e sem controle de rastreabilidade

Neste caso, o sistema está configurado com o controle de localização (parâmetro MV_LOCALIZ = N) e/ou controle de rastreabilidade (parâmetro MV_RASTRO = N) desativado, ou no cadastro do produto envolvido, o controle de localização e de rastro estiverem desativados.

Após selecionar o tipo ordem de separação, o sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela para informar a quantidade do produto a ser separada.

  • Sem controle de localização e com controle de rastreabilidade

Neste caso, o sistema está configurado com o controle de localização desativado (parâmetro MV_LOCALIZ = N) ou no cadastro do produto envolvido, o controle de localização estiver desativado, e com o controle de rastreabilidade ativado (parâmetro MV_RASTRO = S) e no cadastro do produto envolvido, o controle de rastro estiver ativo.

Após selecionar o tipo ordem de separação, o sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela para informar a quantidade do produto a ser separada. Nesta tela também é informado o lote sugerido do produto. Ao teclar <ENTER>, o Sistema apresenta a tela para informar o código do lote a ser validado. Se o produto possuir sub-lote, informe o sub-lote para validação.

  • Com controle de localização e sem controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com o controle de rastreabilidade desativado (parâmetro "MV_RASTRO" = N) e com o controle de localização ativo (parâmetro "MV_LOCALIZ" = S) e ativo também no cadastro do produto envolvido.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela com a quantidade do produto a ser separada. Se necessário, a quantidade pode ser alterada.

  • Com controle de localização e com controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com controle de localização ("MV_LOCALIZ" = S) e com o controle de rastreabilidade ("MV_RASTRO" = S) ativos e este controles também devem estar ativos no cadastro do produto envolvido.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando um endereço. Em seguida, apresenta a tela com a quantidade do produto a ser separado. Se necessário, a quantidade pode ser alterada. Esta tela também apresenta o lote sugerido do produto, informe o código do lote a ser validado.

  • Com controle de localização, com controle de rastreabilidade e com controle de número de série

Neste caso o Sistema está configurado com controle de localização ("MV_LOCALIZ" = S) e com o controle de rastreabilidade ("MV_RASTRO" = S) ativos e este controles também devem estar ativos no cadastro do produto envolvido e os produtos possuírem controle de número de série.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando um endereço. Em seguida, apresenta a tela para informar somente o código da etiqueta do produto, pois ao utilizar o controle por número de série, é realizada a unitização da quantidade dos produtos. Informe o código do lote a ser validado.


Código Interno (CB0)

O código interno é o conjunto das informações cadastradas na tabela CB0 - Código Interno.

Este tipo de código permite, quando da leitura da etiqueta, a visualização de várias informações sobre o produto, tais como, armazém, endereço, lote, data de validade, quantidade, etc.

  • Sem controle de localização e sem controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com o controle de localização (parâmetro "MV_LOCALIZ" = N) e/ou controle de rastreabilidade (parâmetro "MV_RASTRO" = N) desativados, ou no cadastro do produto envolvido, o controle de localização e de rastro estiverem desativados.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela para informar o código da etiqueta. A quantidade somente será solicitada se a etiqueta utilizada estiver configurada com a quantidade variável.

  • Sem controle de localização e com controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com o controle de localização desativado (parâmetro "MV_LOCALIZ" = N) ou no cadastro do produto envolvido, o controle de localização estiver desativado, e com o controle de rastreabilidade ativado (parâmetro "MV_RASTRO" = S) e no cadastro do produto envolvido, o controle de rastro estiver ativo.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela para informar o código da etiqueta. A quantidade somente será solicitada se a etiqueta utilizada estiver configurada com a quantidade variável.

Nesta tela também é sugerido o lote do produto. Por se tratar de código interno não é solicitado o lote/sub-lote, pois estas informações constam na etiqueta.

  • Com controle de localização e sem controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com o controle de rastreabilidade desativado (parâmetro "MV_RASTRO" = N) e com o controle de localização ativo (parâmetro "MV_LOCALIZ" = S) e ativo também no cadastro do produto envolvido.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela para informar o código da etiqueta, pois os dados do local e do endereço já estão contidos no código interno. A quantidade somente será solicitada se a etiqueta utilizada estiver configurada com a quantidade variável.

  • Com controle de localização e com controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com controle de localização ("MV_LOCALIZ" = S) e com o controle de rastreabilidade ("MV_RASTRO" = S) ativos e este controles também devem estar ativos no cadastro do produto envolvido.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando um endereço. Em seguida, apresenta a tela para informar o código da etiqueta, pois os dados do local e do endereço já estão contidos no código interno. Nesta tela é apresentada a quantidade do produto a ser separada. Se necessário, a quantidade pode ser alterada. Esta tela também apresenta o lote sugerido do produto, pois este produto possui controle de rastreabilidade.


Tabelas

  • CB0 – Id de Etiquetas
  • CB1 – Operadores do ACD
  • CB3 – Tipos de Embalagem
  • CB4 – Cadastro de divergências
  • CB5 – Local de Impressão
  • CB6 – Volumes de Embalagem
  • CB7 – Cabeçalho da Ordem de Separação (expedição)
  • CB8 – Itens da Ordem de Separação (expedição)
  • CB9 – Produtos separados na expedição
  • CBG – Log ACD

Parâmetros

  • MV_CBFCQTD
  • MV_CONFEND
  • MV_DIVERPV
  • MV_ESTNEG
  • MV_IACD01
  • MV_LOCALIZ
  • MV_OSEP2UN