Árvore de páginas

Permite que fornecedores possam atender as montadoras de automóveis em relação ao pedido que deve ser entregue, conforme a programação solicitada pelo cliente. Dessa forma, são viabilizadas as seguintes situações:

  • As montadoras podem enviar pedidos com produtos previstos e indicar uma previsão de compra junto ao fornecedor.
  • O pedido do cliente possa ser entregue em datas e horários específicos, conforme sua necessidade.
  • Receber os pedidos de clientes através de meios eletrônicos, utilizando troca de mensagens XML, para gerar automaticamente a entrega programada.
  • Facilita o controle de vendas futuras, previstas ou firmes, permitindo otimizar o planejamento de compra de produtos acabados ou insumos para produção através da integração entre a programação de entrega e o pedido de venda.


Observação

Embora tenha sido desenvolvida para atendimento às montadoras, a Programação de Entrega pode utilizada por qualquer fornecedor que necessita programar suas entregas ao cliente.


O processo inicia na montadora, quando ela envia uma mensagem no padrão EDIFACT (Eletronic Data Interchange for Administration, Commerce and Transport), que é um padrão internacional definido pelas Nações Unidas para troca de mensagens em formato texto para administração, comércio e transporte, podendo ser no modelo DELFOR (Programação de Entrega) ou DELJIT (Programação Diária).

Importante

O modelo DELFOR é uma previsão/planejamento das necessidades de entrega da montadora, definindo os produtos, quantidades e data prevista para entrega em curto, médio e longo prazo.

O modelo DELJIT é um pedido firme, ou seja, confirmado pela montadora e altera o status de pedidos previstos por uma DELFOR enviada.


A inclusão de Programação de Entrega pode ser feita manualmente ou através da troca de mensagens eletrônicas no formato XML utilizando o TOTVS Colaboração que é responsável por receber a mensagem no padrão EDIFACT (usado pelas montadoras nos modelos DELJIT e DELFOR) e converter em XML para o Microsiga Protheus®.

Uma Programação de Entrega pode ter itens previstos para que o fornecedor possa se preparar para atender futuramente ou itens firmes, que devem ser entregues em data e hora específica, conforme instruções do cliente.

Quando o cliente confirmar parcialmente um item previsto, é gerado um novo item na quantidade confirmada com status Firme e o item existente com status Previsto terá sua quantidade subtraída da quantidade confirmada.

Exemplo

O cliente envia uma mensagem com um produto previsto na quantidade de 1000 unidades, criando uma programação de 1000 itens desse produto com status Previsto e, posteriormente, envia uma mensagem de confirmação de 500 unidades. O produto é desmembrado em dois itens com quantidade de 500 unidades: um com status Previsto e outro com status Firme.


A Programação de Entrega gera um Pedido de Venda, sem a necessidade de redigitação de dados e, após ela ser gravada, é necessário utilizar a opção Gerar Pedido de Venda. A geração é manual, pois, os dados recebidos eletronicamente não possuem a condição de pagamento e a TES obrigatórios para o Pedido de Venda e, portanto, devem ser inseridos manualmente. A opção Inserir TES permite definir uma TES para todos os itens de uma única vez.

O Pedido de Venda é gerado com um item para cada produto em cada data e hora de entrega, portanto, se a Programação de Entrega tiver o mesmo produto em datas diferentes, são gerados um item para cada data de entrega do mesmo produto. A mesma regra vale para o status, onde é gerado um item para previstos e um para firmes.

Os itens da Programação de Entrega podem gerar vários itens no pedido, conforme seu status e data de entrega, porém, o faturamento deles não pode ser parcial.

Pedidos de Venda gerados pela Programação de Entrega com itens previstos não podem ser desbloqueados por estoque para evitar que haja empenho no controle de estoque, assim, o item constará apenas como previsão no controle de saldos do produto.

Na geração do Documento de Saída, o filtro para os itens pode ser por data de entrega do item, pois, isso, facilita a busca dos itens com entrega programada em datas específicas, sendo que, apenas os pedidos firmes podem ser faturados.

As tabelas SD0 e SDX armazenam o cabeçalho (identificação do pedido recebido do cliente) e os itens (dados dos produtos solicitados) da Entrega Programada, respectivamente.

O relacionamento entre os campos da tabela de itens da Programação de Entrega e do Pedido de Venda contempla as seguintes informações:

  • Pedido.
  • Condição de Pagamento.
  • Produto.
  • Quantidade.
  • Tipo de Entrega (Firme/Previsão).
  • Data da Entrega.
  • Hora da Entrega.
  • TES.

Geração do Pedido de Venda a partir da Programação de Entrega.

A Programação de Entrega está ligada ao Pedido de Venda gerado para rastreamento e alterações que o pedido possa sofrer.

  • Alteração: Pedidos de Venda gerados pela Programação de Entrega não podem ter os campos Cliente, Loja, Produto, Data/Hora de entrega e Tipo de Operação alterados; nesse caso, a alteração deve ser feita através da Programação de Entrega.

Apenas itens não faturados (mesmo que parcialmente) podem ser alterados na Programação de Entrega.

Ao efetuar uma alteração na Programação de Entrega o Pedido de Venda deverá refletir essas alterações.

  • Exclusão: a exclusão de um Pedido de Venda ou de um item pode ser feita apenas pela Programação de Entrega quando ela for a origem do pedido.

Apenas itens não faturados podem ser excluídos da Programação de Entrega.

Ao excluir a Programação de Entrega é necessário excluir também o Pedido de Venda gerado.

Ao excluir itens da Programação de Entrega devem ser excluídos os itens correspondentes no Pedido de Venda gerado.


Ao gerar o Pedido de Venda o campo Status deve ser atualizado para 01 indicando que o Pedido foi gerado, conforme tabela de legenda.

Tabela de Legenda

Cor

Cód. do Tipo

Descrição

Amarela

' '

Pedido não gerado

Verde

'01'

Pedido gerado

Azul

'02'

Parcialmente entregue

Vermelha

'03'

Entregue



Veja Também