O é uma aplicação desenvolvida em C++ e é responsável pela camada de apresentação multiplataforma. O suporta as seguintes plataformas e sistemas operacionais.
Nota importante sobre a build 170117A Para versão 20.3.2.0 ou superior pode ser necessário instalar as seguintes libs: Em sistema operacionais 64 bits, se utilizado um 32 bits, devem ser instalados os pacotes acima para a arquitetura correspondente - 32 bits. O sistema de impressão do não é suportado em distribuições Linux rodando o servidor gráfico baseado em Wayland. Por isso é necessário utilizar o servidor gráfico baseado em X11 (Xorg). Problema na acentuação - Framework Intelligent Input Bus (IBus) A partir da versão SmartClient 20.3.0.0 torna-se necessário a instalação e execução do serviço IBus (ibus-daemon). Muitas distribuições Linux já incluem o ibus e o executam em background por padrão, mas caso a digitação de caracteres acentuados em qualquer campo do SmartClient apresente caracteres estranhos, verifique se o ibus daemon está operando corretamente. O suporta as seguintes suites.
Não homologado O uso de metaframes (web enablers), como Citrix e Remote Desktop Services (Terminal Services), para a republicação de aplicações não é homologado, porém suportado para uso. Plataforma e sistemas operacionais
A partir da build 170117A o SmartClient passa a contar também com uma versão 64bits (ou x64), sendo necessário atentar para a arquitetura dos programas de terceiros utilizados em conjunto com ele.
Assim, ao utilizar o SmartClient x86 (ou 32 bits) somente será possível integrá-lo a ferramentas desta arquitetura, o mesmo vai acontecer ao utilizar o SmartClient x64, sendo os casos mais comuns:
1 - Integração com o pacote Office (apenas para Windows):
Ao utilizar o Office x86 não conseguirá integra-lo ao SmartClient x64 e vice e versa, sendo importante atentar também para arquitetura das DLLs de integração distribuídas pela TOTVS, sendo:
· mpexcel.dll
· mpproject.dll
· mpword.dll
2 - Integração com periféricos de terceiros, como balanças e impressoras fiscais:
Como ocorre na integração com o Office será necessário manter compatibilidade de arquitetura entre o SmartClient e as DLLs de integração com periféricos, consulte seu fornecedor de periféricos em caso de dúvidas.
Neste vídeo o assunto um pouco mais detalhado: <https://www.youtube.com/watch?v=s3HVAfO_s-w>
Importante: Para facilitar o processo de instalação, a partir desta build o SmartClient será distribuído em um pacote completo para cada arquitetura (formato ZIP), sendo importante aos usuários em futuras atualizações atentar ao que foi descrito neste tópico.Pacotes requeridos para plataformas Linux
Suites office
Restrições