Páginas filhas
  • Revisão do fluxo de mensagem assíncrona
Data de realizaçãoParticipantes

 

Propósito

Deliberar a respeito do fluxo de mensagem assíncrona nas implementações de EAI atuais, identificando as divergências e problemas e definindo um modelo que seja implementado em todas as linhas de produto e enderece os problemas considerados mais críticos.

Ata

Foi explicitado o comportamento de mensagens síncronas e assíncronas na visão dos produtos Datasul, Logix, RM e Protheus.

Observou-se que no fluxo síncrono os produtos estão alinhados.

Em relação ao fluxo assíncrono, há divergência de comportamento apenas no Protheus.

Em seguida, realizou-se a análise de alguns cenários de fluxo assíncrono que geram problemas de consistência, como a situação onde a resposta da mensagem assíncrona, processada no destino, não chega para a origem. Neste caso, se houver algum erro de processamento, a origem não tomaria conhecimento e não poderia realizar a ação condizente.

Conclusões

Desenhou-se uma proposta de fluxo assíncrono onde a mensagem de resposta é entregue de forma síncrona, mantendo a transação aberta. Desta forma, o resultado do processamento seria conhecido de imediato pelo aplicativo origem, que poderia tomar uma ação consistente com o resultado do processamento. Por fim, o estado das entidades atualizadas pela mensagem seria consistente tanto na origem quanto no destino.

Ações

Abrir issues de spike no backlog de produto para que Protheus, Datasul, RM e Logix realizem as avaliações necessárias para que se implemente o fluxo assíncrono proposto.

  • Responsável: Product Owner (Luciano/Elvis).

Anexos

  • Apresentação PowerPoint demonstrando os fluxos síncrono e assíncrono atuais, e a proposta de fluxo assíncrono a implementar.

  • Sem rótulos