Home

Linha Microsiga Protheus

Páginas filhas
  • Como configurar Layout de Importação no PLS?

Com este layout é criado um arquivo no formato XSD que é enviado para as empresas gerarem um arquivo no formato XML com os dados dos beneficiários, famílias e opcionais. Este arquivo XML deve ser devolvido para operadora que faz a importação por meio da rotina Importação Massas e serve, também, para popular e possibilitar a manutenção no cadastro de seu sistema.

  • Ao definir o layout é necessário escolher entre dois relacionamentos possíveis:

(seleção) BQC-BA3>BA1>BF4

Este relacionamento deve ser utilizado para importar a massa de vidas com base em um subcontrato (tabela BQC - Cadastro de Subcontrato) da rotina Grupo/Empresa. Quando este relacionamento for usado, é necessário escolher os campos das tabelas BA3 (Família /Usuários), BA1 (Usuários do Plano de Saúde)  e BF4 (Cadastro de Opcionais do Usuário) da rotina Família/Usuário para fazer parte do layout de importação.

(seleção) BA3-BA1>BF4

Este relacionamento diz respeito à importação da massa de usuários com base em uma família específica. Quando utilizado, é preciso escolher os campos das tabelas BA1 (Usuários do Plano de Saúde) e BF4 (Cadastro de Opcionais do Usuário) da rotina Família/Usuário para fazer parte do layout de importação.

Após a seleção dos campos deve ser acessada a opção Gravar Layout de forma que o sistema, com base nos campos selecionados, gere o arquivo de layout (XSD). O XSD, é uma linguagem baseada no formato XML para definição de regras de validação ("esquemas") em documentos no formato XML.

Todos os arquivos de importação devem ser elaborados no formato XML. A Operadora de Saúde precisa fornecer o Schema XSD às empresas, para que gerem os arquivos XML contendo os dados para importação.

  1. Na janela de configuração do layout, selecione o relacionamento desejado.
  2. Marque a tabela e os campos desejados.
  3. Na janela de configuração do layout podem ser utilizadas outras opções disponíveis:
  • Marca e Desmarca Todos os Campos: utilizada para seleção de todos os campos da tabela.
  • A tabela selecionada implementa Bloqueio e Desbloqueio?: deve ser selecionada quando for necessária a habilitação da TAG bloqueio/desbloqueio no arquivo de layout. O código de motivo de bloqueio deve ser configurado no momento da geração do layout por meio da opção de Restrições.
  • A tabela selecionada será opcional no relacionamento?: permite que a informação seja opcional no arquivo de importação.
  • Restrições (Conteúdo e Observação): apresenta o conteúdo da lista de opções do campo no dicionário de dados, permitindo a alteração da opção selecionada no campo. Caso seja preenchida alguma restrição, o único conteúdo válido no momento da importação é o informado.
  • Selecione um índice e informe o conteúdo da chave (Não informe a Filial): esta opção deve ser utilizada para especificar uma chave para a tabela principal. Por exemplo, quando informada tabela BQC (Cadastro de Subcontrato) deve ser informada, nesta área, a chave do subcontrato em que os beneficiários devem ser importados. Desta forma, é necessário selecionar o índice desejado, informar os dados de acordo com este índice e clicar em Validar para que o sistema localize a chave informada.

    4. Após informar todos os dados necessários selecione a opção Gravar Layout.

Com base nos campos selecionados e informações configuradas, o sistema gera o arquivo de layout no formato XSD, que deve ser enviado às empresas para que gerem os arquivos XML contendo os dados que devem ser importados pela operadora através da rotina Importação Massas.

 

Caso seja necessária a visualização do layout, após a sua geração, utilize um editor de Schemas. Todas as TAG´s possuem informação sobre sua funcionalidade.