Identificação:

Na criação de um projeto, deverão ser fornecidos os seus dados de identificação.

Cód. Projeto:

Informe o código do projeto.

CNPJ / Inscrição Estadual:

Informe o CNPJ e a Inscrição Estadual do projeto caso exista.

Descrição: 

Informe o nome do projeto.

Código Nacional de Obras (CNO) e Indicativo de Prestação de Serviços em Obra de Construção Civil:

Essas informações são necessárias para a geração dos Registros R-2010 e R-2020 da EFD Reinf que contém dados sobre a retenção da contribuição previdenciária sobre serviços prestados/contratados mediante cessão de mão de obra, empreitada e subempreitada.

O Cadastro Nacional de Obras (CNO) refere-se ao registro perante a Receita Federal do Brasil das informações específicas de obras de construção civil, seja para pessoa física ou para pessoa jurídica. O CNO foi criado para substituir o cadastro especifico do INSS, que emite as matrículas CEI de obras de construção civil.

O campo "Indicativo de Prestação de Serviços em Obra de Construção Civil" possui as opções:

  • Não se aplica;
  • Não é Obra de Construção Civil ou não está sujeita a Matrícula de Obra;
  • Obra de Construção Civil - Empreitada Total; 
  • Obra de Construção Civil - Empreitada Parcial.

Tipo de Projeto:  

Informe o tipo de projeto podendo  ser "próprio" ou "terceiros". Caso o campo "Indicativo de Prestação de Serviço" seja preenchido com qualquer opção diferente de "Não se Aplica", o campo tipo de projeto não aparece na tela.

Quando o projeto estiver integrado com o BackOffice Protheus o campo tipo de projeto é enviado para o BackOffice juntamente com os demais campos referente ao REINF. 

Se o campo "Indicativo de Prestação de Serviço" estiver preenchido como "Não se Aplica" o CNO  não deve ser enviado. Cadastro Nacional de Obras

Os detalhes de como os campos REINF são enviados para o BackOffice é detalhado no TDN :  Informações do Projeto para EFD - REINF

Responsável:

Informe o responsável pelo projeto.

Classificação:

Informe o tipo do projeto, por exemplo, se é uma obra de infraestrutura ou de empreendimento.

Cód. Filial:

Informe o código ou a descrição da filial do projeto. Este campo torna-se obrigatório caso o campo Indicativo de Prestação de Serviços em Obras de Construção Civil estiver preenchido com 'Não é obra de Construção Civil ou não está sujeita a matrícula de Obra'.

Código do Departamento:

Informe o código ou a descrição do departamento do projeto.

Código do Centro de Custo:

Informe o código ou a descrição do centro de custo do projeto.

Cód. Cliente:

Informe o código ou nome do cliente/fornecedor do projeto.

Chapa Responsável:

Informe o funcionário responsável pelo projeto. O cadastramento dos funcionários é efetuado através do RM Labore. Os funcionários com os status D - Demitido, I - Após. Invalidez, X - C/Dem.no mês e Z - Admissão prox. Mês não estarão disponíveis para seleção e nem ficam visíveis no cadastro do projeto caso estejam vinculados. O preenchimento desse campo é obrigatório, quando o sistema está integrado com o RM Oficina. Ao alterar o funcionário responsável pelo projeto, o sistema irá gerar um registro no anexo "Histórico do projeto", caso o usuário tenha permissão de acesso à tag de segurança "Inserir histórico de projetos".

Código ART:

É o Código da Anotação de Responsabilidade Técnica e é utilizado na geração de Notas Fiscais eletrônicas junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. O TOTVS Gestão Fiscal e o TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento quando integrados através deste campo com o TOTVS Obras e Projetos, permitem que o usuário associe Notas Fiscais aos projetos cadastrados.

Comentário:

Informe qualquer comentário livre sobre o projeto, caso necessário.

Observação:

A seleção nos campos (código e descrição) de filial, departamento e centro de custo só ficam ativas ao digitar parte do texto no campo, o símbolo "%" e pressionar a tecla TAB.

Endereço:

Informe o endereço do projeto.

Histórico:

Através desta visão é possível inserir/visualizar os status do projeto, assim como os funcionários responsáveis pelo mesmo. Inicialmente, ao inserir um novo Projeto, a posição do mesmo será sempre "A executar". Para alterar a posição do projeto, basta inserir uma nova posição através deste anexo.

Na inserção e alteração de um histórico, será validado se funcionário está ativo na folha de pagamento.

  • Processos que alteram o status automaticamente:
    • Ao alterar o funcionário responsável, será incluído um novo registro na pasta Histórico do Projeto, com o funcionário alterado, a posição atual do projeto e a data da mudança. O log de status do projeto será inserido através da alteração realizada na chapa do funcionário responsável.
    • Ao gerar a revisão de um projeto, será gerado um registro para o projeto origem com a posição "Revisado". Todo o histórico posição será copiado para o projeto de revisão e será gerado outro registro com a posição "A executar", no qual o funcionário deverá ser o funcionário cadastrado no projeto caso exista, a data da mudança será a data do servidor de banco de dados (data e hora) e o usuário será o usuário corrente.
    • Ao Aplicar uma Alteração de Escopo de Aprovação o sistema gera um registro para o projeto origem com a posição "Concluído".
    • Ao Aplicar uma Alteração de Escopo de Rejeição o sistema gera um registro para o projeto origem com a posição "Cancelado".
    • Ao Equalizar um Projeto de Licitação e executar o Processo Gerenciar Projeto em Negociação o sistema gera um registro para o projeto origem com a posição "Em Negociação".

Para identificarmos na visão de Projetos em que Status se encontram os mesmos, foram criadas as opções de cores:

  1. Em andamento: São exibidos na cor verde.
  2. Paralisado: São exibidos na cor vermelha.
  3. Concluído: São exibidos na cor azul escuro.
  4. A executar: São exibidos na cor preta.
  5. Em Negociação: São exibidos na cor azul clara.
  6. Revisado: São exibidos na cor salmão.
  7. Cancelado: São Exibidos na cor cinza.

Campos Livres Informe o conteúdo dos campos opcionais do projeto. Estes campos são habilitados em "Opções | Parâmetros | RM Solum | Gerais | Campos Livres e para desativá-los da janela de edição, basta deixar sua descrição em branco.

Os campos livres de valor seguem a configuração de casas decimais de 'Monetários' definidas nos parâmetros do projeto.

Campos Complementares Serão visualizados os campos complementares cadastrados em "Cadastros | Campos Complementares". Nessa janela os dados devem ser informados e caso tenha sido definida uma validação do campo complementar com base numa tabela dinâmica, o mesmo será validado nesse momento.


Integração Totvs Obras e Projetos com BackOffice Protheus: Quando o projeto estiver integrado com o BackOffice Protheus e estiver com os campos REINF preenchidos serão enviados ao BackOffice conforme documentação:
Informações do Projeto no RM : Informações do Projeto para EFD - REINF
Informações gerais REINF - RM: EFD - REINF
Informações gerais REINF - Protheus: Manual de utilização REINF