Este relatório permite conferir todas as ocorrências no TOTVS Gestão Patrimonial que foram feitas no período em aberto. Será emitida uma listagem das ocorrências de acordo com a parametrização inicial do processo de emissão do relatório.

Como pré-requisito para composição deste relatório, na primeira vez que for utilizado, deverão ser importados no Gerador de Relatórios, o Relatório de Ocorrência e o Relatório de Ocorrência por filial, que estão disponíveis no diretório Objetos Gerenciais | Relatórios.

Para emissão do relatório é necessário acessar Relatórios/Integrações |Relatórios Patrimoniais | Relatório de Ocorrências, e realizar a prévia parametrização das informações que irão compor o arquivo.

Primeiramente deve–se informar para qual período o sistema deverá filtrar as ocorrências. O período de apuração deve ser maior que a data do último fechamento de período do sistema, ou seja, deverá estar dentro período de cálculo. É obrigatório também que seja inserido o cenário de cálculo para qual o sistema se baseará para exibir as ocorrências no relatório e o status do patrimônio, seja ele ativo, inativo ou ambos.

Opcionalmente nesta mesma etapa poderá ser definida uma ou mais filiais. Caso essa opção não seja marcada o sistema apresentará as ocorrências de todas filiais.

Nas etapas seguintes, deve ser definido como será filtrado o relatório: por Patrimônios ou Grupo de Patrimônio e selecionar os itens desejados. Além disso, é possível optar por Totalizar Operações por um ou mais tipos de ocorrências: Acréscimo, Baixa, Impairments, Recuperação de Impairment e Transferências Monetárias. Se desejar é possível Totalizar Operações por Mês.

Antes de executar o processo, é obrigatório optar pelo relatório de Ocorrência ou Relatório de Ocorrência por filial. Este arquivo irá compor o layout com que as informações serão exibidas. Sendo que, neste ultimo haverá uma quebra por filial.