Para as empresas do segmento de comércio varejista de combustível que utilizam o sistema TOTVS, deverão ser feito os devidos cadastros dos itens abaixo, onde é de suma importância o preenchimento de cada um deles para que os movimentos (venda, compra e ajuste de estoque) sejam relacionados ao SPED Fiscal corretamente:

  • Bomba
  • Bico
  • Lacre
  • Volume de Vendas

Observação.: Os dados dos cadastros devem ser alimentados conforme as necessidades dos clientes.
Após o cadastro destes itens, deverá ser configurada uma FILIAL, onde ela será o seu "posto de combustível". Também deverá ser cadastrado os produtos que serão comercializados de uma forma específica para o correto funcionamento da operação.
O local de estoque deve ser tratado como um  tanque de combustível, que deverá receber movimentações de um único tipo de produto/combustível. Caso a empresa comercialize mais de um tipo de combustível, a mesma deverá cadastrar mais de um local de estoque, ou seja, um estoque para cada tipo de combustível.
Os tipos de movimentos de perda e ganho de combustível devem ser classificados quanto ao tipo de "Operação de Ajuste" que deverá ser parametrizado conforme a necessidade do tipo de movimento. É aconselhável parametrizar estes movimentos como um tipo de movimento de ajuste de estoque ou inventário, pois não pode-se confundir este processo como de compra ou venda.
Para conferência das movimentações, poderá ser utilizada a ficha física financeira de estoque. E após tudo isso o setor Fiscal estará apto a gerar o arquivo do SPED, utilizando todo o agrupamento destas informações.