As áreas de interesse disponíveis são as áreas passíveis de serem ofertadas em processos seletivos. Uma área de interesse irá corresponder a um curso oferecido pela "Instituição" de ensino superior/básico OU uma "Área de interesse cliente". 

A disponibilização de "Área de interesse cliente" permite à instituição oferecer vagas em cursos que não serão "Ministrados" por ela e sim por terceiros que a tenham contratado para gerenciar um processo seletivo. Essa opção permite inclusive que o objeto de interesse ofertado nem mesmo seja uma vaga em um curso e sim, por exemplo, uma vaga de emprego em um concurso público ou privado.
O cadastro de área de interesse será controlado por filial e sofrerá variações nos cadastros dependendo do TOTVS Educacional que estiver integrado com o Processo Seletivo.

No Cadastro "Processo Seletivo" quando estiver sendo criado, será necessário incluir nele uma ou mais áreas de interesse disponível a serem ofertadas.

Não será possível alterar a matriz aplicada quando a área de interesse ofertada estiver ofertada em algum processo seletivo. 

Ensino Básico

É possível vincular uma matriz aplicada do ensino básico na área de interesse, assim possibilitando a oferta desta área para o ensino básico.

Não será possível alterar a matriz aplicada da área de interesse se existir itinerário formativo ofertado em uma área de interesse ofertada.