Páginas filhas
  • DR FISFP147 - Emissão de Nota de Estorno de Crédito


ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela FISFP147
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela FISFP147
    1. Principais Campos e Parâmetros

01. VISÃO GERAL

Quando realizado a compra de uma mercadoria para revenda a empresa se credita dos impostos, já quando é realizada a venda da mercadoria ocorre o débito dos impostos. Entretanto, quando o produto não está mais em condições de ser vendido a empresa deve gerar uma NF-e de perda/deterioração (CFOP 5927) além de se gerar o estorno dos impostos que foram creditados, pois, de início, este produto seria vendido.

Com isso se fez necessário a existência de um processo que realize a geração da nota fiscal dos produtos que houveram perda e que seja estornado os valores dos impostos que foram creditados.


Imagem 1.1 - FISFP147 - Demonstração do componente de emissão de estorno de crédito.


A imagem acima demonstra o componente de emissão de estorno de crédito onde são disponibilizados os filtros "Empresa" e "Nota fiscal", além das opções de "Operação", "Data de emissão", "Pessoa", "Tipo det. ICMS" e "Tipo det. IPI". O frame "Produto" lista todos os produtos que terão os valores de seus impostos (IPI, ICMS, PIS, COFINS) estornados e qual a quantidade daquele produto. Já no frame "Nota fiscal" é demonstrado quais notas fiscais foram vinculadas ao produto. Por fim, no frame "Imposto" tem-se o demonstrativo do total dos valores dos impostos que serão estornados.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Atualmente o processo possui dois pontos de partida, em que o usuário pode optar por realizar o processo utilizando os produtos como ponto inicial, sendo assim ele deve informar o código dos produtos  que deseja realizar o estorno através do campo "Código" ou simplesmente bipá-los; ou optar pelo processo via produto, sendo necessário gerar uma nota fiscal de saída através do botão "Gerar nota fiscal" para que assim seja possível realizar o cálculo e a gravação dos detalhamentos.

Caso o usuário já possua a nota fiscal de saída cadastrada no sistema esta pode ser buscada através do botão "Nota fiscal", com isso os produtos desta nota fiscal serão carregados e vinculados. Diferente da forma anterior, não se faz necessário gerar a nota de saída pelo componente, pois os produtos a terem seus impostos estornados já estão vinculados a uma nota fiscal.


Imagem 2.1 - GERFM065 - Demonstração do componente de manutenção de operação.


A imagem acima demonstra um exemplo de como deve ser configurada a operação para se gerar a nota fiscal de estorno de crédito.


Imagem 2.2 - FISFM087 - Demonstração do componente de manutenção de nova regra fiscal.


Demonstração de um exemplo de como a regra fiscal deve ser configurada para ser utilizada pela operação da nota fiscal de estorno de crédito, lembrando que os impostos e alíquotas devem ser configurados para melhor se enquadrar as necessidades da empresa.


Imagem 2.3 - FISFP147 - Demonstração do componente de emissão de estorno de crédito.


A imagem demonstra alguns produtos que foram lançados diretamente no componente, entretanto estes ainda não possuem nenhuma nota fiscal de saída vinculada. Sendo assim, o botão "Gerar nota fiscal" se encontra habilitado.


Imagem 2.4 - FISFP147 - Demonstração do componente de emissão de estorno de crédito.


Na imagem 2.4  foi realizado o processo de geração de nota fiscal através do botão "Gerar nota fiscal", onde foi criada uma nota fiscal de saída contendo todos os produtos e suas quantidades informados no frame "Produto". Para se gerar a nota fiscal se faz obrigatório informar qual a operação, pessoa e data de emissão que serão utilizados. Após a geração da nota fiscal, esta é vinculada aos produtos e neste momento são desabilitados os botões "Gerar nota fiscal" e "Entrada código", além de impossibilitar a inclusão de novos produtos.


Imagem 2.5 - Demonstração do componente de emissão de estorno de crédito.


Outra forma de se gerar o estorno de crédito é buscando pela nota fiscal de saída. Desta forma os produtos das notas informadas já serão carregados em tela, já possuindo vínculo com as notas que possuem o produto. Quando realizado o processo de busca dos produtos pela nota, as funcionalidades de geração da nota fiscal de saída e adição de outros produtos ficam indisponíveis.


Imagem 2.6 - FISFP147 - Demonstração do componente de emissão de estorno de crédito.


Na imagem anterior foi realizado o processo de cálculo dos impostos, sendo que o cálculo busca as últimas notas fiscais de entrada daquele produto e calcula quanto será estornado de crédito para aquela quantidade de produto.


Imagem 2.7 - Resumo do cálculo utilizado para chegar ao valor do imposto a ser estornado de um produto, sendo que se houver alguns dos outros três impostos o mesmo cálculo será aplicado e por fim será somado o valor encontrado em todos os itens que foram escolhidos para se gerar o estorno de crédito.


Após ter realizado o cálculo de quanto será os valores dos impostos a serem estornados, basta gravar seus respectivos valores em detalhamentos para a competência atual através do botão "Gravar detalhamento". Cada imposto terá seu respectivo detalhamento, sendo que o de ICMS e IPI devem ser informados na tela do FISFP147, diferente do PIS e do COFINS que, por padrão, serão gerados como M220 (PIS) e M620 (COFINS). Em todos os detalhamentos será encontrado o descritivo "ESTORNO DE CREDITO - GERADO NO FISFP147".


Imagem 2.8 - GERFP008 - Demonstração do componente de mensagem geral.


A imagem acima demonstra o resultado do processo de gravação dos detalhamentos, onde apenas os impostos que possuírem valores terão seus detalhamentos gravados.


Imagem 2.9 - FISFM023 - Demonstração do componente de detalhamento de imposto.


Na imagem 2.9 tem-se o exemplo de um detalhamento que foi gerado e gravado pelo FISFP147. Os movimentos de estorno de ICMS e IPI serão demonstrados pelo FISFM023, já os de PIS e COFINS no FISFM069.


Imagem 2.10 - FISFM069 - Demonstração do componente de detalhamento de imposto - PIS/COFINS.


Como pode ser visto na imagem anterior tem-se um exemplo de detalhamento gerado pelo FISFP147. Os detalhamentos de PIS serão gerados com o tipo 11 (M620) e os de COFINS com o tipo 9 (M220), podendo ser consultados pelo FISFM069.

03. TELA FISFP147

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Gerar nota fiscal

Aciona o processo de geração da nota fiscal de saída utilizando os produtos que foram escolhidos para se gerar o processo.

Este botão fica desabilitado quando realizada a busca dos produtos através das notas fiscais de saída.

Entrada por qtde.Habilita o campo 'Quantidade'.
Calcular

Realiza o processo de cálculo dos valores dos impostos de IPI, ICMS, PIS e COFINS a serem estornados de cada produto informado e demonstra em tela o total que será estornado de todos os produtos.

Gravar detalhamentoGera o detalhamento de cada um dos quatro impostos que tiveram valor de estorno.
Nota fiscalRealiza a chamada do componente FISFF016 para realizar a busca de notas fiscais de saída emitidas, para que sejam retornadas e com isso trazer seus respectivos produtos.

04. TELA FISFP147

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
EmpresaNesse campo é informada a empresa, podendo selecionar apenas uma por vez.
Nota fiscalNeste campo são listadas as notas fiscais de saída emitidas que foram escolhidas para se gerar a nota fiscal de estorno.
OperaçãoNeste campo é selecionada a operação que será utilizada para se gerar a nota fiscal de estorno de crédito.
Data de emissãoNeste campo é informada a data de emissão da nota fiscal de estorno de crédito.
PessoaNeste campo é informada a pessoa da nota fiscal de estorno de crédito.
Tipo det. ICMSNeste campo é informado o código do tipo de detalhamento em que será gerado o movimento do imposto de ICMS.
Tipo det. IPINeste campo é informado o código do tipo de detalhamento em que será gerado o movimento do imposto de IPI.
Código

Neste campo é informado o produto que será utilizado para se gerar a nota fiscal de estorno de crédito e calcular os valores de estorno de crédito.

Este campo fica desabilitado quando realizada a busca dos produtos através das notas fiscais de saída.

Validar código produto

Este campo altera a busca do produto para que seja buscado pelo código do produto ao invés do seu código de barras.

Este campo fica desabilitado quando realizada a busca dos produtos através das notas fiscais de saída.

QuantidadeQuando habilitado este campo permite informar a quantidade do produto que será utilizada na geração dos processos.
TP_AMBIENTE_NFE

Parâmetro que define o tipo de ambiente que está gerando a NF-e:

1- Produção, 2 - Homologação

TP_EMISSAO_NFE

Parâmetro que define o tipo de emissão da NF-e:

1 à 9 - Normal/Contingência, 99 Treinamento/Desenvolvimento

IN_GERA_NFE_AUTOMATIC

Parâmetro que define se a NF-e será gerada automaticamente:

0 - Não, 1 - Sim

TP_ENVIO_NFE_AUTOMATIC

Parâmetro que indica quais passos de envio a NF-e deve realizar automaticamente:

0 - Não envia automático, 1 - Envia para a SEFAZ automaticamente, 2 - Envia para SEFAZ e imprimi a DANFE automaticamente, 3 - Envia para SEFAZ, imprimi a DANFE e envia por e-mail automaticamente, 4 - Envia para SEFAZ e envia por e-mail automaticamente