Árvore de páginas


01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Datasul
Segmento:Manufatura
Módulo:MLF - Configurador de Layout Fiscal
Função:
RotinaNome Técnico
LF0201Gerador de Arquivos do Layout
LF0202Extrator das Informações EMS
LF0203Manutenção/Consulta das Informações de Todas as Tabelas
html.spedStockReportRelatório de Conciliação Saldo Bloco K vs SPED Fiscal
Requisito/Story/Issue:DMANFISDTS-8192, DMANFISDTS-8193, DMANFISDTS-8194, DMANFISDTS-8195, DMANFISDTS-8196, DMANFISDTS-8197,
DMANFISDTS-8531, DMANFISDTS-8966, DMANFISDTS-8971, DMANFISDTS-9245, DMANFISDTS-9250


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Com o objetivo de conciliar os saldos dos itens informados no registro K200, com as quantidades informadas nos registros de industrialização do Bloco K somado às quantidades dos itens com movimentação fiscal no Bloco C do SPED Fiscal, desenvolvemos a funcionalidade que coleta informações no momento da geração do arquivo digital. Efetuando a captura dos dados desta forma, garantimos ótimo desempenho e o cliente tem a foto exata das informações que estão sendo entregues à Receita Federal, pois serão analisados dados integrados, extraídos, transformados e digitados.

Após a geração do arquivo e a coleta efetuada, o cliente gera o novo Relatório de Conciliação que demonstra sinteticamente para cada Item/Tipo de Estoque:

  • o saldo inicial com base no registro K200 informado no período anterior, somado ou subtraído do registro K280 de correção do período referido
  • o K200 informado no arquivo do período atual
  • o Saldo Calculado com base no saldo inicial e na quantidade total dos registros SPED Fiscal
  • a diferença entre o K200 e o Saldo Calculado e
  • os registros filhos com as quantidades de movimento de estoque sumarizadas, coletadas de cada registro do SPED Fiscal

Na tela do relatório gerado, o cliente seleciona um ou mais registros de itens conciliados, e gera planilha contendo informações analíticas que compõem o total do saldo calculado para o item. Para os registros do Bloco C, são informadas as chaves de cada Nota Fiscal, e, para os registros do Bloco K, são informadas as Ordens de Produção/Forma de Origem de cada item produzido ou requisitado.

     Fluxo de Processo


      Sumário

  1. Preparação: alterações prévias
  2. Execução: desenvolvimento da inclusão de dados nas tabelas
  3. Relatório de Conciliação: tela HTML de conferência e geração em planilha


03. SOLUÇÃO

Pré-requisito

  1. O acesso pelo MENU do Totvs 12 ao programa de relatório html.spedStockReport, depende da importação do arquivo men_mlf.d pelo programa MEN706AA.
  2. Atualizar o layout 12 pelo programa LF0303.

Preparação

LF0202

Priorizando o alto desempenho, foi alterado o extrator da informações EMS preenchendo campos livres com conteúdos essenciais:

  • dwf-docto-item.log-livre-1 ("Movimenta Estoque Físico"): com este campo identificamos se o documento fiscal impacta em movimentação física do estoque, sendo calculado ou descartado do cálculo no relatório de conciliação. A origem dos dados de extração é definida pelo campo "Baixa Estoque" no programa FT0502T (Item), e regra específica para Devolução Simbólica de Consignado, que neste caso é considerado "Não".
  • dwf-docto-item.num-livre-2 ("Indicador Tipo de Estoque"): aplicando a definição deste campo, podemos identificar e calcular corretamente a quantidade do item, conforme tipo de estoque. Ao extrair o LF0202, será verificada a natureza de operação para preencher o campo com o valor interno, conforme regra:



O campo possui valor interno automático = 0, assim, não utilizando este valor interno, identificamos a ausência de execução de extração para o campo.




LF0203 e LF0214

No relatório de conciliação, serão informados os detalhes de origem dos movimentos de industrialização. Como o registro K220 originalmente não possui a informação de Ordem de Produção, foram utilizados campos livres nas tabelas: dwf-outr-mov-inter  e dwf-digita-outr-mov-inter para receber os campos "Número da Ordem de Produção", "Número do Documento de Estoque" e "Série do Documento de Estoque".

  • Digitação (dwf-digita-outr-mov-inter):
    • Incluídos os campos livres nos programas LF0203 / LF0214 e disponibilizados em tela para utilização do cliente 


  • K220 automático (dwf-outr-mov-inter)
    • O programa LF0228 foi alterado para extrair as informações de origem dos movimentos para os novos campos criados:

      • Número da Ordem de Produção → dwf-outr-mov-inter.num-livre-1 extraído para movimentos de refugo por operação (ROP) que forem gerados para código diferente do item da ordem

      • Número do Documento de Estoque → dwf-outr-mov-inter.cod-livre-1 e Série do Documento de Estoque → dwf-outr-mov-inter.cod-livre-2 para movimentos de Reclassificação do Item (TSL) efetuada no programa CE0222 - Reclassificação de Saldos.

    • LF0203 alterado para demonstrar os campos: "Nro Docto Estoque", "Série Docto Estoque" e "Num Ordem Produção"


O registro K220 gerado pela operação de Item Fictício, será identificado automaticamente pela própria operação de origem (K230 ou K250) no momento da execução da geração do relatório



Execução

LF0201

Incluído no programa LF0201 o parâmetro "Gerar Relatório de Conciliação Bloco K", habilitado apenas quando o parâmetro "Gerar Bloco K" estiver selecionado "Sim".

  • Este parâmetro definirá se serão coletadas as informações dos registros do SPED Fiscal para o relatório de conciliação do Bloco K x SPED Fiscal.


Entrega Parcial de Registros Bloco K

Caso sejam desmarcados registros do Bloco K para impressão no arquivo, a geração do SPED Fiscal não sofre alterações, porém, a rotina do relatório de conciliação considera as quantidades de cada registro normalmente para o cálculo, registrando as movimentações nas tabelas "Concilia Movto Item SPEDFiscal" e "Concilia Saldo Item SPEDFiscal".


Dessa maneira, mesmo o cliente não obrigado à entrega completa do Bloco K, tem a possibilidade de efetuar a simulação da conciliação dos saldos. Para isso, é necessária a execução da rotina extração pelo programa LF0228. Para mais informações, consulte: Bloco K - Guia de Referência - Datasul



  • LF0203: Foram disponibilizadas as tabelas "Concilia Movto Item SPEDFiscal" (dwf-movto-item-sped) e "Concilia Saldo Item SPEDFiscal" (dwf-sdo-item-sped) para registrar os movimentos do SPED Fiscal e calcular os saldos dos itens com base na movimentação, na execução do programa LF0201 - opção "Gerar Relatório de Conciliação Bloco K" = "Sim".
A cada execução, as tabelas são atualizadas com sobreposição dos dados de mesmo período de seleção


          CONCILIA MOVIMENTO ITEM SPED FISCAL

  • Considerações para os Campos:
    • "Tipo Estoque": 0 - propriedade do informante e em seu poder, 1 - propriedade do informante e em posse de terceiros, 2 - propriedade de terceiros e em posse do informante
    • "Cod Reg": Identificação do Registro SPED Fiscal que possui quantidade de item
    • "Tipo Movimento": 01 - Entrada, 02 - Saída
    • "Nr Docto", "Seqüência Item", "Emitente", "Série", "Nat Oper": Chave do documento fiscal para identificar os registros (Cod Reg) referente ao Bloco C
    • "Cod Ordem Prod": Número da Ordem de Produção ou Número do Documento de Estoque (K220) para identificar o movimento demonstrado nos registros (Cod Reg) referente ao Bloco K
    • "Qtde Item": Valor positivo representa Entrada no Estoque e Valor Negativo representa Saída do Estoque
    • "Gera Saldo": Campo identificador se o movimento fiscal ou industrial gera movimento no estoque. Quando "Sim", a quantidade é somada para composição da comparação com o Saldo K200.
    • "Observação": Considerações sobre o registro
  • Coleta de informações dos registros e anotação de Observação:
    • MOVIMENTO FISCAL 
      • Registro "C170": Itens de documento modelo 01, 1B, 04 ou 55 e que possuam Tipo de Item igual a 0,1,2,3,4,5,6 ou 10 no cadastro do registro 0200.

      • Registro "C100": Para documento modelo 55 sem registro filho C170 (Tipo de Item igual a 0,1,2,3,4,5,6 ou 10), será coletada a quantidade verificada no registro C170 não impresso no arquivo digital, e será anotada a observação: "Registro C170 oculto (Modelo 55)")

      • Registro "C370": Itens de documento modelo 02 serão registrados como C370. Caso a CFOP do documento não inicie por 5, o movimento baixou estoque, porém não foi impresso no SPED Fiscal. Assim, o registro será considerado para o cálculo, porém será anotada a observação: "CFOP deve iniciar com 5. Código utilizado: ('Código da CFOP')"

      • Registro "C800"/"C860": Itens de documentos modelo 59 serão registrados como C800 (Perfil Estab A) ou C860 (Perfil Estab B) e com anotação de observação: "Discriminação de item de registro consolidado (Modelo 59)" ressaltando o detalhamento de item não verificado na impressão do arquivo

      • Registro "C510": Itens de documentos modelo 06, 28 ou 29 serão registrados quando possuírem Tipo de Item igual a 0,1,2,3,4,5,6 ou 10, porém, como em tese é uma inconsistência de negócio, será anotada a observação: "Item encontrado no registro C510 com tipo de item igual a ('Tipo de item')"

      • Registro "D510": Itens de documentos modelo 21 e 22 serão registrados quando possuírem Tipo de Item igual a 0,1,2,3,4,5,6 ou 10, porém, como em tese é uma inconsistência de negócio, será anotada a observação: "Item encontrado no registro D510 com tipo de item igual a ('Tipo de item')"

        Será considerada a conversão da Unidade de Medida do FORNECEDOR x Unidade de Medida INTERNA do item para os itens de documentos de entrada (CD0902/CD0903) e será anotada a observação: "Conversão unidade de medida 5,000000 t -> 5.000,000000 kg".

        Caso não exista o cadastro de conversão de unidade de medida, será anotada a observação: "Conversão unidade de medida não cadastrada de t -> kg".

    • MOVIMENTO DE INDUSTRIALIZAÇÃO
      • Movimentos de entrada no estoque: Registros "K210", "K220", "K230", "K250", "K260", "K265", "K291" e "K301" e movimentos de saída no estoque: Registro "K215", "K220", "K235", "K255", "K260", "K265", "K292" e "K302", preenchidos pelo Extrator Bloco LF0228 nas tabelas "DWF K * " ou digitados no programa LF0203 nas tabelas "DWF Digita K * ".

      • Caso o Tipo de Item seja diferente de 0,1,2,3,4,5,6 ou 10, será anotada a observação: "Item com tipo de item inválido no registro ('Registro'). Tipo de item: ('Tipo de Item')"

      • Registro "K220": quando o registro K220 se origina de uma operação K230 ou K250 de Item Fictício, possuirá o mesmo número de Ordem de Produção no campo "Cod Ordem Prod" e será anotada a observação: "Item Fictício"

  • SEM MOVIMENTO
    • Registro "SMOV": registra itens que possuem saldo, porém não tiveram movimentação no período. O tipo de estoque será informado com o valor “0” (para diferenciar de 1 – entrada e 2 - saída), o campo "Gera Saldo" informa a movimentação = “Não” e anotada a observação: Item sem movimento no período.
    • Registro "SSDO": registra itens que tiveram saldo no período anterior, porém não tiveram saldo (K200) e também não tiveram movimentação no período. O tipo de estoque será informado com o valor “0” (para diferenciar de 1 – entrada e 2 - saída), o campo "Gera Saldo" informa a movimentação = “Não” e anotada a observação: Item sem movimento, sem saldo e possui saldo em período anterior.


Caso o extrator LF0202 não tenha sido executado com o pacote que altera o extrator para esse desenvolvimento, o tipo de estoque dos registros será gravado com "9" ao invés de "0", "1" ou "2" e será anotada a observação "Indicador de estoque inválido, execute novamente o LF0202".


          CONCILIA SALDO ITEM SPED FISCAL

  • Considerações para os Campos:
    • "Sdo Inicial Per": Quantidade calculada do Saldo Inicial do Item/Tipo Estoque referente ao período imediatamente anterior ao SPED Fiscal gerado, seguindo a ordem de busca:

                                  (tabela "DWF Digita K280 Corr Ap Estoq [campos: + quantidade positiva | - quantidade negativa]"
                                  DEPOIS tabela "DWF K280 Corr Ap Estoq [campos: + quantidade positiva | - quantidade negativa]")
                                  +
                                  (tabela "DWF Digita K200 Estoque Escrit [campo: quantidade estoque]"
                                  DEPOIS tabela "DWF K200 Estoque Escrit" [campo: quantidade estoque])

    • "Sdo Final Per": Quantidade do registro K200 do Item/Tipo Estoque referente ao período do SPED Fiscal gerado
    • "Saldo Calculado": Quantidade calculada para o Item/Tipo Estoque entre o Saldo Inicial e a movimentação (+ entrada | - saída) dos registros da tabela "Concilia Movto Item SPED FISCAL" (dwf-movto-item-sped) e "Gera Saldo" = "Sim"
    • "Diferença Calculada": Quantidade calculada para o Item/Tipo Estoque entre o Saldo Final e o Saldo Calculado
    • "Id Arquivo": nome do arquivo gerado para controle do cliente, devido a sobreposição das informações durante a geração do SPED Fiscal na execução do programa LF0201
    • "Status Conferência": na tela do relatório de conciliação, o cliente efetuará o controle do status da conferência do registro Item/Tipo Estoque, registrando: 0 (Não Conferido), 1 (Visualizado), 2 (Em Conferência) e 3 (Conferido)



Relatório de Conciliação

html.spedStockReport

Desenvolvido o "Relatório de Conciliação Saldo Bloco K vs SPED Fiscal" contendo tela de consulta, conferência e exportação dos registros criados nas tabelas "Concilia Movto Item SPEDFiscal" e "Concilia Saldo Item SPEDFiscal"



(estrela azul) Parâmetros

  • Considerações para os campos:
    1. "Estabelecimento" e "Período" (AAAA/MM): parâmetros de campos obrigatórios de definição do arquivo SPED Fiscal gerado pelo programa LF0201
    2. "Código Item Inicial / Final": parâmetros de campos de filtro por item, conforme Estabelecimento e Período do arquivo digital gerado
    3. "Apenas saldos que possuam diferença": parâmetro para demonstrar registros conforme Estabelecimento e Período do arquivo digital gerado, que possuam diferença calculada maior que zero
    4. "Apresentar saldos sem movimento que não possuam diferença": parâmetro para demonstrar registros conforme Estabelecimento e Período do arquivo digital gerado, que não contém movimentos no período (apenas saldos), porém não possuem diferença calculada
    5. "Status de Conferência dos Registros": definição para demonstrar registros no relatório, conforme seu status atribuído pelo cliente: Conferidos / Em Conferência / Visualizado / Não Conferidos
    6. "Tipo de Estoque": definição para demonstrar registros com Tipo de Estoque igual a 0, 1 ou 2, conforme Estabelecimento e Período do arquivo digital gerado
  • Validações

             → campos obrigatórios


(estrela azul) Parâmetros Informados

  • Demonstração dos parâmetros selecionados para filtro do relatório de conciliação. A alteração no status de conferência obedece automaticamente os parâmetros informados.



(estrela azul) Arquivo

  • Demonstração do arquivo digital SPED Fiscal gerado pelo processamento do programa LF0201, conforme Estabelecimento e Período selecionado



(estrela azul) Grid de Resultados

  1. Seleciona Marca / Desmarca todos os registros
  2. Seleciona registro
  3. Ordenada campo: efetua a ordenação crescente / decrescente do campo selecionado
  4. Abre / Fecha Registro Filho
  5. Registro Pai: demonstração sintética das quantidades para cada Item/Tipo de Estoque. Campos:
    • Item
    • Tipo de Estoque0 - propriedade do informante e em seu poder, 1 - propriedade do informante e em posse de terceiros, 2 - propriedade de terceiros e em posse do informante
    • Saldo Inicial: K200 do período anterior, somado ou subtraído do K280 de correção do período referido
    • K200: estoque escriturado do período
    • Calculado: quantidade calculada para o Item/Tipo Estoque entre o Saldo Inicial e a movimentação (+ entrada | - saída) dos registros
    • Diferença: quantidade calculada para o Item/Tipo Estoque entre o Saldo Final e o Saldo Calculado
  6. Conferência aplicada para o registro. Legenda:
  7. Registro Filho: demonstração sintética dos registros filhos com as quantidades de movimento de estoque sumarizadas, coletadas de cada registro do SPED Fiscal. Campos:
    • Registro SPED Fiscal: identificação do Registro SPED Fiscal que possui quantidade de item
    • Movimentação Estoque (Entradas): representação positiva da quantidade (entrada no estoque) de movimentações fiscais ou de manufatura
    • Movimentação Estoque (Saídas): representação negativa da quantidade (saída no estoque) de movimentações fiscais ou de manufatura



(estrela azul) Detalhar

  • Visualização analítica, limitada a 1 registro pai selecionado, contendo informações detalhadas de Número de Documento Fiscal e Ordem de Produção/Número Documento Estoque para cada registro SPED Fiscal que possua quantidade para o Item/Tipo Estoque
  • Validações

             → Seleção de registro

  • Relatório Analítico "Detalhar"



(estrela azul) Exportar

"Registros selecionados em tela": geração em planilha com os dados apenas dos registros selecionados. Válido também para o botão "Exportar" contido no detalhamento do registro (botão "Detalhar")

"Conforme Parâmetros Informados": geração em planilha com os dados carregados em tela (mesmo que não visualizado em "Carregar mais resultados"), conforme filtro aplicado em "Parâmetros"

"Geração completa dos registros": geração em planilha com todos os registros referente ao SPED Fiscal gerado para o período


  • Validações

                    → Seleção de registro para opção "Registros Selecionados":

   

                    → Envio de registros com sucesso:

"Registros selecionados em tela", "Conforme Parâmetros Informados" ou "Geração completa dos registros":


"Registros selecionados em tela":


"Conforme Parâmetros Informados" ou "Geração completa dos registros":


"Registros selecionados em tela", "Conforme Parâmetros Informados" ou "Geração completa dos registros":


                    → Limite de 500.000 registros ("conforme Parâmetros" ou "Registros Selecionados"):

Para melhor experiência de uso, a geração para a planilha foi limitada a 500.000 registros, visando o alto desempenho da atividade


  • Central de Documentos


  • Opção de exportação em planilha do(s) Registro(s) Selecionado(s), dos registros carregados conforme Parâmetros informados ou do total de registros para o arquivo SPED Fiscal gerado, contendo informações detalhadas de Número de Documento Fiscal e Ordem de Produção/Número Documento Estoque para cada registro SPED Fiscal que possua quantidade para o Item/Tipo Estoque, limitado ao resultado de 500.000 registros (considerando registros pai carregados em tela, e seus respectivos registros filhos de detalhamento)


  • Pasta "Detalhe Dinâmica": Contém a tabela dinâmica dos dados da "TABELA DETALHE", proporcionando uma visão resumida para o rastreio das informações das movimentações fiscais e de estoque


Melhor experiência de visualização da Tabela Dinâmica: Design / Layout do Relatório / Mostrar em Formato de Tabela


  • Pasta "TABELA DETALHE": Contém todos os campos de detalhe, permitindo ao cliente verificar a movimentação de Notas Fiscais ou Ordens de Produção para o Item/Tipo Estoque, registrados na tabela "Concilia Movto Item SPED FISCAL"


O conteúdo de alguns campos possui o título concatenado à informação para facilitar a montagem da tabela dinâmica.


  • Pasta "TABELA SALDOS": Contém as informações de Saldo Inicial, K200, Calculado, Diferença para o Item/Tipo Estoque por arquivo gerado, conforme registrado na tabela "Concilia Saldo Item SPED FISCAL"



(estrela azul) Conferir Registros

  •  Função de controle visual pelo cliente, aplicando status de conferência nos registros de conciliação selecionados
    • Conferido: aplicação manual
    • Em Conferência: aplicação manual e também automática quando o registro é exportado para planilha (função Exportar)
    • Visualizado: aplicação manual e também automática quando o registro analítico é visualizado (função Detalhar)
    • Não Conferido: valor padrão e opção de aplicação manual
  • Carregar mais resultados: serão carregados de 20 em 20 registros

  • Validações

             → Seleção de registro



04. ASSUNTOS RELACIONADOS